22 de set. de 2013

WEC:Audi volta a vencer em Austin; Equipe de Senna leva na GTE Pro

Trio formado por Kristensen. McNish e Duval fica com a vitória na etapa americana do WEC

Audi R18 #2 de McNish, Duval e Kristensen, em Austin (Framçois Flamand/DPPI)Audi R18 #2 de McNish, Duval e Kristensen, em Austin (Framçois Flamand/DPPI)

Audi segue imbatível na temporada 2013 do Mundial de Endurance e conquistou a quinta vitória em cinco etapas neste domingo, nas 6 Horas de Austin, nos Estados Unidos. Desta vez, ao contrário do que aconteceu em Interlagos no começo do mês, o triunfo foi do trio do R18 #2 formado por Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval.

A surpresa desta vez ficou por conta do bom desempenho do protótipo TS030 da Toyota, que vem sendo totalmente dominado pelos alemães este ano, e que conseguiu se colocar entre os dois carros da Audi para terminar em segundo, 23 segundos atrás dos vencedores, com Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin. O R18 #1, dos atuais campeões mundiais André Lotterer, Benoît Treluyer e Marcel Fassler terminou em terceiro, uma volta atrás.

A briga entre o Toyota e o Audi #1 foi dura no primeiro trecho da prova. Buemi se aproveitou da primeira relargada, em que Fassler tentou atacar McNish e se colocou entre os dois carros da marca alemã. Em terceiro, o suíço da Audi tentou dar o troco no compatriota da equipe japonesa e em uma tentativa por fora, chegou os dois chegaram a se tocar e o Audi saiu da pista.
Briga entre protótipos da Toyota e da Audi no Circuito das Américas, em Austin (Foto: Divulgação/WEC)
Briga entre protótipos da Toyota e da Audi no Circuito das Américas, em Austin (Foto: Divulgação/WEC)
Pouco depois, Fassler conseguiu a ultrapassagem, mas não demorou para ele se enrolar com um retardatário da classe GTE Am e decolou ao pegar uma zebra, danificando a traseira de seu R18 e deixando novamente a segunda posição para a Toyota. O #1 precisou então voltar aos boxes e chegou a ser recolhido na garagem para reparos e não brigou mais pela vitória.
O trio da Toyota passou então a apertar o ritmo e pressionou até o fim o Audi #2 e, mesmo sem ter o mesmo ritmo, conseguia assumir a ponta em diversos momentos após as paradas. Corrida acabou sendo decidida na hora final, quando a equipe alemã finalmente conseguiu se posicionar à frente dos japoneses depois do último pitstop.
Na classe LMP2, a G-Drive, que corre sob licença russa, mas com a estrutura da equipe inglesa Delta-ADR, conquistou sua segunda vitória consecutiva no campeonato, com seu trio formado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. Os pilotos do protótipo Oreca-Nissan conseguiram impor um bom ritmo durante toda a prova, assim como aconteceu no triunfo em Interlagos, para vencer com tranquilidade, com uma volta de vantagem para o outro Oreca-Nissa da equipe ítalo-argentina Pecom.
Se aproveitando de problemas a acidentes dos rivais, a Lotus conseguiu seu primeiro bom resultado no ano com o protótipo T128-Praga e terminou na terceira colocação com Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz, completando o pódio.
Senna volta a vencer na GTE Pro
Depois de dois abandonos, em Le Mans e Interlagos, Bruno Senna conseguiu voltar a fazer uma boa corrida e, ao lado do francês Frédéric Makowiecki, conquistou a vitória na classe GTE Pro pela Aston Martin, sua segunda na temporada.
Aston Martin Vantage #99 da dupla Bruno Senna e Frédéric Makowiecki, nas 6 Horas de Austin (Foto: Divulgação/WEC)
Aston Martin Vantage #99 da dupla Bruno Senna e Frédéric Makowiecki, nas 6 Horas de Austin (Foto: Divulgação/WEC)
O ritmo da dupla do Vantage #99 foi muito forte durante as seis horas de prova, não dando chance para os rivais em nenhum momento da corrida no Circuito das Américas. No final, eles receberam a bandeira quadriculada com 15s215 de vantagem para Ferrari 458 da dupla Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella da equipe AF Corse, segundo. Kamui Kobayashi e Toni Vilander completaram o pódio ao terminar em terceiro com o outro carro da montadora italiana. Nenhum dos outros dois Aston Martin conseguiram terminar a prova.
Já na classe GTE Am, a vitória da marca inglesa foi completa com uma dobradinha da dupla Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter vencendo com o Vantage #96, apenas 1s7 à frente do #95 do trio Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nicki Thiim. O Porsche 911 da equipe IMSA Performance Matmut fechou o pódio com Raymond Narac e Jean-Karl Vernay.
Volte em instantes para mais informações. 

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: