8 de jul. de 2013

F-1:Times pedem que FIA aumente segurança dos profissionais nos boxes

Após acidente com cinegrafista na Alemanha, entidade deve estudar a adoção de equipamentos obrigatórios a todas as pessoas com acesso ao pitlane nas corridas

Cinegrafista é levado de maca ao centro médico, após ser acertado por roda solta de Webber no box (Foto: AP Photo/Srdjan Suki)Cinegrafista é levado de maca ao centro médico, após ser acertado por roda solta de Webber no box (Foto: AP Photo/Srdjan Suki)

Após o acidente envolvendo o cinegrafista Paul Allen, da FOM (Formula One Management), durante o GP da Alemanha, no último domingo, as equipes da F1 solicitaram à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que estipule novas medidas de segurança aos profissionais com acesso aos boxes no decorrer das corridas da categoria.

Para 2014, a entidade já havia regulamentado que todos os mecânicos envolvidos em um pitstop deverão usar capacetes para proteger a cabeça. Contudo, os dirigentes acreditam que a imposição deveria ser estendida a qualquer pessoa que tenha autorização para circular pelo pitlane quando as provas estão em curso.
Em Nurburgring, o cinegrafista foi atingido por uma roda que se soltou do carro de Mark Webber, logo depois da troca realizada pela Red Bull no carro do australiano. Como estava de costas, Allen não viu o lance e foi atingido em cheio pelo pneu, fraturando algumas costelas, quebrando uma clavícula e sofrendo uma concussão. Ele passa bem, mas está internado em um hospital da região e não deve receber alta pelo menos até esta terça-feira.


Questionado sobre o assunto, o chefe da Mercedes, Ross Brawn, se mostrou favorável à ideia. “Por sorte, nossos rapazes viram [a roda] vindo e conseguiram desviar, mas infelizmente o operador da câmera não. Acho que, com base no que vimos, sim [todos nos boxes deveriam usar equipamentos de segurança]“, avaliou.
O comandante da Red Bull, Christian Horner, concordou com seu colega. “Esses carros possuem muita anergia e isso [o acidente com o cinegrafista] veio para nos lembrar que as coisas podem dar errado. Os mecânicos devem vestir equipamentos de segurança e capacetes, e talvez esta seja a hora em que começamos a pensar que outros profissionais também precisam”, destacou.
“Os operadores de cãmera ficam muito próximos da ação. Eles conseguem captar grandes imagens, mas ainda é um ambiente perigoso. Então, talvez eles precisem de algum equipamento de segurança, porque as lesões na cabeça são particularmente desagradáveis. É algo para o qual precisamos nos atentar”, encerrou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: