24 de out. de 2013

Teste: Volvo V60 R-Design tem discreto charme

Fotos: Eduardo Rocha
Teste: Volvo V60 R-Design tem discreto charme
Volvo traz a linha 60 R-Design em busca de reposicionar a marca no Brasil

Por muitos anos, os automóveis da Volvo estiveram à frente do seu tempo no que diz respeito à segurança. Em relação ao desenho, ao contrário, tinha modelos eram considerados conservadores demais.
Mas os tempos mudam. Hoje, segurança é uma obrigação de qualquer montadora que quer ser respeitada no mercado. Esta diluição de sua principal vocação forçou a Volvo a buscar outras características para diferenciar seus produtos. E, ironicamente, a escolha foi valorizar justamente o desenho. A afirmação dessa nova identidade ficou bastante evidente com a chegada ao Brasil dos modelos R-Design na linha 60, a mais importante da marca, composta pelo sedã S60, pela station V60 e pelo crossover XC60.
Tanto o sedã quanto a station passam a chegar somente nas versões T5 e T6 R-Design. Já o crossover XC60, como acontece com o hatchback V40, será oferecida tanto nas versões R-Design quanto nas atuais – no caso, a T5 Dynamic e a T6 Top, que são bem mais em conta que as novas. Os preços da linha R-Design, aliás, mostram que a ideia é realmente reposicionar – para cima – a Volvo no mercado brasileiro. Inclusive porque a expectativa da marca não é exatamente de aumentar as vendas no Brasil. A média atual da empresa, de quase 300 veículos mensais, a deixa muito próxima do limite da cota de importação de 3.800 unidades sem o super-IPI, que adicionaria 30 pontos de imposto.
O novo S60 T5 sai a R$ 154.950 e o T6 a R$ 205.950. O V60 fica em R$ 159.950 e R$ 209.950, respectivamente. Já o XC60 fica em R$ 159.950 no T5 Dynamic, R$ 189.950 no T5 R-Design, R$ 224.950 no T6 Top e R$ 249.950 no T6 R-Design. Os modelos mais baratos marca continuam sendo V40 T4 Dynamic, a R$ 122.950, e o V40 T5 R-Design, a R$ 138.950. Uma novidade que chega junto com a linha 60 R-Design é o sistema Sensus, um dispositivo multimídia sensível ao toque que permite navegar na internet e acessar e-mails, entre outros recursos. Ele é vendido como equipamento opcional e sai a R$ 7.190.
Embora sejam apresentados como “esportivos”, os modelos da linha R-Design se apoiam mesmo no desenho mais invocado. Na parte mecânica, ganham uma calibragem de suspensão mais firme, que os deixa 15 mm mais baixos. Para manter a tradição, receberam também um aprimoramento no sistema de detecção de pedestres, que agora consegue identificar também ciclistas. Já no visual, as mudanças são mais efetivas. A grade frontal perdeu a moldura cromada, os parachoques ficaram mais bojudos e a saia traseira ganhou um difusor de ar e saídas de escapamento cromadas. Os faróis foram horizontalizados, o capô ligeiramente rebaixado e os retrovisores ganharam uma capa em alumínio.  
No interior, os bancos são esportivos, com maior apoio lateral, pedais em alumínio e o acabamento é mais esmerado. Na motorização T6 há paddle shifts atrás do volante e as rodas são de 19 polegadas, enquanto na T5 são de 18 polegadas – no caso da XC60, as rodas são de 19 e 20 polegadas. Mesmo que o ganho de esportividade nas novas versões seja muitíssimo sutil, os modelos T5 e T6 já eram bastante apimentados. Os T5 têm um motor 2.0 turbo de injeção direta, 240 cv, com tração apenas nas rodas dianteiras e câmbio automatizado de seis marchas com dupla embreagem  – o mesmo do Ford Fusion. Já os T6 trazem um propulsor transversal de seis cilindros em linha, da própria Volvo. Trata-se de um 3.0 turbo com injeção direta de 304 cv com tração integral. Ele é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas.
 
Primeiras impressões
Pequenos detalhes
Indaiatuba/São Paulo – O visual esportivo das versões R-Design caiu muito bem na linha 60. Não apenas pela renovação das linhas da Volvo, mas porque, ao contrário do que costuma acontecer, a novidade acabou juntando imagem e comportamento. Por dentro, a mudança foi basicamente no desenho dos bancos, mais esportivo. Mas por fora, mais que a uma simples “tunagem”, as novas características adequaram estética e mecânica. Mesmo o T5, mais “fraquinho”, dispõe de uma motorização de respeitáveis 240 cv de potência e tem câmbio com dupla embreagem. O T6 é ainda mais convincente: 304 cv e câmbio automático de seis marchas com paddle shift atrás do volante. Seja na configuração de carroceria sedã ou station, o T6 consegue cumprir o zero a 100 em torno de 6 segundos – quando anima o crossover XC60, mais pesado, consome um segundo a mais.
Fora de um ambiente automobilístico, os três modelos oferecem recursos bem semelhantes, diferenciados apenas pelo espaço interno e de bagagem. São confortáveis, requintados, sólidos e bastante agradáveis de dirigir. Mas no travado circuito da Fazenda Capuava, foi a station V60 que ficou mais à vontade, com pequena vantagem sobre o S60 por conta da melhor distribuição de peso. A XC60 até aceita alguma ousadia na condução, mas os sistemas de controle dinâmico entram em ação a todo o momento. Na versão T6, um sistema de tração integral AWD ajuda a equalizar a força do propulsor que chega às rodas e tem uma configuração esportiva para o DTSC – controle de tração e de estabilidade –, que dá uma maior permissividade à pilotagem. No modo Sport deixa o carro escorregar um pouco e não corta a potência ao primeiro sinal de perda de tração, como em saídas de curvas contornadas no limite. 
 
Ficha Técnica
Volvo V60 T6 R-Design
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 2.953 cm³, seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e turbocompressor. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral com controle eletrônico de tração. 
Potência máxima: 304 cv a 5.600 rpm.
Torque máximo: 44,9 kgfm entre 2.100 e 4.200 rpm.
Diâmetro e curso: 82,0 mm x 93,2 mm. Taxa de compressão: 9,3:1.
Aceleração 0-100 km/h: 6,2 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h limitada eletronicamente.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente com braços múltiplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 245/35 R19.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS de série.
Carroceria: Station wagon em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,63 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,48 m de altura e 2,78 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.737 kg.
Capacidade do porta-malas: 430 litros.
Tanque de combustível: 67,5 litros.
Produção: Ghent, Bélgica.
Lançamento no Brasil: 2013
Itens de série: Ar-condicionado digital, trio elétrico, direção elétrica, rádio/CD/MP3 com tela de 5 polegadas e oito alto-falantes, bancos e volante esportivos com revestimento de couro, airbags frontais, laterais e de cortina, ABS com EBD controle de estabilidade e tração, City Safety, sensores de luminosidade e chuva, faróis de xenon, banco do motorista com regulagem elétrica e teto solar, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de detecção de pedestres, sistema de entretenimento com DVD, GPS e tela de 7 polegadas, câmara de ré e assistente de mudança de faixa de rolagem.
Preço: R$ 209.950.


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: