11 de jul. de 2013

Segredo: veja como será o novo Ford Ka que chega em 2014

Ford Ka 2014 frente
Muito já se falou sobre o novo compacto da Ford para mercados emergentes. Conhecido internamente como projeto B562, ele vai substituir o atual Ka como carro de entrada da marca no Brasil. Mas o fato é que, até algumas semanas atrás, não havia nada além de especulações sobre o visual do modelo, que será oferecido nas versões hatch (finalmente com quatro portas!) e numa inédita variação sedã.
Pois eis que um misterioso Ford flagrado em testes por estradas alemãs (veja as fotos) surgiu como a peça que faltava no quebra-cabeças. Apesar de pensado para os mercados brasileiro e indiano, o futuro “popular” está sendo concebido no centro de desenvolvimento da marca em Colônia, na Alemanha, que tem a responsabilidade global dos veículos compactos e médios da empresa – como Fiesta, Focus e, agora, o Ka.
Observando as imagens, constatamos que o desenho do carro “bate” com as informações que tínhamos de fontes ligadas à Ford brasileira: “Porte um pouco menor que o do New Fiesta, dianteira que lembra o conceito do novo Escort, lateral parecida com a do Chevrolet Onix e traseira semelhante à do VW Gol”. O resultado da aparente “salada” é atraente, como  mostramos para você nestas projeções exclusivas, feitas com base nos flagras e nas “pitadas” dos informantes. Ainda aguardamos mais novidades para poder antecipar a versão sedã, mas sabe-se que ela será igual ao hatch até as portas traseiras, por uma questão de custos.
A frente segue o conceito dos Fords mais modernos, com a grade “bocão” e os faróis espichados, de formato irregular. As maiores surpresas, em se tratando de um Ford, ficam para o corte das portas de trás (bem inclinado, realmente como no Onix) e para a própria traseira. Diferente do New Fiesta, e do que chegou a se especular, o novo compacto não terá lanternas subindo pelas colunas. O conjunto é mais simples, com vidro reto na parte inferior, tampa com dois vincos fortes e lanternas horizontais que avançam um pouco sobre as laterais. A placa fica no para-choque.
Ford Ka 2014 traseira
Seguindo a onda dos três cilindros inaugurada no Brasil pelo Kia Picanto, e depois seguida pelo Hyundai HB20 e agora pelo VW Fox, o novo Ka será responsável por estrear o motor 1.0 tricilíndrico da Ford por aqui. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost, sem turbo e injeção direta – lembre-se que o hatch será um carro de entrada e, portanto, terá de ser barato. Mas nem por isso o propulsor deixará de ser moderno, trazendo bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro (12V no total) e sistema de aquecimento do etanol, para dispensar o tanquinho extra de gasolina para a partida a frio. Fala-se em potência na casa dos 80 cv. Além do novo “mil”, o compacto terá opção do motor Sigma 1.5 16V (111 cv), emprestado do New Fiesta, nas versões mais caras. O câmbio será sempre manual de cinco marchas. A transmissão automatizada Powershift não está nos planos, ao menos inicialmente.
Como aconteceu com o New Fiesta, e agora está ocorrendo com o novo Focus, o desenvolvimento do novo Ka no Brasil está atrasado. Portanto, o lançamento que era esperado ainda para o final deste ano ficará somente para 2014. “Se der tudo certo, o carro chegará às lojas no primeiro semestre”, revela uma fonte. O modelo será fabricado em Camaçari (BA), com plataforma compartilhada pelo New Fiesta e EcoSport. Com a chegada do novo compacto, o Ka atual deixa de ser produzido, mas o Fiesta Rocam pode ser mantido em linha por mais algum tempo.
Por Daniel Messeder
Projeções Maurício Alves



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