22 de set. de 2013

F-1:Vettel passeia em Cingapura e conquista terceira vitória seguida

Tirando a largada, alemão jamais foi ameaçado em Marina Bay e chegou ao chamado grand chelem; com espetacular largada, Alonso foi o 2º e Massa, 7º

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Marina Bay (AP Photo/Raymond Ho)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Marina Bay (AP Photo/Raymond Ho)

Um verdadeiro passeio na noite da cidade-estado. Foi assim, com facilidade enorme e uma diferença de desempenho de envergonhar todos os adversários, que Sebastian Vettel conquistou neste domingo a vitória do GP de Cingapura, sua sétima na temporada e terceira obtida de forma consecutiva em 2013.

O único momento de apuro para o tricampeão mundial em Marina Bay foi na largada, quando o segundo colocado no grid, Nico Rosberg, arrancou melhor e chegou a mergulhar por dentro para tomar sua posição na curva 1. Porém, o piloto da Mercedes errou o cálculo da freada e espalhou na tangência, permitindo o “xis” do rival da Red Bull.
A partir de então, Vettel brincou de correr. Quando precisava acelerar, abria dois ou até três segundos por volta em relação aos demais. Quando a situação estava controlada, atendia aos apelos incessantes de seu engenheiro via rádio e diminuía o ritmo.
Nem mesmo o safety car gerado pelo seu futuro companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, que bateu sozinho na volta 25, atrapalhou a campanha do germânico, que cruzou com confortáveis 32s6 de diferença sobre Fernando Alonso, o segundo colocado.

O bicampeão espanhol, aliás, alcançou essa posição final graças a dois fatores: primeiro, a espetacular largada, na qual pulou de sétimo para terceiro, ao se posicionar por fora e retardar a freada da primeira perna; segundo, a estratégia de procurar os pits quando entrou o carro de segurança, enquanto seus principais concorrentes, Mark Webber, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, ficaram na pista e tiveram de parar mais tarde, sob bandeira verde.
Mesmo com dores nas costas, Kimi Raikkonen foi outro a fazer sensacional prova de recuperação, subindo de 13º para terceiro no resultado final, voltando a pontuar com estilo após duas etapas zerado. Encaixotado por outros competidores na primeira volta, Felipe Massa caiu para sétimo e não conseguiu mais se recuperar, concluindo em sexto, mesmo tentando o “pulo do gato” sob bandeira amarela, sendo o único a recolocar os pneus supermacios naquele momento.
Com pole, vitória, volta mais rápida e liderança de todas as 61 voltas realizadas, Vettel atingiu o terceiro grand chelem na carreira, empatando no sétimo posto das estatísticas gerais com o tricampeão brasileiro Nelson Piquet. No campeonato, o líder do campeonato disparou ainda mais na tabela, indo a 247 pontos e abrindo exatos 60 com relação a Alonso. Mesmo chegando só em quinto, Hamilton segue em terceiro na ordem geral, com 151, contra 149 de Raikkonen. Massa é o sétimo, com 87.
No Mundial de Construtores, a Red Bull sobra com seus 377 pontos, possuindo uma frente de 103 para a Ferrari, vice-líder. Mercedes (267) e Lotus (206) são as outras únicas equipes que ainda têm chances matemáticas de título. A 14ª etapa da temporada será o GP da Coreia do Sul, marcado para o dia 6 de outubro.
Confira o Volta-a-volta do GP de Cingapura:
Volta 1: Sob 29°C de temperatura ambiente e 32°C de temperatura do asfalto, Rosberg larga bem e chega a colocar por dentro na primeira perna, mas espalha e Vettel aplica o “xis”, sustentando a ponta. Alonso aproveita o espaço deixado pelos concorrentes por fora e mergulha para terceiro na curva 1, enquanto Massa fica encaixotado e, após briga ferranha com Hamilton, cai para sétimo. Vettel, Rosberg, Alonso, Webber, Grosjean, Hamilton, Massa, Button, Hulkenberg e Pérez são os dez primeiros.
Volta 2: Hamilton é orientado a devolver posição a Massa, por ter saído totalmente do traçado para passá-lo. Com isso, o brasileiro retoma o sexto posto.
Volta 3: Na liderança, Vettel já abre 4s1 em relação a Rosberg.
Volta 5: Acometido por dores nas costas, Raikkonen tenta uma corrida de recuperação e ultrapassa Gutiérrez, subindo para 11º.
Volta 10: Raikkonen é o primeiro a entrar nos boxes para o trabalho de pitstops. O finlandês trocou um jogo de pneus supermacios por outro.
Volta 12: Massa, Gutiérrez, Sutil e Vergne entram nos pits. O brasileiro tira os compostos de tarja vermelha e retorna com os de tarja alva.
Volta 13: É a vez de Webber, Button e Hulkenberg realizarem a troca.
Volta 14: Alonso e Pérez dão sequência à janela de paradas. O espanhol segue a mesma tática de Massa e coloca pneus de banda branca.
Volta 15: Rosberg, Grosjean, Hamilton e Ricciardo também adentram os boxes. Com Massa preso atrás da Williams de Pastor Maldonado, o inglês consegue roubar a colocação do ferrarista sem dificuldades.
Volta 16: Se a prova está monótona na frente, Raikkonen, Hulkenberg e Pérez protagonizam ótima batalha pelo décimo lugar, com direito a toque de leve entre os volantes da McLaren e da Sauber.
Volta 17: Vettel regressa ao traçado depois de fechar o período de trocas. Assim como a maioria, o tricampeão opta pelos compostos médios para seu segundo stint. Agora, somente Di Resta ainda não marcou presença no pitlane, ocupando a terceira posição.
Volta 19: Sauber manda Hulkenberg ceder posição a Pérez, por ter saído totalmente do traçado durante a briga entre ambos. “O quê!?”, reage o germânico, indignado, antes de acatar a ordem.
Volta 20: Di Resta finalmente parte para seu primeiro pit, deixando a pista livre para o velho-novo terceiro colocado, Alonso.
Volta 25: Ricciardo trava as rodas, perde a tangência e bate sozinho na curva 18 – aquela em que os pilotos passam por baixo da arquibancada -, gerando a entrada do safety car. Com isso, Vettel perde uma vantagem de 11 segundos sobre Rosberg.
Volta 26: Alonso, Grosjean, Massa, Button, Raikkonen, Pérez, Hulkenberg, Gutiérrez, Sutil e Maldonado aproveitam para tentar uma mudança estratégica e entram nos boxes para o segundo pitstop. Entre todos esses, o brasileiro é o único a escolher os pneus supermacios.
Volta 31: Relargada! Vettel, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso, Grosjean, Di Resta, Massa, Button e Raikkonen são os dez primeiros.
Volta 32: Vettel já abre 3s2 em relação a Rosberg em apenas um giro.
Volta 33: Vettel crava o giro mais rápido, 1min50s641, sendo 2s3 mais veloz do que Rosberg. A diferença já está em 5s5.
Volta 34: Grosjean tem problemas de motor e entra nos boxes para verificar a situação. Após consulta, a Lotus libera o francês de volta à pista, porém fora de qualquer disputa, na última posição. Cinco passagens mais tarde, o piloto do nº. 8 desiste de vez.
Volta 40: Em apenas nove voltas, Vettel já abre incríveis 22s1 com relação a Rosberg. Preso atrás da Mercedes, Webber aproveita para fazer sua segunda parada, colocando um novo jogo de pneus médios.
Volta 41: Rosberg e Hamilton seguem a tática de Webber. O alemão perde tempo na parada e retorna atrás do australiano, que toma sua posição.
Volta 42: Di Resta e Massa entram juntos para tirar os compostos supermacios e colocar os médios. O escocês continua à frente do brasileiro na saída.
Volta 43: Gozando de 30s6 de diferença sobre Alonso, Vettel realiza seu segundo e último pit da noite, inserindo mais um jogo de borracha média.
Volta 46: Vettel crava 1min48s574 e abre quase três segundos sobre Alonso só nessa passagem.
Volta 49: Após os pits, Webber, Rosberg e Hamilton despacham Gutiérrez pela sétima, oitava e nona colocações.
Volta 50: Di Resta e Massa também se livram de Gutiérrez, subindo para décimo e 11º, respectivamente.
Volta 54: Raikkonen faz incrível ultrapassagem sobre Button, por fora na curva 5, assumindo um espaço na zona de pódio, em terceiro.
Volta 55: Di Resta bate sozinho na curva 7 e gera bandeira amarela localizada, porém sem entrada do safety car.
Volta 56: Com pneus mais novos, Webber despacha as McLarens de Pérez e Button, subindo para quarto. Pressionado por Hamilton, Rosberg consegue se livrar de Pérez e deixar o mexicano entre ele e seu companheiro de Mercedes.
Volta 57: Rosberg passa Button, enquanto Hamilton e Massa enfim superam Pérez.
Volta 58: Agora é a vez de Hamilton e Massa ultrapassarem Button. A diferença de aderência dos pneus mais novos para os mais desgastados é gritante.
Volta 60: Com problemas de câmbio, Webber fica lento e perde posições para as duas Mercedes, caindo para sexto.
Volta 61: Com 32 segundos de frente, Vettel cruza tranquilo para celebrar o 33º triunfo de sua carreira, isolando-se como o quarto maior vencedor da história da F1. Alonso e Raikkonen completam o pódio, com as duas Mercedes a seguir. Webber abandona com a falha de câmbio e Massa sobe para sexto. Separados só por 1s3, Button, Pérez, Hulkenberg e Sutil fecham o grupo dos dez primeiros.
Resultado Final – Marina Bay:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 61 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 32s6
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 43s9
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 51s1
5º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 53s1
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1min03s8
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1min23s3
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 1min23s8
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 1min24s2
10º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 1min24s6
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1min28s4
12º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min37s8
13º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 1min44s0
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) a 1min52s3
15º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 1 volta
16º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
19º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta




Abandonaram:

Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) na volta 54

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) na volta 37

Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) na volta 23

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: