2 de ago. de 2013

O primeiro Zonda da história foi não foi um Pagani

de tomaso zonda (1)
Se eu te perguntasse quem é o argentino radicado na Itália que criou um supercarro chamado Zonda equipado com motor estrangeiro, você certamente responderia Horacio Pagani. E erraria feio.

Alejandro De Tomaso é um argentino radicado na Itália que foi piloto de Fórmula 1 entre 1957 e 1959, e mais tarde fundou a fabricante de supercarros que leva seu nome. Em 1967 ele comprou várias empresas italianas, entre elas o estúdio Ghia, que não ia muito bem das pernas. De Tomaso não conseguiu melhorar a situação e logo vendeu suas ações do estúdio para a Ford, que por décadas fez bom proveito do nome e das capacidades da casa de design.
de tomaso zonda (3)
Durante esta fase de transição, a De Tomaso teve acesso a alguns componentes da Ford — entre eles os motores V8 da marca americana. O resultado não poderia ser outro: carros desenhados por Tom Tjaarda, do estúdio Ghia, com mecânica Ford. Sim, como o De Tomaso Pantera.
Mas houve um destes carros que não passou da fase de conceito. E seu nome é bem familiar: Zonda.
O Zonda da De Tomaso foi apresentado em 1971, trazia alguns elementos do Pantera, porém era mais limpo e elegante, com mais jeito de grand tourer e tamanho avantajado.
de tomaso zonda (4)
A potência divulgada do V8 Cleveland era de 330 cv, porém testes em dinamômetro realizados no conceito (ele era totalmente funcional) revelaram algo próximo dos 380 cv — o número mais baixo teria sido definido para reduzir o valor do seguro do modelo de produção.
Como costuma acontecer com carros obscuros como este, não há muita coisa documentada. Só ficamos felizes em conhecer o primeiro Zonda da história, um carro desconhecido de uma marca que faz falta, com um nome tão cheio de significado para os fãs de supercarros italianos.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: