24 de ago. de 2013

Os 30 anos do recorde mundial de um velho Mercedes-Benz

Mercedes-190E-Nardo-Records-3[2]

No começo da década de oitenta a Mercedes-Benz preparou uma resposta ao recém-chegado BMW Série 3, e acabou criando um dos modelos mais importantes de toda a sua história: o 190E, que deu origem ao que hoje chamamos de Classe C. O modelo foi tão marcante que o designer Bruno Sacco o considera sua criação favorita, exatamente pelo o que o carro significou para a Mercedes.

Como muitos carros daquela época, eles eram projetados para durar, e para provar que seu novo modelo de entrada era tão confiável quanto o consagrado W123 (a geração da Classe E lançada em 1977), a Mercedes submeteu o novo sedã a uma série de tentativas bem-sucedidas de recordes mundiais. Conheça a história.
O modelo escolhido para os testes foi nada menos que o lendário 190E 2.3-16, aquele com cabeçote Cosworth, consagrado nas mãos de Ayrton Senna na corrida inaugural do novo Nürburgring. Entre 11 e 21 de agosto de 1983, no circuito circular de Nardò, na Itália, três desses sedãs percorreram 50.000 km em apenas 201 horas, 39 minutos e 43 segundos. Antes disso, eles quebraram outros dois recordes mundiais: 25.000 km e 25.000 milhas.
Mercedes-190E-Nardo-Records-8[2]
Eles percorreram essa distância em quinta marcha, com o acelerador totalmente aberto, fazendo o motor girar a 6.000 rpm, chegando a uma média de 247,94 km/h, gastando 22 litros de combustível a cada 100 km — ou 4,5 km/l.
Esses carros eram praticamente idênticos ao modelo que estreou no mês seguinte no Salão de Frankfurt de 1983, apenas os sistemas de injeção e ignição foram adaptados para as condições especiais dos testes.
Outras modificações foram o radiador, que perdeu o ventilador elétrico, e uma cortina mecânica foi colocada em seu lugar para garantir que a temperatura ideal do motor não caísse com a temperatura da noite. O câmbio e a embreagem eram exatamente os mesmos que você encontra até hoje para reposição nas concessionárias.
Para comemorar os 30 anos do recorde, a Mercedes divulgou uma série de fotos e até um vídeo dos testes, e nós separamos as melhores para vocês:


 
 

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: