10 de jun. de 2013

O Mustang Martini Racing que veio de uma realidade paralela

mustang t5r jalopnik (1)
Este é o Mustang mais f*** que já vimos. Bem… pode ser que amanhã mesmo apareça um mais bonito ainda, mas é pouco provável. Quase impossível. Sério: vai levar algum tempo para você acreditar que este carro existe de verdade.

Ele foi restaurado, modificado e preparado pela Pure Vision Design e, além de maravilhoso, este Mustang tem uma baita história que a gente aposta que você não conhecia.

O ano era 1965. Com o sucesso do lançamento do Mustang nos EUA no ano anterior, a Ford esperava promover o carro na Europa através do automobilismo. Logo de cara o Mustang conseguiu uma dobradinha em sua categoria no rali Tour de France Automobile no ano anterior com a ajuda da Holman & Moody, e o alto escalão da Ford promoveu uma reunião para discutir a melhor forma de se envolver mais com o automobilismo europeu. Depois de um encontro ao acaso com a Martini & Rossi (que mais tarde fundaria a Martini Racing), as duas companhias decidiram unir forças para construir um Mustang de corrida que pudesse competir em ralis. Com a Martini & Rossi fornecendo os recursos financeiros, a Ford enviou para a Europa um Mustang Fastback 1966 equipado com peças do Shelby GT350R e o motor de comando quádruplo usado pela Ford na Fórmula Indy para testes de longa duração. Como a versão de exportação do Mustang era conhecida como T-5, o novo carro de corrida foi chamado de T-5R.

Que bela história, não é mesmo? Pena que nada disso é verdade. Steve Strope é dono da Pure Vision Design, e ele inventou a história toda para acompanhar o Mustang modificado pela oficina. Ele diz que cria uma história para cada um de seus projetos, e nós não vemos nada de errado com isto — na verdade, imaginamos que isto o ajuda a se inspirar para criar seus carros e não ficar apenas correndo atrás de números. Fica tudo mais parecido com arte.
Mas só de olhar para ele dá para perceber que a precisão técnica não foi ignorada. Vamos dar uma olhada nas modificações:
mustang t5r jalopnik (2)

O lado de fora deste Mustang Fastback 1966 foi transformado em uma mistura de Shelby GT350 e carro de rali, com várias peças em fibra de vidro, suspensão ligeiramente rebaixada e faróis auxiliares. As entradas de ar laterais, por sua vez, são totalmente Shelby, e o Spoiler dianteiro vem de um Mustang 69.
mustang t5r jalopnik (4) mustang t5r jalopnik (5) mustang t5r jalopnik

As rodas foram feitas sob medida e inspiradas no monoposto Lotus/Ford 38,  usado por Jim Clark nas 500 Milhas de Indianápolis de 1965. Por dentro, bancos concha forrados com um maravilhoso couro azul decoram o interior depenado, apenas com o essencial para um carro rápido — mas com visual de época. E, claro, em sintonia com as cores da Martini do lado de fora.
mustang t5r jalopnik (8) mustang t5r jalopnik (11) mustang t5r jalopnik (10)

A parte mais espetacular do carro é o obscuro motor Ford Indy 4 cam, V8, todo de alumínio, praticamente o mesmo motor que equipou o Lotus de Jim Clark em sua vitória na edição de 1965 da Indy 500. Com 430 cv e 50 mkgf, o motor teve a cilindrada ampliada de 250 cm³ (quatro litros) para 291 cm³ (4,8 litros) para aumentar o torque em baixa rotação, embora isso tenha reduzido a faixa de corte, que fica entre 7.500 e 9.000 rpm (!!). Para dosar toda essa maldade mecânica há uma caixa manual de quatro marchas que foi banida da NASCAR por ser leve demais.
mustang t5r jalopnik (7)

Talvez este seja o Mustang mais sensacional que já vimos, e só nos deixa imaginando o que teria acontecido se a Ford tivesse mesmo decidido levá-lo para correr na Europa.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: