26 de nov. de 2013

É hora de dizer adeus ao Lamborghini Gallardo

2_Last-Gallardo-and-Assembly-Line-Lamborghini-Team
Depois de dez anos de produção e mais de 14.000 unidades produzidas, que o tornaram o modelo mais bem sucedido da marca de Sant’Agata, a história do Lamborghini Gallardo chegou ao fim nesta semana. Relembre a trajetória do modelo.

O Gallardo foi lançado em 2003 para celebrar o 40º aniversário da Lamborghini, e marcou o início de uma nova era da fabricante. Depois de mais de quinze anos sem um modelo de entrada, e de um período conturbado nas mãos de investidores asiáticos, o Gallardo foi o primeiro modelo da marca sob o controle de Audi, e deu continuidade à linha de esportivos V10 da Lambo, que estava interrompida desde 1988 quando foi encerrada a produção do Jalpa.
2003 Lamborghini Gallardo 1280x960_137
Dá pra dizer que esse cara já tem 10 anos?
Com o lançamento do Gallardo, a produção da fábrica saltou de 250 para 2.000 unidades por ano, permitindo que a Lamborghini passasse a atuar em novos mercados, chegando a 45 países (um deles é o Brasil). Com um V10 de cinco litros preparado pela Cosworth com base no V8 4.2 da Audi, câmbio robotizado E-Gear e tração integral, ele também foi o primeiro Lamborghini fácil de ser pilotado, o que ajudou a popularizar o modelo.
Veja o que Tiff Needell fez com a tração integral do Gallardo nos Alpes Italianos
 
O sucesso inicial do Gallardo deu origem ao modelo Spyder em 2005, e ao modelo com peso reduzido Superleggera em 2007. Esses três modelos foram a base das quase 30 versões especiais produzidas nestes dez anos (se alguém contou e puder diferenciar todas elas, fique à vontade para lançar nos comentários).
Em 2008 veio a chamada segunda geração, com visual renovado por Giorgetto Giugiaro e um novo sistema de injeção direta que deu ao V10 560 cv. Pela primeira vez o Gallardo ganhou versões de tração traseira, uma delas para homenagear a aposentadoria de seu piloto de testes mais experiente, Valentino Balboni.

Quando todos achavam que seria o fim da linha para o Gallardo, a Lamborghini lançou uma derradeira “terceira geração” em 2012, que na verdade passou apenas por retoques visuais e ganhou novas versões. O último dos Gallardo é um LP 570-4 Spyder Performante (a versão conversível do Superleggera) na cor Rosso Corsa, que saiu da linha de produção na semana passada em Sant’Agata Bolognese.
O fim da produção do Gallardo abriu espaço para seu sucessor, que provavelmente será batizado de Cabrera — nome inspirado na raça de touros da qual derivaram os touros Gallardo da Espanha. Ele será equipado por uma evolução do V10 da marca e terá cerca de 600 cv.
2010_lamborghini_gallardo_lp550-2_valentino_balboni_rt_front_flipper_large

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: