6 de jul. de 2013

F-1:Kimi: "Poderia ser 3º, se os pneus aquecessem mais rápido"; veja declarações

Pilotos comentam os resultados da classificação deste sábado em Nurburgring, que teve pole de Lewis Hamilton e Felipe Massa na 7ª posição


Kimi Raikkonen, da Lotus, em Nurburgring (Andrew Ferraro/Lotus GP)Kimi Raikkonen, da Lotus, em Nurburgring (Andrew Ferraro/Lotus GP)
 
LOTUS
Kimi Raikkonen: 4º (1min29s892)
Romain Grosjean: 5º (1min29s959)
A dois décimos do terceiro colocado, Mark Webber, na tabela final de tempos da classificação, Kimi Raikkonen acredita que poderia ter superado o australiano da Red Bull, caso seus pneus dianteiros tivessem aquecido mais rapidamente antes de sua última volta rápida. “Meu carro estava bom, mas eu sofri para deixar os [compostos] dianteiros na temperatura [certa] no Q3, o que significou um pouco de perda de tempo no primeiro setor. [Isso aconteceu] provavelmente porque havia tráfego em minha volta de aquecimento e eu não consegui ir tão forte quanto gostaria. É claro que não ajuda, e provavelmente dava para ter sido o terceiro hoje, mas a quarta posição ainda é um bom lugar para [começar] a corrida”, avaliou.

Romain Grosjean também não deixou seu cockpit 100% satisfeito com o quinto posto, embora essa seja sua melhor condição de largada em toda a temporada. “É um resultado muito bom, mas, para ser honesto, estou um pouco decepcionado com minha volta mais rápida. Com certeza, perdi alguns décimos na primeira parcial. Sofremos um pouco com os pneus dianteiros pela manhã, mas o carro estava muito bom durante a classificação e evoluímos a cada volta. Foi um desempenho forte para o time, e estamos felizes de voltar ao pelotão da frente, após algumas visitas indesejadas às colocações inferiores recentemente”, relativizou.
MERCEDES
Lewis Hamilton: 1º (1min29s398)
Nico Rosberg: 11º (1min30s326)
Depois das dificuldades para encontrar o melhor caminho de acerto para o W04 no traçado de 5.148 metros, Lewis Hamilton demonstrou positiva surpresa com a pole deste sábado, a sexta da Mercedes e sua terceira em 2013. “É impressionante, pois eu estava sofrendo desde o primeiro treino livre. Trabalhamos duro para analisar tudo, fizemos muitas mudanças e espero que funcione. Felizmente, o carro me ajudou e pude fazer esses tempos”, celebrou.
No caminho oposto, Nico Rosberg não escondeu o “choque” com a eliminação precoce no Q2, a primeira de uma “flecha de prata” na atual temporada. “Eu não esperava. A equipe não esperava que a pista melhorasse tanto. Não consigo acreditar que estou aqui de pé”, lamentou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 2º (1min29s501)
Mark Webber: 3º (1min29s608)
Favorito à pole após o amplo domínio apresentado no treino livre da manhã, Sebastian Vettel creditou a perda da pole para Hamilton ao aumento da temperatura da pista na parte da tarde em Nurburgring.
Mark Webber também relatou ter perdido um pouco de rendimento com o clima mais quente na Alemanha, mas se mostrou satisfeito com a consistência do RB9. “Fiquei feliz com a terceira posição, já que [a pista] estava muito sensível. Perdemos um pouco no primeiro setor e tivemos dificuldade para achar o ritmo que tivemos na terceira prática, mas sabemos que houve uma alteração de temperatura e isso afetou a todos um pouco, pelo menos nas voltas lançadas. Em sequências longas, estamos contentes com o carro, portanto estamos em um bom lugar para colocar pressão e tentar a vitória amanhã”, disse o australiano, que conquistou seu primeiro triunfo na F1 justamente em Nurburgring, há quatro anos.
Webber com o RB9-Renault em Nurburgring (Foto: Lars Baron/Getty Images)
Webber com o RB9-Renault em Nurburgring (Foto: Lars Baron/Getty Images)
FERRARI
Felipe Massa:
7º (1min31s126)
Fernando Alonso: 8º (1min31s209)
Partindo à frente do colega de equipe pela primeira vez em seis GPs, Felipe Massa se mostrou contente com o desempenho da F138 no Q3 e disse que a equipe optou pelos pneus médios no segmento decisivo porque não tinha ritmo para lutar pela pole. O brasileiro confia na estratégia alternativa de Maranello para ganhar mais posições neste domingo.
Fernando Alonso, na mesma linha do sul-americano, reconheceu que o ritmo da F138 não era suficiente para lutar pela primeira posição. Na opinião do ibérico, “a prova será decidida no ritmo, e não pelos pneus ou pela estratégia.”
McLAREN
Jenson Button: 9º (sem tempo no Q3)
Sergio Pérez: 13º (1min30s697)
De volta ao grupo dos dez primeiros após duas provas, Jenson Button relatou ter feito “uma das melhores voltas rápidas em muito tempo” para levar sua McLaren ao Q3. Depois, o inglês preferiu poupar pneus e se garantiu em nono no grid. “Foi uma decisão difícil [ficar nos boxes]. Meu coração dizia para sairmos e tentarmos uma volta, enquanto minha cabeça falava o contrário. Nosso ritmo sugeria que podíamos [sair com os compostos macios] e ficar em sexto, mas preferimos não completar a volta, fazendo um jogo de gato e rato com Nico [Hulkenberg]. De qualquer forma, partir de nono não é tão ruim. Vou estar do lado limpo da pista e terei liberdade para escolher o pneu com o qual vou largar”, comentou.
Para Sergio Pérez, o sábado em Nurburgring passou longe de ser um dos momentos mais notórios de sua curta carreira. “Não foi o melhor dia para nós e ficar em 13º não era o que eu estava esperando. Jenson fez uma grande volta e eu tenho sofrido o fim de semana inteiro para acompanhá-lo – especialmente hoje, quando acho que andamos um pouco na direção errada. Foi uma tarde difícil, mas podemos fazer melhor amanhã. Ainda não extraí tudo do carro”, acredita.
Pérez com o MP4-28 em Nurburgring (Foto: Charles Coates/LAT)
Pérez com o MP4-28 em Nurburgring (Foto: Charles Coates/LAT)
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
6º (1min30s528)
Jean-Éric Vergne: 16º (1min31s104)
O STR8 superou as expectativas de Daniel Ricciardo em Nurburgring, principalmente após a atuação discreta no segundo treino livre. Neste sábado, o australiano obteve o sexto melhor tempo no treino classificatório pelo segundo GP consecutivo. “Não foi tão simples aqui como em Silverstone, na semana passada, e tivemos que tirar algo da cartola para avançar ao Q3”, avaliou. “Fiquei particularmente satisfeito com minha volta no Q2. Fizemos o máximo possível hoje e vamos olhar em frente para a corrida. No último fim de semana, achei que havia um resultado melhor que o oitavo lugar para mim e gostaria de terminar melhor que em sétimo, que foi meu melhor resultado até então. Se houver uma chance de pódio, vamos em frente! Nada é impossível.”
Jean-Éric Vergne, 0s8 mais lento que o companheiro de equipe no Q2, saiu desgostoso do treino. Esta é a primeira vez que o francês compete com um carro de F1 no circuito alemão. “Não fomos suficientemente rápidos à tarde. Durante o fim de semana inteiro, meu carro estava difícil de guiar e essa situação não melhorou desde sexta-feira. Nunca consegui emplacar uma boa volta”, declarou. “Na classificação, não cometi erros e esperava por algo melhor. Mesmo se não pudermos trabalhar nos carros antes da corrida, temos de entender o que provocou esta queda de rendimento. Talvez tenha a ver com a temperatura ou a pressão dos pneus, mas não estou certo disso.”
SAUBER
Nico Hulkenberg: 10º (sem tempo no Q3)
Esteban Gutiérrez: 14º (1min31s010)
Mesmo diante das dificuldades financeiras que a Sauber vem enfrentando, Nico Hulkenberg conseguiu um bom resultado para o time ao se classificar para o Q3 e ficar com a décima posição do grid do GP da Alemanha. O alemão afirmou que o time encontrou um bom caminho no acerto e que tem chances de completar o final de semana com uma boa atuação na corrida. “Acho que temos um pacote agora que nos permite lutar por pontos. As simulações de corrida estavam promissoras e, com a nossa estratégia, estou confiante que podemos conquistar um bom resultado”, declarou.
Mesmo não chegando na fase final da classificação como seu companheiro, Esteban Gutiérrez também ficou satisfeito com seu resultado e também está otimista para a prova. “Foi um passo à frente para nós. Trabalhamos com muitos acertos diferentes ontem e conseguimos tirar as conclusões certas do dados. Consegui atacar muito com o carro na classificação, apesar de ainda ter que melhorar. Para amanhã, temos que fazer uma boa estratégia”, disse.
FORCE INDIA
Paul di Resta:
12º (1min30s697)
Adrian Sutil: 15º (1min31s010)
Após o bom ritmo apresentado durante o classificatório em Silverstone, na semana passada, Paul di Resta saiu insatisfeito da sessão na Alemanha. O escocês, 12º mais veloz no grid, admitiu nunca ter se sentido confortável com o VJM-06 neste fim de semana. “Foram dias bem difíceis. Todas as mudanças feitas ficaram no meio-termo e sofri com o equilíbrio”, queixou-se o escocês. “Antes da classificação, mudei completamente o acerto para melhorar as coisas e isso ajudou. Para amanhã [domingo], temos que esperar por uma repetição do ritmo apresentado no início do ano, que tem sido um dos nossos pontos fortes.”
Adrian Sutil também se mostrou insatisfeito com o ritmo do VJM-06 em Nurburgring. O alemão terminou a sessão classificatória em 15º – sua pior posição de grid na temporada. “Tive um problema técnico com a asa móvel durante o Q2, o que me custou meio segundo por volta. Por isso, 15º lugar era tudo que podíamos hoje [sábado]”, conformou-se o piloto de 30 anos. “Caso contrário, ficaria próximo de avançar ao Q3. Podemos resolver o problema para amanhã, então estaremos prontos para a corrida. Apesar do ritmo absoluto não se mostrar à altura do nosso nível habitual e de termos sofrido para apresentar um desempenho semelhante ao de Silverstone.”
Paul di Resta, da Force India, em Nurburgring (Foto: Force India/Divulgação)
Paul di Resta, da Force India, em Nurburgring (Foto: Force India/Divulgação)
WILLIAMS
Valtteri Bottas:
17º (1min31s693)
Pastor Maldonado: 18º (1min31s707)
Após um dia turbulento, com direito a um princípio de incêndio no box da Williams, Valtteri Bottas se mostrou resignado com o desempenho do FW35. Segundo o finlandês, a equipe de Grove, que disputa seu 600º GP neste fim de semana, não tinha como avançar além da posição deste sábado.  “Tiramos o máximo do carro esta tarde”, disse o piloto de 23 anos. “A disputa foi bem próxima entre Pastor e eu, mas não tínhamos o ritmo no momento para progredir muito. A temperatura da pista aumentou e hoje [sábado] foi um pouco mais ventoso, então cada décimo ou centésimo contou, resultando numa sessão bastante equilibrada.”
Pastor Maldonado, em seu pior desempenho da temporada em classificações, corroborou o raciocínio do finlandês. “Esperávamos algo melhor hoje, mas é muito difícil dirigir o carro numa pista como essa”, justificou o venezuelano. “Precisamos continuar trabalhando duro para resolver os problemas que identificamos com o carro e escalar o pelotão. Amanhã, a corrida vai ser difícil, já que as curvas de baixa não se adequam ao nosso carro, mas faremos de tudo para marcar alguns pontos.”
MARUSSIA
Jules Bianchi: 20º (1min33s063)
Max Chilton: 22º (1min34s098)
Parcialmente recomposto de uma indisposição estomacal que o acometeu na sexta-feira, Jules Bianchi gostou do 20º lugar obtido com a Marussia no grid de Nurburgring, mas espera estar ainda melhor no domingo, após uma nova noite de repouso. “Estou me sentindo bem melhor do que ontem, mas ainda não 100%, então acho que mais uma noite de descanso irá ajudar. Foi bom voltar ao carro e iniciar o processo para ganhar velocidade. Demorou certo tempo para equilibrá-lo ao meu gosto, mas ficamos em uma boa posição para amanhã e estou ansioso para ver o que podemos alcançar em termos de ritmo de prova. O importante será superar Charles [Pic] o mais cedo possível, e manter a situação desta forma”, salientou.
Do outro lado da garagem, Max Chilton aparentou certo desapontamento com o último posto no grid. “Eu estava esperando mais para hoje, pois [Giedo] Van der Garde tinha ficado ao meu alcance durante todo o fim de semana. Parece que eu sofri um pouco mais na classificação e, por algum motivo, não consegui tirar o máximo do carro. De alguma forma, isso é encorajador, porque indica que poderemos contar com nosso ritmo de corrida mais forte. Vamos analisar os dados à noite e fazer o possível para garantir uma boa briga com as Caterhams amanhã”, insistiu.
CATERHAM
Charles Pic:
19º (1min33s063)
Giedo van der Garde: 21º (1min33s734)
Apesar de uma falha no motor de arranque durante sua primeira sequência no treino classificatório, Charles Pic se mostrou satisfeito com o desempenho do CT-03 em Nurburgring. O francês, que vai largar pela quarta vez consecutiva à frente do colega de equipe, lamentou apenas o tráfego em sua volta final. “Minha primeira volta foi muito boa, mas aí fui chamado à pesagem no fim dessa série e tive um problema com o motor de arranque”, disse o francês. “Os mecânicos tiveram de me arrastar aos boxes, mas de qualquer forma, decidimos tentar uma segunda volta. Nesse giro final, meu ritmo foi bom, mas ficamos presos no tráfego no segundo setor, o que nos custou alguns décimos, mas ainda terminamos à frente do nossos rivais mais próximos em 19º e este era o objetivo.”
Giedo van der Garde lamentou um problema de aquecimento nos pneus durante o primeiro setor que comprometeu seu tempo de volta na sessão classificatória. O holandês foi 0s7 mais lento que seu companheiro de Caterham. “A primeira sequência [de voltas] foi boa e os pneus se mostraram melhores do que no último treino livre. Depois, saímos com poucos minutos para o fim da sessão, mas os pneus não funcionaram durante boa parte da primeira metade da volta e, mesmo que tenha melhorado na outra, perdi muito tempo no setor inicial e não pude extrair [do carro] mais do que isso”, queixou-se. “Mas temos um carro bom para amanhã [domingo] e nosso ritmo de corrida se mostrou muito bom.”

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: