5 de out. de 2013

F-1:Alonso critica pneus da Pirelli: “Não duram cinco quilômetros”

Espanhol condena qualidade dos compostos; diretor da fornecedora responde: "Ele deveria perguntar ao futuro tetracampeão como ele tira mais dos mesmos pneus"

Fernando Alonso (Foto: AP Photo/Lee Jin-man)Fernando Alonso (Foto: AP Photo/Lee Jin-man)

A polêmica em torno dos pneus da Pirelli parece não ter fim. Durante a temporada de 2013, os problemas foram vários, o que resultou, inclusive, em uma exceção aberta pela FIA para mudança nos compostos durante o campeonato em prol da segurança dos pilotos.

Mesmo assim, ainda existe muita gente descontente no paddock com a fornecedora, que renovou seu contrato por mais um ano com a categoria e afirma que está próxima de garantir um acordo de mais cinco temporadas. E Fernando Alonso foi quem jogou lenha nesta fogueira desta vez. O espanhol mostrou toda a sua insatisfação com a qualidade do produto que vem sendo utilizado pelas equipes da F1.
“Este pneu não faz cinco quilômetros. A qualidade dos pneus está no limite. É a mesma coisa para todo mundo e tenha certeza que todos os carros, se dessem 100% desde o começo da volta, os pneus não durariam cinco quilômetros. Então, isso não ajuda, e não é legal pilotar assim durante 95% da volta”, declarou o bicampeão, segundo o site da revista inglesa “Autosport”.

Alonso ainda fez questão de dizer que o fato da Ferrari ter ficado para trás na segunda metade do campeonato, após as mudanças dos pneus, não é a causa de suas reclamações, já que o carro da equipe tem menos problemas de desgaste do que outras.
“Não estou culpando os pneus. Eles não são bons. Nós vemos isso com nossos olhos. Mas é o mesmo para todo mundo. Tenho certeza que se colocássemos um pneus que dure mais de cinco quilômetros , eles [os adversários diretos da Ferrari] seriam ainda mais rápidos no último setor também, então, é um compromisso que temos que encontrar.”
Por outro lado, também fez questão de salientar que a mudança, feita por questões de segurança, acabou prejudicando Ferrari e Lotus, que têm carros que preservam melhor os pneus. “A Sauber, depois que passamos a usar os pneus de 2012 da Pirelli, saiu do Q1 e agora está com seus dois carros n Q3. Então, aconteceu uma grande mudança e foi uma grande penalização para a Ferrari e a Lotus”, apontou.
Pirelli responde a Alonso
O diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, lamentou as declarações de Alonso sobre os pneus da empresa, mas resolveu responder de forma dura ao espanhol, sugerindo que o espanhol estaria reclamando só porque está perdendo mais um título.
“Claro que Alonso é dos melhores pilotos da F1, então, ouvir comentários como este é decepcionante e está abaixo dos padrões do que você espera de um campeão”, disse o dirigente. “Eu só posso sugerir que ele pergunte ao futuro tetracampeão [Sebastian Vettel] como ele consegue tirar mais dos mesmos pneus”, concluiu.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: