17 de out. de 2013

Carros para sempre: Chevrolet Omega nacional foi “absoluto” em sua época


Chevrolet Omega (1)
Com o nada modesto (mas verdadeiro) slogan “Absoluto”, a Chevrolet lançava o Omega no Brasil em 1992. A missão de substituir o clássico Opala no coração dos brasileiros não parecia tarefa fácil, mas o novo sedã grande da GM foi bem aceito pela imprensa e consumidores, agradando logo de início pelo estilo, conforto, equipamentos e desempenho.

Chevrolet_Omega (2)
O Omega chegava ao Brasil seis anos após a estreia na Europa. O período de adaptação para o mercado nacional levou pouco mais de dois anos, um recorde para a época. A GM não queria perder tempo, pois o país estava novamente aberto às importações e o Omega era a resposta da marca às recém-chegadas estrangeiras. Por aqui, o modelo chegou nas versões GLS e CD, equipadas com motores 2.0 de quatro cilindros e 3.0 de seis cilindros, respectivamente. Medindo 4,74 metros de comprimento e 2,73 m de distância entre-eixos, ele oferecia amplos cinco lugares e um porta-malas de 520 litros.
Chevrolet Omega (13)
O motor 2.0 era herdado do Monza, mas usava injeção eletrônica digital multiponto para entregar 116 cv de potência (110 cv no Monza). Porém, o destaque da linha ficava para o 3.0 seis cilindros importado da Alemanha, que rendia 165 cv e 23,4 kgfm de torque máximo. A Chevrolet anunciava máxima de 195 km/h no 2.0 e 210 km/h no 3.0, que acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos.
Chevrolet_Omega (11)
Aerodinâmica era um dos pontos forte do modelo, com Cx de somente 0,30. A preocupação com a passagem do ar era evidente, com a frente em cunha, palhetas do limpador de para-brisa escondidas, vidros laterais rentes à carroceria e maçanetas embutidas. Outro destaque era a tração traseira, que aliada à suspensão independente garantia excelente dirigibilidade e ótimo diâmetro de giro. Internamente, a grande atração era o quadro de instrumentos digital (opcional para o CD), que oferecia boa visualização e uma modernidade evidente. O painel tinha desenho moderno, arredondado e com formato “cockpit”, enquanto o sistema de som abrigava dois aparelhos: um CD player e um toca-fitas.
Chevrolet Omega (8)
O reconhecimento da mídia veio rápido: o Omega foi eleito “Carro do Ano” pela revista Autoesporte em 1993 e o “Eleito do Ano” de 1993 pela revista Quatro Rodas. Antes, ele já havia sido escolhido “Car of the Year” em 1987 e conquistado outras premiações mundo afora.
Chevrolet Omega (6)
A versão perua estreava em 1993. Com base no sedã, a Omega Suprema tinha características próprias e se destaca pelo porta-malas com 540 litros de capacidade. Um dos diferenciais da Suprema era o sistema de nivelamento pneumático que mantinha a altura da traseira, independente de estar vazia ou carregada. No mesmo ano chegava a versão a álcool. O escolhido era o motor 2.0, que passava a 130 cv, se tornando o mais potente do mercado com esta cilindrada. Mesmo assim não emplacou, durando pouco tempo em produção.
Chevrolet Omega (4)
Para o ano seguinte, a GM tentava emplacar uma versão mais simples: o Omega GL adotava a mesma mecânica do GLS, porém com lista reduzida de itens de conveniência. Ainda em 1994, a marca lançava a rara edição Diamond, baseada na GLS, mas com motor 3.0.
Nesta mesma época, uma nova geração do Omega era lançada na Alemanha. O visual mudava bastante, e o sedã passava a contar com um motor mais moderno, 3.0 V6 de 211 cv. Este modelo não chegou a ser vendido no Brasil de forma oficial. Em 1999, ganhou um facelift até encerrar sua produção de forma definitiva em 2003.
Chevrolet Omega (9)
Apesar da boa potência disponível em ambas as versões, a falta de torque em baixa do Omega nacional era alvo de críticas. Para sanar o problema, a GM passou a oferecer a partir de 1995 o motor 2.2 no lugar do 2.0. Com as alterações, o torque subiu de 17,3 kgfm para 20,1 kgfm. Enquanto isso, o 3.0 era aposentado e substituído pelo antigo 4.1 do Opala, que recebeu diversas atualizações, como alívio de peso e injeção eletrônica. Graças às mudanças, ele passou a oferecer 168 cv e 29,1 kgfm de torque máximo, mas a troca do 3.0 pelo 4.1 não deixou de ser vista como um retrocesso.
Em 1996, devido às baixas vendas e medo de canibalização pela Blazer pelos concessionários, a GM encerrava a produção da perua Suprema. No ano seguinte, poucas mudanças: volante menor, diminuição dos itens de série da versão GLS e acabamento mais simples prenunciavam que o fim estava próximo.
Chevrolet Omega (7)
Dessa forma, em 1998, o Chevrolet Omega, que representou um marco da industria automotiva nacional foi descontinuado pela marca. Em seu lugar a GM trouxe o australiano Holden Commodore, importado com o nome de Omega CD. Apesar da vida curta, o Omega brasileiro será sempre lembrado como um dos melhores e mais completos automóveis já produzidos no país. Depois dele, a Chevrolet nunca mais voltou a produzir um carro do mesmo segmento no Brasil.









Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br

Nenhum comentário: