6 de out. de 2013

F-1:Hamilton, 5º, mostra decepção: "Merecíamos mais como equipe"; Confira declarações

Para o piloto, Mercedes deveria estar brigando mais à frente no pelotão

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)

MERCEDES
Lewis Hamilton:
Nico Rosberg:
Lewis Hamilton não mostrou satisfação com seu resultado final no GP da Coreia do Sul. Para o britânico, o desempenho da Mercedes é bastante competitivo, e terminar a prova na quinta colocação não condiz com a situação real da equipe.

“Eu e Fernando [Alonso] em quinto e sexto e no final tivemos nossa própria pequena corrida. Mas deveríamos estar lá na frente brigando com os campeões e com Sebastian. Foi divertido competir com Alonso, mas foi uma corrida frustrante para nós. Não foi um bom dia para nós, e estamos com a sensação de que merecemos mais como equipe, mas as coisas não funcionaram hoje. A degradação dos pneus estava difícil, e eu estava os travando muito, sem conseguir fazer curvas, o que foi difícil. E então, fiquei preso atrás de uma Sauber, que tinha uma ótima tração”, avaliou.
Concordando com seu companheiro, Nico Rosberg também esperava mais de sua prova neste domingo. Para o alemão, ele teria atuação suficiente para terminar a corrida no pódio. Porém, seu resultado final foi atrapalhado pelo problema que encontrou em sua asa dianteira, o obrigando parar nos boxes para trocá-la.
“Foi outra corrida difícil para mim. Não conseguia acreditar no que aconteceu com a asa: estava caminhando para um pódio quando, dois segundos após de ultrapassar Lewis, a asa dianteira quebrou. Fiquei assustado, pois poderia ser uma situação perigosa, mas os engenheiros disseram que estava sob controle. É uma pena, porque o carro estava ótimo e achei o equilíbrio bom. Nosso carro é muito competitivo, e tenho um bom ritmo comparado aos carros do pódio. Então estou ansioso para as próximas corridas”.
Faíscas saem da asa dianteira de Rosberg após quebra do bico do alemão (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
Faíscas saem da asa dianteira de Rosberg após quebra do bico do alemão (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
RED BULL
Sebastian Vettel:
Mark Webber: 13º
Sebastian Vettel conquistou seu quarto triunfo consecutive da temporada, e oitava vitória do ano na Coreia do Sul. Isso o aproximou ainda mais do título, podendo selá-lo em Suzuka, na próxima semana. Porém, apesar de exaltar a primeira colocação, o alemão declarou que não pensa no desfecho do campeonato: “Me foco no presente”, afirmou.
Mark Webber lamentou o incidente que o tirou da prova. Após ser acertado por Adrian Sutil, o australiano reconheceu que ali era o fim de sua disputa, que estava bastante satisfatória, em sua avaliação. “O incidente com [Adrian] Sutil foi obviamente o fim de minha corrida hoje. Vinha na curva 3, quando ele apareceu do nada, e não sei o que aconteceu, e ele me acertou em cheio. Houve muitos danos na parte traseira do carro. Antes disso estava muito feliz sobre como estava pilotando antes de conseguir o furo no pneu”.
Webber após abandonar a prova (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
Webber após abandonar a prova (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean:
Após largar em décimo e terminar na segunda colocação, Kimi Raikkonen exaltou o bom desempenho que apresentou durante a etapa. Ao avaliar a prova, o finlandês minimizou as intervenções dos safety cars, afirmando que “tínhamos velocidade suficiente”.
Romain Grosjean assumiu a segunda colocação do pelotão logo no início da corrida, mas na parte final da disputa, o francês acabou sendo ultrapassado por seu companheiro. Isso fez com que especulações sobre uma mensagem de que deveria abrir um sorriso no pódio sugerisse um desconforto na equipe. Porém, o piloto negou qualquer situação, reconhecendo que cometeu um erro que permitiu a ultrapassagem.
SAUBER
Nico Hulkenberg:
Esteban Gutiérrez: 11º
Grande nome da prova, Nico Hulkenberg exaltou sua quarta colocação neste domingo. Em sua avaliação, o representante da Sauber afirmou que esta foi a melhor corrida que já fez em toda a sua carreira. “Estávamos muito rápidos na reta”, ressaltou o alemão.
Esteban Gutiérrez mostrou satisfação em como seu domingo andou. Apesar de ter sofrido alguns problemas com o incidente do massa, o piloto afirmou que o ritmo que a Sauber apresentou era bastante competitivo. Minha largada foi muito boa, mas então vi o que aconteceu na curva 3, acabei travando os pneus e perdi algumas posições. Me recuperar disso foi um desafio. Claro, eu gostaria de ter marcado alguns pontos hoje, mais isso é corrida. É uma ótima experiência e irá me ajudar a melhorar minhas habilidades no volante. Tivemos um bom ritmo hoje e seremos capazes de lutar pelo top-10.
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
FERRARI
Fernando Alonso:
Felipe Massa:
Principal adversário de Sebastian Vettel na corrida pelo titulo da temporada, Fernando Alonso reconheceu o ritmo dominante da Red Bull em Yeongam. Para o espanhol, a atuação da equipe foi excepcional, e que a Ferrari necessita de um carro em outro nível para competir em igualdado com a equipe austríaca.
Logo na curva 3, ao tentar evitar uma colisão com Nico Rosberg, Felipe Massa acabou freando precipitadamente, rodando na pista e ficando ao contrário. Apesar de não ter sofrido nenhum toque, e ter terminado em nono, o brasileiro atribui o mau resultado ao incidente no início da corrida. “Poderia brigar pelo top-5”, lamentou o piloto.
MCLAREN
Jenson Button:
Sergio Pérez: 10º
Jenson Button afirmou que ser acertado logo na largada por Felipe Massa tornou-se um empecilho, mas que no final, conquistar alguns pontos para seu time acabou tornando-se positivo. “Na curva 3 um carro foi acertado, rodou e tocou em mim Isso me causou um dano na asa dianteira, e tive que trocar. Mas considerando todos os problemas da prova, oitavo lugar não é tão ruim, apesar de ter me sentido um pouco frustrado em perder a sétima posição no fim da corrida. Mas estou muito feliz em ter conseguido conquistar esses pontos”.
Sergio Pérez lamentou o estouro de seu pneu. Para o mexicano, o incidente prejudicou sua prova e toda a equipe, que deveria ter resultados mais positivos. “Com certeza merecíamos mais hoje. Tivemos muito azar. Eu estava com pneus já degradados, quando na volta 21 um deles estourou. Ao menos não tinha nenhum carro em volta de mim. Mas do ponto de vista da equipe, é frustrante que esse pequeno incidente tenha destruído todo o progresso feito durante o final de semana”.
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 12º
Pastor Maldonado: 13º
Valtteri Bottas ficou satisfeito com o 12º lugar após a Williams sofrer boa parte do fim de semana em Yeongam. “Tive um pouco de azar com o incidente na primeira volta quando fui bloqueado e perdi uma posição”, acrescentou o finlandês. “O primeiro trecho foi difícil pois sofri com os pneus supermacios, mas o ritmo melhorou muito com os médios e pude me aproximar dos dez primeiros durante o período dos safety cars. Foi um resultado justo.”
Momento da largada do GP da Coreia do Sul (Foto: AP Photo/Mark Baker)
Momento da largada do GP da Coreia do Sul (Foto: AP Photo/Mark Baker)
Pastor Maldonado lamentou a intervenção dos carros de segurança. O venezuelano chegou a andar as primeiras voltas em nono, mas após as relargadas, saiu da zona de pontuação. “Com o incidente na curva 3, ganhei várias posições. Tentei me manter entre os dez, mas os carros de segurança prejudicaram minha corrida hoje”, declarou Maldonado. “Os adversários que estavam atrás se aproximaram e, depois da segunda relargada, tinham bastante ritmo para ultrapassar. É lamentável não terminar nos pontos, mas o resultado final é uma justa reflexão do nosso desempenho no fim de semana.”
CATERHAM
Charles Pic: 14º
Giedo van der Garde: 15º
Charles Pic igualou neste domingo o seu melhor resultado na F1 e o da equipe Caterham na temporada, com o 14º lugar no GP da Coreia da Sul. O francês mostrou satisfação com o desempenho de seu carro durante a prova deste domingo.
“Foi uma boa corrida para mim. O balanço do carro esteve bom no primeiro e segundo stints. Tive alguns problemas com a o pneu dianteiro direito nas últimas voltas, mas nada ruim o bastante, então, conseguir chegar em 14º, que é um resultado bom para nós. Não é onde queremos estar, mas quase”, disse.
Em 15º, Giedo van der Garde também ficou satisfeito com seu desempenho, apesar de acreditar que poderia ter chegado ao final em uma posição ainda mais à frente, o que o deixou um pouco decepcionado. “Se não fosse o drive through, tenho certeza que eu terminaria melhor, talvez não melhor que um 13º, mas perto. E isso obviamente é frustrante, já que mostramos o quão próximos estamos chegando e isso é bom para a minha motivação e toda equipe”, concluiu.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 16º
Max Chilton: 17º
Jules Bianchi minimizou a punição que sofreu no sábado, e declarou que a Marussia apresentou bom ritmo, mas ainda há muito trabalho a ser feito para apresentar desempenho mais forte para as próximas corridas. “Esperava ser capaz de ter uma boa briga com as Caterhams hoje, e apesar da punição que recebi ontem, estava em uma boa posição após algumas voltas. Não durou muito, pois nos concentramos em manter os pneus. Nós temos um trabalho duro nessas próximas cinco corridas, e isso requererá foco e concentração, mas sei o quanto cada um trabalha nessa equipe”.
Assim como Bianchi, Max Chilton acredita que sua atuação em Yeongam neste domingo foi satisfatório, mas que o ritmo ainda poderia ser melhor para poder brigar com sua adversária direta, a Caterham. “No geral, um bom resultado para a equipe. Acho que estamos deixando um pouco a desejar em relação ao nosso ritmo esperado. A confusão do início da prova me mandou para trás, e o Safety Car significou que não teria a situação das bandeiras azuis pra me preocupar. Estávamos mais próximos das Caterhams, mas precisamos aprender a manter isso durante a prova para deixar as coisas mais confortáveis”.
TORO ROSSO
Jean-Éric Vergne: 18º
Daniel Ricciardo: 19º
Jean-Éric Vergne disse ter ficado frustrado da maneira como seu domingo se desenrolou. Porém, o piloto já acreditava que enfrentaria problemas por largar da parte de trás do pelotão. “No momento, não temos certeza do que aconteceu no final. Senti o caro puxar para um lado e algo não estava certo, e então a equipe me chamou nos boxes. Largando em 16º, esse seria um final de semana difícil de qualquer maneira. Apenas quero chegar em Suzuka e começar de novo, mas precisaremos fazer muito trabalho caso quisermos alcançar o nível que queríamos ter aqui”.
Daniel Ricciardo disse ter ficado insatisfeito com o término de sua prova. De acordo com o australiano, apesar do carro não ter ritmo competitivo, foi bom ficar na zona de pontos, mas uma pena não poder cruzar a linha de chegada. “Creio que fizemos tudo o que podíamos hoje. O carro não estava ótimo, mas foi bom estar na zona de pontuação com poucas voltas para o fim. Quando saí do cockpit, vi que tinha problemas mecânicos. Pessoalmente, estava bastante satisfeito com meu desempenho no carro. Talvez não tenhamos um monoposto top-10, mas fiquei entre eles. Mas não conseguir terminar é frustrante. Agora estou ansioso para Suzuka”.
Australianos Daniel Ricciardo e Mark Webber dividem a pista em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
Australianos Daniel Ricciardo e Mark Webber dividem a pista em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)
FORCE INDIA
Adrian Sutil: abandonou
Paul di Resta: abandonou
O domingo foi difícil para a Force India, que viu seus dois pilotos abandonarem o GP da Coreia do Sul deste domingo. Adrian Sutil teve problemas já na parte final da prova, após uma corrida acidentada.
“Eu tive um pouco de falta de sorte na primeira volta, pois após Massa rodar, todo mundo foi para a parte de dentro e alguém bateu em na minha asa dianteira. O dano não foi tão ruim, mas mesmo assim eu tive que parar para colocar uma nova. Com o decorrer da corrida, eu consegui brigar e depois do safety car eu estava em 12º e não esperava parar de novo. Na relargada, eu perdi a traseira do carro na freada para a curva três. Eu realmente não sei o que aconteceu, já que eu não freei tarde. Bati no Webber e eu peço desculpas por acabar com a corrida dele”, disse o alemão.
Paul di Resta abandonou um pouco antes, ao bater na curva 12 após perder o controle de sua Force India na sequência de curvas de alta velocidade do terceiro setor do circuito coreano.
“Eu tenho que me desculpar com a equipe. Talvez eu tenha pegado demais a zebra e isso me tirou da pista. A maneira como acertamos o carro o deixou um pouco no limite e estava difícil de pilotar, e isso me pegou hoje. Então preciso repensar as coisas para Suzuka e vamos para lá determinados a fazer uma corrida limpa”, declarou o escocês.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: