19 de dez. de 2013

Esportivo ultraleve aparecerá na Inglaterra em janeiro

Imagens de projeção: divulgação - Zenos

Esportivo ultraleve aparecerá na Inglaterra em janeiro
Zenos E10 pesará apenas 650 kg e deve ser produzido já em 2014

por David Sharp
O ex-CEO da Caterham, Ansar Ali, vai apresentar seu novo conceito em janeiro, no Autorsport International - Salão britânico de carros esportivos. Trata-se do Zenos E10, modelo monobloco ultraleve, de apenas 650 kg.
O objetivo  de Ali é começar a produzi-lo ainda em 2014 para então colocá-lo à venda no início de 2015. Ainda não há preços definidos.  "O lançamento do E10 no Autosport International representará outro marco importante nesses 18 emocionantes meses trabalhando com os modelos Zenos", afirma o ex-CEO da Caterham.

A proposta do carro é ser um esportivo bem leve, feito de fibra de carbono e com suas subestruturas em alumínio. Além disso, o E10 terá um corpo quase totalmente removível e aros de aço para dar mais segurança aos passageiros em caso de capotamento. Para movê-lo foi escolhido um motor central 2.0 litros, que entregará potência de 202 cv e torque máximo de 21.4 kgfm. O propulsor será ligado a um câmbio manual de cinco velocidades ou a um opcional de seis marchas com diferencial de escorregamento limitado. Ele será capaz de acelerar de 0 à 100 km/h em somente 4,5 segundos e atingirá velocidade máxima de 217 km/h.

O monobloco contará ainda com suspensões dianteira e traseira double wishbone, com amortecedores Bilstein. As rodas traseiras terão aro de 17 polegadas, enquanto que as dianteiras medirão 16. Todas, no entanto, serão OZ Racing. Já o poder de frenagem será fornecido pela Alcon com pinças de dois pistões e discos de 11,2 polegadas. O interior contará com dois assentos leves de corrida e uma tela de lcd para fornecer todas as informações necessárias ao ’piloto’.

Itens opcionais também poderão ser adquiridos, como discos de freio ventilados, amortecedores ajustáveis, pinças maiores, rodas de liga leve maiores e vários acessórios feitos de fibra de carbono.

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