21 de set. de 2013

F-1:“Estou decepcionado em largar em 4º”, admite Webber; Leia as declarações

Australiano, porém, afirma que ainda pode ter boa corrida largando da segunda fila

Mark Webber, da Red Bull, durante classificatório em Marina Bay (Foto: AP Photo/Dita Alangkara)Mark Webber, da Red Bull, durante classificatório em Marina Bay (Foto: AP Photo/Dita Alangkara)

RED BULL
Mark Webber: 4º (1min43s152)
Sebastian Vettel: 1º (1min42s841)
Mark Webber mostrou insatisfação com seu desempenho na tomada de tempos para o GP de Cingapura. Para o australiano, a quarta posição conquistada poderia ter sido melhor. Porém, ele mantêm a confiança, afirmando que ainda é possível ter uma boa prova largando da segunda fila.
“Estou um pouco decepcionado em ser o quarto.
Estava bastante apertado e os tempos marcadas eram muito bons. Estamos na segunda fila, seria melhor estar na primeira, mas é uma longa corrida amanhã e podemos fazer algo. Temos um carro de corrida muito bom. Foi difícil de superar Seb no último setor, ele sempre foi forte nas curvar 20 e 21”, avaliou.
Já seu companheiro, Sebastian Vettel, tem um sentimento totalmente diferente. O alemão exaltou sua quinta pole position da temporada, mas admitiu que foi uma “sensação estanha” ficar parado nos boxes assistindo aos adversários na pista, sem poder fazer nada.
MERCEDES
Nico Rosberg: 2º (1min42s932)
Lewis Hamilton: 5º (1min43s254)
Nico Rosberg não esperava ter tamanha atuação no Q3 deste sábado. O piloto, que ficou apenas 0s91 do pole position, afirmou surpresa com a melhora que teve entre as sessões do classificatório. “Não esperava ficar tão perto”, declarou o alemão.
Enquanto a surpresa de seu companheiro foi positiva em relação ao desempenho, Lewis Hamilton ficou frustrado como se saiu na definição das posições de largada. O britânico lamentou o fato de ter um carro veloz nas mãos, mas não conseguir alcançar a potência máxima.
“O classificatório não foi bom para mim. Tentei meu melhor, mas não me senti bem no carro e ultimamente não estou rápido o suficiente. Está claro que ele está mais veloz do que fui capaz de extrair hoje, então, é claro, é frustrante não ter uma posição tão à frente, como Nico. Então não foi um dia bom para mim, mas essa é a vida. Transformarei a negatividade de hoje em resultados positivos amanhã. Ainda existem pessoas na minha frente que posso superar, e nosso objetivo é o pódio, o que seria incrível”, afirmou.
LOTUS
Romain Grosjean: 3º (1min43s058)
Kimi Raikkonen: 13º (1min44s658)
Romain Grosjean mostrou profunda satisfação com seu desempenho em Marina Bay. Para o piloto, que ressaltou os problemas enfrentados durante o final de semana, conseguir largar da terceira colocação é bastante positivo. Ele afirmou também que seu principal objetivo é conseguir alcançar o pódio.
“Após todos os problemas que tivemos ontem, a equipe fez um ótimo trabalho com o carro, que correu muito bem e teve um ajuste muito bom. Me senti bem o dia inteiro. Sair com os pneus supermacios no Q1 foi uma estratégia arriscada, que deu certo. Acredito também que com um pouco mais de sorte, conseguiríamos ganhar uma posição. Sebastian tem uma grande vantagem mas temos muitos pneus novos, então o pódio é um objetivo”.
Romain Grosjean salvou o dia da Lotus com o terceiro lugar (AP Photo/Wong Maye-E)
Romain Grosjean salvou o dia da Lotus com o terceiro lugar (AP Photo/Wong Maye-E)
Já para Kimi Raikkonen, o dia não foi tão positivo. O finlandês se queixou de fortes dores nas costas, por conta de um nervo preso, e que se agravaram durante este sábado. Então, por conta do incômodo, conquistou apenas uma 13ª posição de largada. Porém, ele minimizou o fato, afirmando que participará da prova deste domingo. “Não é a primeira vez que sinto essas dores, e também não será a última”, declarou.
FERRARI
Felipe Massa: 6º (1min43s890)
Fernando Alonso: 7º (1min43s938)
Após superar Fernando Alonso mais uma vez, Felipe Massa declarou ter fiado extremamente feliz com o resultado de seu classificatório, após os primeiros treinos não terem sido tão positivos. “Conseguimos uma grande volta”, exaltou o brasileiro.
Para Fernando Alonso, o dia foi como o esperado. O espanhol reconheceu que a Ferrari não apresentava um ritmo competitivo durante o final de semana, mas afirmou que essa falta de velocidade durante os sábados “não é nenhuma novidade”, e que o carro sempre tende a melhorar nos dias de corrida.
McLAREN
Jenson Button: 8º (1min44s282)
Sergio Pérez: 14º (1min44s752)
Mesmo tendo encontrado um acerto considerado “ideal” por ele próprio, Jenson Button terminou a sessão de definição do grid em Cingapura a 1s4 do pole Vettel. Por conta disso, o inglês não escondeu sua preocupação com a falta de ritmo do modelo MP4-28. “Ficar um segundo e meio para trás é um pouco assustador. É duro quando você sabe que não teria como tirar muito mais do carro, mas continua longe do topo. Nossa história tem sido basicamente essa neste ano”, lamentou.
Sempre entre os dez primeiros nos ensaios, Sergio Pérez perdeu um pouco de rendimento quando mais precisava, no Q2, e despencou para a incômoda 14ª colocação na grelha. “Foi uma sessão decepcionante. Achei que iríamos para o Q3 hoje. O que houve, basicamente, é que não consegui baixar meu tempo quando a pista melhorou. A traseira ficou um pouco solta e eu senti dificuldade para maximizar o potencial do carro. Acho que as mudanças que fizemos depois do terceiro treino livre não ajudaram e, provavelmente, perdemos um pouco ali”, esclareceu.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo: 9º (1min44s439)
Jean-Éric Vergne: 12º (1min44s588)
Daniel Ricciardo mostrou certa satisfação com seu desempenho em pista hoje, mas afirmou que poderia ter um resultado melhor caso tentasse mais uma volta cronometrada na parte final do classificatório. “Não foi uma sessão fácil, e tínhamos que trabalhar mais duro para entrar no Q3, se comparado a outras corridas. Fiquei um pouco decepcionado em não ficar um pouco mais na pista durante a última parte, com Jenson pouco milésimos na frente, e teria alcançado ele. Mas considerando tudo, nono lugar é bom. Para a corrida, brigaremos o máximo para conseguir conquistar alguns pontos”.
Jean-Éric Vergne, que largará três posições atrás do companheiro de equipe, olhou para o lado positivo do fato, e mostrou confiança com sua prova, dizendo que poderá terminar na zona de pontuação no domingo. “Fiquei muito próximo, e é uma pena não conseguir passar para o Q3. No lado positivo, trabalhamos muito bem com o time para ter um bom carro para o classificatório e perdemos por uma margem muito pequena. Mas acredito que teremos uma boa corrida. Este circuito é bastante complicado. Ainda estou otimista para amanhã, e creio que largar em 12º e terminar nos pontos é algo bastante realista”, afirmou o francês.
Esteban Gutiérrez avançou ao Q3 pela primeira vez na carreira (AP Photo/Wong Maye-E)
Esteban Gutiérrez avançou ao Q3 pela primeira vez na carreira (AP Photo/Wong Maye-E)
SAUBER
Esteban Gutiérrez: 10º (sem tempo)
Nico Hulkenberg: 11º (1min44s555)
Esteban Gutiérrez exaltou sua décima posição no grid de largada. Para o piloto, finalmente está com um resultado real do que seu carro e sua equipe é capaz de fazer, ao invés de sempre ficar fora do Q3. “Me classificar em décimo é um sentimento especial. Gostei de cada momento da tomada de tempos, porque não é engraçado você ir para as sessões sabendo que pode ficar no Q3 e não conseguir passar. Acredito que amanhã será uma corrida difícil. A degradação dos pneus será crítica e precisamos considerar isso. Estou confiante de que “podemos conquistar alguns pontos amanhã”.
Nico Hulkenberg ressaltou a dificuldade que o traçado da pista traz para realizar ultrapassagens, mas acredita que pode fazer boa prova. “O classificatório foi muito bom até a última volta, onde meu DRS não abriu no primeiro setor. Perdi dois décimos, o que teria me colocado no Q3. Agora precisamos observar isso e descobrir o que aconteceu. Como a ultrapassagem aqui é difícil, será uma corrida complicada amanhã. Mas no geral, aparentemente fizemos alguns avanços se comparar com as últimas provas, e espero que continuemos assim amanhã”.
FORCE INDIA
Adrian Sutil: 15º (1min45s185)
Paul di Resta: 17º (1min46s121)
Adrian Sutil afirmou total decepção com o resultado que conquistou neste sábado. Para o piloto, a Force India não tem a velocidade necessária para chegar ao Q3. “Sair em 15º é decepcionante. Somos simplesmente muito devagar para o top-10 no momento, e todos estão trabalhando para entender onde perdemos velocidade. Tudo o que posso fazer é lutar amanhã e caso usemos uma boa estratégia, ganharemos algumas posições”.
Sutil sofreu com o mau rendimento da Force India e vai largar em 15º (AP Photo/Wong Maye-E)
Sutil sofreu com o mau rendimento da Force India e vai largar em 15º (AP Photo/Wong Maye-E)
Paul di Resta concordou com o alemão, e completou dizendo que existe muito trabalho a ser feito no carro durante a noite. Creio que não tínhamos velocidade e no final de semana inteiro fiquei brigando com minhas voltas. Temos muito trabalho durante a noite caso quisermos terminar na zona de pontuação. Tentamos recriar o bom desempenho do último ano, mas não conseguimos. É uma dura e longa corrida em Marina Bay, mas tudo pode acontecer”, comentou.
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 16º (1min45s388)
Pastor Maldonado: 18º (1min46s619)
Valtteri Bottas avaliou como positivo seu rendimento neste sábado, mas ressaltou a dificuldade que todos os pilotos enfrentarão durante a prova. “Estamos tentando o máximo que podemos com o carro, e fiquei satisfeito com meu desempenho no Q2, já que melhorei um pouco. É onde realmente estamos com o carro em questões de ritmo. Será uma corrida difícil para todos amanhã, mas tudo o que podemos fazer é nosso melhor, ficar na corrida e tirar toda oportunidade possível”.
Pastor Maldonado declarou que a dificuldade de pilotar o seu carro afetou seu desempenho final durante a tomada de tempos, e que isso acabou prejudicando-o. ”Estamos lutando com o carro desde a primeira sessão, pois está muito difícil de pilotar. Não conseguimos fazer os pneus trabalharem bem hoje e ainda encontrei um pouco de tráfego no fim. As condições serão difíceis, mas faremos nosso melhor na corrida amanhã”, analisou o venezuelano.
CATERHAM
Charles Pic: 19º (1min48s111)
Giedo van der Garde: 20º (1min48s320)
Sofrendo com o desequilíbrio do CT03 desde a sexta-feira, Charles Pic só teve um motivo para sorrir após a classificação em Marina Bay: ter superado as duas Marussias por larga margem. “Isso é bom para nós, porque indica que podemos olhar para as brigas à nossa frente, não para trás. Estou ansioso para a corrida e, com o número de safety cars registrado em todos esses anos, tudo pode acontecer”, previu.
Se o francês estava sofrendo com um carro sobre-estarçante, seu companheiro de Caterham, Giedo van der Garde, acusou um comportamento de subesterço em seu bólido verde e dourado. Para piorar, o holandês tocou o muro em sua melhor volta do Q1 e acabou classificado logo atrás do colega. “Pelo menos acho que, no geral, terminamos [numa posição] ok. O mais importante é a distância que colocamos sobre os carros atrás de nós, então agora é tentar evitar problemas na corrida e aproveitar o que aparecer em nosso caminho”, explanou.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 21º (1min48s830)
Max Chilton: 22º (1min48s930)
Jules Bianchi lamentou não ser tão competitivo, mas encarou com otimismo seu classificatório. “No geral, não foi um classificatório ruim, mas é uma pena que não conseguimos ser tão fortes. Não estou muito feliz porque este é um circuito novo para mim e ainda estou me acostumando, então creio que caso tudo dê certo amanhã, conseguiremos ter uma boa corrida”, concluiu.
Max Chilton disse ter ficado surpreso com a falta de ritmo que apresentou na parte final do Q1, mas acredita que conseguirá brigar com seus principais adversários. “Fiquei surpreso com a queda de rendimento no final. Mas no geral estamos perto das Caterhams, e acredito que nosso grupo consegue ter uma boa briga amanhã. Estou muito ansioso para minha primeira corrida noturna, e faremos o máximo com todas as oportunidades”, encerrou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: