29 de dez. de 2013

Teste : BMW 640i Gran Coupé agrega valor na balada

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Noite de sexta-feira em São Paulo, a chave do 640i no bolso e milhões de possibilidades abertas. No “esquenta” (sem álcool, pessoal!), amigos logo falam do sucesso com a mulherada que um BMW desses deve render. Pode não ser a Ferrari 458 Italia do rei do camarote, nem o Camaro amarelo do Munhoz e Mariano, mas certamente arranca suspiros.
Sempre fui mais interessado na experiência que os carros podem proporcionar ao dirigi-los, e não parados em frente da balada. Mas confesso que você passa a receber olhares que não está acostumado a ganhar quando está dirigindo algo mais, digamos, cotidiano.
Vamos agregar valor na balada? Quase isso. A gente aqui  liga para aparecer (sou comprometido!), mas quando chegou um suntuoso BMW 640i Grand Coupé branco gelo na nossa garagem, foi difícil não pensar em algo esnobe para fazer com esse carro.
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Sim, o poder corrompe. É impossível não reparar como as pessoas te encaram diferente quando se está a bordo de um carrão alemão de R$ 399.950. Ainda mais um GC (Grand Coupé) destes, o qual os curiosos imaginam que não seja seu único carro – ele não é um sedã familiar, é no máximo um modelo para se divertir com a família. Ele nasceu da necessidade de a BMW dar uma resposta (ainda que tardia) ao sucesso do Mercedes CLS, e depois dos demais conterrâneos Porsche Panamera e Audi A7. Para tanto, o Série 6 de quatro portas nasceu em grande estilo: atualmente, é um dos membros mais belos da marca bávara.
Afora o design marcante, o Série 6 redime a BMW após um M5 tão pouco envolvente. Ainda não acelerei o M6 (que deve ser sublime), mas afirmo sem medo que este 640i é uma máquina mais prazerosa que o atual M5, embora ande menos. Os cinco acertos de chassi e motor/câmbio (eco pro, comfort plus, sport e sport+) permitem um carro macio como marshmelow na cidade e colado ao chão na sua serrinha favorita. Ainda que o longo entre-eixos tire um pouco da agilidade nos cotovelos, a estabilidade oferecida faz parecer que curvas longas e abertas são como retas. Pena a direção ficar devendo uma melhor comunicação com o motorista, apesar de rápida.
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E tem o seis cilindros em linha da BMW. Ah, o seis bocas de Munique! Em tempos de downsizing, é um prazer quase proibido fazer urrar a mais de 7 mil rpm este 3.0 com turbo de duplo fluxo capaz de 320 cv e 45,9 kgfm logo a 1.300 giros. Os 1.750 kg do cupezão parecem plumas quando impulsionados por esta singela usina de força, acoplada à excelente transmissão automática de oito marchas. Desempenho, rapidez nas trocas e suavidade de marcha reunidas numa caixa só, que ainda oferece grandes borboletas no volante para mudanças manuais. Quer mais o quê?
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O acelerador é calibrado para respostas imediatas, atuando em prol de um conjunto mais do que suficiente para arrancar sorrisos dos entusiastas. Prova disso é a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s, simplesmente o segundo melhor tempo de nossos testes até hoje – perdendo apenas para o focado e leve Mercedes SLK 55 AMG. Ultrapassagens soam como covardia com os demais mortais, bastando 3,8 segundos para o GC pular de 80 para 120 km/h. Para fechar o pacote, sarados discos de freio em rodões aro 19″ garantem que o 640i pare completamente após somente 23,8 metros, quando vindo a 80 km/h.
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Camarote para quatro
Como nas baladas mais chiques, o convite para o camarote do GC é caro e restrito – apenas quatro felizardos neste caso. O cinto de segurança do meio no banco traseiro é praticamente uma pegadinha, pois o console central com ar-condicionado (digital e dedicado para trás) toma todo o espaço das pernas de um possível quinto elemento – talvez só uma cadeirinha de bebê sirva ali. Da mesma forma, o entre-eixos de quase três metros não se reflete em espaço farto para quem vai atrás – a amplitude é apenas razoável, embora o banco seja muito confortável. Já o porta-malas de 460 litros é ótimo para um esportivo, mas limitado para um carro de cinco metros.
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Na festa, o ambiente é de gala. Aroma agradável de couro (marron no caso do 640i avaliado) recebe os convidados para poltronas aconchegantes e muita interatividade a bordo. A central multmídia exibe tela de 10,2 polegadas no alto do painel (embora não seja sensível ao toque) e conta com GPS em 3D e auxílio de câmeras externas para manobras. Sistema de som com disco rígido para gravar músicas e até com acesso à internet via 3G garantem diversão de sobra durante a noitada.
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Falando nela, e como foi a balada? Já são mais de 3 horas da madrugada quando me despeço do restante da equipe e tomo o rumo de casa. Desfilamos em lugares chiques da cidade, ganhamos olhares promissores (alguns de inveja) e curtimos uma de milionário com o 640i, mas agora é hora de voltar para a realidade. Gastar R$ 50 mil numa noite? De rei do camarote aqui a gente só tem o carro, e por alguns dias…
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Por Daniel Messeder
Fotos Rafael Munhoz

Ficha técnica – BMW 640i Gran Coupé
Motor: dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 32 válvulas, 2.979 cm3, injeção direta, turbo e intercooler, gasolina; Potência: 320 cv a 5.800 rpm; Torque: 45,9 kgfm de 1.300 a 4.500 rpm; Transmissão: câmbio automático de oito marchas, tração traseira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multibraços na traseira; Freios: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS; Rodas: aro 19 com pneus 245/40 na frente e 255/30 atrás; Peso: 1.750 kg; Capacidades: porta-malas 460 litros, tanque 70 litros; Dimensões: comprimento 5,007 mm, largura 1,894 mm, altura 1,392 mm, entreeixos 2,968 mm
Medições CARPLACE
Aceleração
0 a 60 km/h: 2,7 s
0 a 80 km/h: 4,0 s
0 a 100 km/h: 5,9 s
Retomada
40 a 100 km/h em S: 4,4 s
80 a 120 km/h em S: 3,8 s
Frenagem
100 km/h a 0: 39,2 m
80 km/h a 0: 23,8 m
60 km/h a 0: 13,4 m
Consumo
Ciclo cidade: 6,0 km/l
Ciclo estrada: 10,0 km/l
Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 5,3 s
Consumo cidade: N/D
Consumo estrada: N/D
Velocidade máxima: 250 km/h

Galeria de fotos









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