27 de jul. de 2013

F-1:Webber completa 10 GPs sem superar Vettel em treinos classificatórios

Sequência consolidada em Hungaroring é a mais negativa do australiano na Red Bull, que nunca havia passado tantas provas sem largar à frente do alemão

Mark Webber, da Red Bull, em Hungaroring (Foto: Vladimir Rys/Getty Images)Mark Webber, da Red Bull, em Hungaroring (Foto: Vladimir Rys/Getty Images)

No início da carreira, Mark Webber, muitas vezes, foi descrito como “leão de treino”. Isto é, aquele piloto que se sai bem em voltas rápidas, mas amarelece nas corridas. Com Sebastian Vettel na Red Bull, entretanto, a pecha não faz mais sentido. Tanto que, na manhã deste sábado, o alemão vai largar pela décima vez consecutiva à frente do veterano, desta vez no GP da Hungria, em Hungaroring.

No cômputo geral, a disputa interna em Milton Keynes tem sido bastante favorável a Vettel. Por duas vezes, o tricampeão sustentou duas séries de nove GPs largando à frente do australiano: entre Cingapura-2010 e Turquia-2011 e Hungria-2011 e Brasil-2011. No ano passado, a disputa foi mais equilibrada, mas ainda assim, o germânico fechou o ano com 12 x 8 sobre o companheiro de equipe.
Webber vai largar em décimo no domingo após uma falha no Kers do RB9 e parece ter desistido da oposição ao alemão, ainda mais prestes a se transferir para o Mundial de Endurance (WEC), no ano que vem. Não seria tão surpreendente se o australiano abandonasse a F1 bem antes do GP do Brasil, em novembro, quando a temporada 2013 se encerra.

Embora Vettel mantenha o domínio sobre Webber – uma situação já rotineira nos últimos anos –, houve várias reviravoltas no treino classificatório em Hungaroring, em termos de disputa entre companheiros de equipe. Na Lotus, Romain Grosjean parece ter reagido contra Kimi Raikkonen, embora ainda esteja muito atrás no placar de 8 x 2, com uma vantagem de 0s286 sobre o escandinavo. Grosjean, piloto talentoso, embora errático, parte em terceiro neste domingo.
Outro destaque inusitado foi Sergio Pérez, da McLaren. O mexicano arriscou uma série de voltas rápidas com pneus médios no Q2 e Q3 e se deu bem melhor do que o companheiro Jenson Button, largando na nona colocação. O britânico, 0s2 mais lento que “Checo”, parte apenas em 13º. Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo também completaram uma sequência de quatro GPs largando à frente de seus respectivos companheiros de equipe, Nico Rosberg e Jean-Éric Vergne. Hamilton superou o alemão por 0s3, enquanto Ricciardo pôs notáveis 0s5 sobre o francês.
O GP da Hungria, em Hungaroring, vai ser disputado neste domingo, às 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV.
Temporada 2013 – confrontos internos nas equipes (após 10 GPs):
Equipe Placar Dif. média geral
RED BULL Sebastian Vettel 10 x 0 Mark Webber 0s695
FERRARI Fernando Alonso 7 x 3 Felipe Massa 0s284
MCLAREN Jenson Button 6 x 4 Sergio Pérez 0s444
LOTUS Kimi Raikkonen 8 x 2 Romain Grosjean 0s622
MERCEDES Nico Rosberg 3 x 7 Lewis Hamilton 0s231
SAUBER Nico Hulkenberg 10 x 0 Esteban Gutiérrez 0s899
FORCE INDIA Paul di Resta 5 x 5 Adrian Sutil 0s003 (*)
WILLIAMS Pastor Maldonado 4 x 6 Valtteri Bottas 0s308
TORO ROSSO Jean-Éric Vergne 3 x 7 Daniel Ricciardo 0s413
CATERHAM Charles Pic 7 x 3 Giedo van der Garde 0s320
MARUSSIA Jules Bianchi 9 x 1 Max Chilton 0s654
(*) A diferença entre Di Resta e Sutil no GP da Malásia – 7s975 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o escocês não chegou a completar voltar rápida durante o Q2, quando foi eliminado da sessão.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: