22 de jun. de 2013

WEC:Piloto da Aston Martin morre após grave acidente nas 24 Horas de Le Mans

Dinamarquês Allan Simonsen, 34, não resistiu aos ferimentos sofridos com a forte batida na Tertre Rouge

Allan Simonsen (Foto: Divulgação)Allan Simonsen (Foto: Divulgação)
 
O dinamarquês Allan Simonsen, 34, morreu na manhã deste sábado após um grave acidente na quarta volta das 24 Horas de Le Mans. Ele não resistiu aos ferimentos e teve a morte cerebral decretada no centro médico do circuito.

A fatalidade aconteceu às 10h09 (15h09 locais). A bordo do Aston Martin Vantage GTE #95, Simonsen, que disputava a corrida pela sétima vez na carreira, bateu forte na Tertre Rouge e destruiu o guardrail no trecho, provocando bandeira amarela em todo o circuito.
Rapidamente, a equipe médica chegou ao local da colisão e transferiu o piloto ao centro clínico da ACO (Automobile Club de l’Ouest), organização da prova. Três horas depois, contudo, confirmou-se o falecimento do piloto dinamarquês.

A ACO esclareceu que não vai divulgar nenhuma declaração oficial sobre a morte de Simonsen antes de se encontrarem as razões exatas para o acidente. Por pedido da família do piloto, a Aston Martin não vai retirar seus carros da prova.
Simonsen é o 22º piloto a morrer na história de Le Mans. A última fatalidade durante o evento ocorreu em 1997, quando o francês Sébastien Enjolras espatifou seu Welter LM97-Peugeot ainda nos treinos livres.
O último competidor a falecer durante a prova foi Jo Gartner, em 1986. O austríaco, que teve breve passagem pela F1 nos anos 80, chocou seu Porsche 962 na reta da Mulsanne durante as últimas horas da prova. Gartner tinha 32 anos.
Allan Simonsen com o Aston Martin Vantage #95 em Le Mans (Foto: David Vincent/AP)
Allan Simonsen com o Aston Martin Vantage #95 em Le Mans (Foto: David Vincent/AP)
Carreira – Homônimo do famoso atacante do Barcelona e do Borussia Monchengladbach, Allan Simonsen nasceu em 5 de julho de 1978, em Odense, sul da Dinamarca.
Ele começou a carreira nos monopostos, vencendo a F-Ford Dinamarquesa em 1999, antes de se mudar para a Inglaterra, onde competiu na F-Palmer Audi e F-Renault.
Sem dinheiro para tentar vaga na F3000 ou F3, decidiu se concentrar nos GTs: primeiramente na Austrália, e depois na Europa.
Venceu a GT Australiana e, na sequência, correu de 2007 a 2011 nas classes GT2 e GTE-Pro da Le Mans Series – campeonato precursor do WEC (Mundial de Endurance) – pelas equipes Virgo e Farnbacher. Sempre correndo com Ferraris – primeiro a 430 e depois a 458 –, também neste período foi campeão da Asian Le Mans Series na classe GT2.
Nas 24 Horas de Le Mans, o melhor resultado de Simonsen foi um segundo lugar na GT2 em 2010, dividindo uma F430 com Leh Keen e Dominik Farnbacher.
O dinamarquês, que corria pela Aston Martin desde o ano passado, deixa esposa e uma filha.
Confira o vídeo do acidente que matou Allan Simonsen:
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: