22 de out. de 2013

Prêmio "Carro Verde do Ano" não tem elétricos entre os finalistas

Fotos: Divulgação
Prêmio
Lista é composta por cinco carros: dois diesel, dois a gasolina e um com opção híbrida

Promovido pelo Green Car Journal, o prêmio Green Car of the Year" ou, o "Carro Verde do Ano" teve seus finalistas divulgados na ultima sexta-feira (18). E junto da lista veio a surpresa de nenhum veículo elétrico figurar entre os cinco indicados que são:  Audi A6 TDI, BMW 328d, Honda Accord, Mazda3 e Toyota Corolla. O vencedor será conhecido durante o Salão de Los Angeles, que acontece nos Estados Unidos em novembro. 
 
Segundo Ron Cogan, editor da publicação, explicou o porquê da presença de carros diesel e até mesmo a gasolina na lista final. "A diversidade dos finalistas ilustra não só que o "verde" virou o assunto principal, mas também que não há apenas uma opção de atingir altos índices de eficiência", disse Cogan.


 
A surpresa também ficou por conta de dois veículos que "bebem" gasolina. Segundo a publicação, a terceira geração do Mazda3 é mais leve, mais eficiente e equipado com tecnologia avançadas. Uma delas é o motor 2.0 litros Skyactiv, que no sedã permite o consumo de 17,4 km/l e no hatch chega a 17 km/l. Outro fator que levou o modelo japonês a final é o sistema de regeneração de energia i-ELOOP. O mecanismo é o primeiro no mundo de travagem regenerativa para um automóvel de passageiros baseado num condensador. Em condições reais de utilização, ou seja, com freios e acelerações frequentes, a marca garante uma diminuição de consumos de cerca de 10% face aos modelos “convencionais”. Já o novo Toyota Corolla (foto acima) e seu motor 1.8 litro de 142 cv de potência atinge a marca 17,8 km/l na estrada com a função Eco.

 
Entre os indicados ao prêmio também estão dois modelos alemães com motor diesel. Um deles é o Audi A6 TDI que é movido pelo propulsor 3.0 litros de seis cilindros. Capaz de gerar 243 cv e 59,1 kgfm de torque, o sedã tem um consumo estimado de 16,1 km/l na estrada. O outro é o BMW 328d que é equipado com um motor quatro cilindros 2.0 litros de 183 cv e 38,7 kgfm de torque. Com sistema Start/Stop e de energia regenerativa dos freios, o modelo tem autonomia estimada de 19,1 km/l em estrada.

 
O júri leva em conta aspectos como eficiência, baixas emissões, nível de tecnologia e opções de combustível alternativo. Este último fez com o que o Honda Accord figurasse entre os finalistas. O sedã japonês possui versões com motor de quatro cilindros, V6, híbrido e plug-in.


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