30 de jun. de 2013

F-1:Rosberg vence prova cheia de imprevistos e reviravoltas na Inglaterra

Em prova marcada por problemas nos pneus, alemão contou com estouro no composto de Hamilton e quebra de Vettel, além de segurar ataque tardio de Webber

Nico Rosberg, da Mercedes, em Silverstone (AP Photo/Lefteris Pitarakis)Nico Rosberg, da Mercedes, em Silverstone (AP Photo/Lefteris Pitarakis)

Nico Rosberg faturou neste domingo sua terceira vitória na carreira e segunda na temporada 2013 da F1, ao sobreviver de forma consistente a todos os imprevistos ocorridos durante o GP da Inglaterra, oitava etapa do calendário.
Partindo do segundo lugar no grid, o alemão foi superado por Sebastian Vettel ainda na largada, e vinha inofensivamente em terceiro quando seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, sofreu um estouro no pneu traseiro esquerdo. Depois, foi a vez do alemão da Red Bull assumir as rédeas do páreo, até ser acometido por uma quebra de câmbio e ficar pelo caminho.
Rosberg assumiu então o comando da corrida, e não esmoreceu diante dos diversos problemas sofridos por outros competidores em relação aos compostos da Pirelli, nem às duas intervenções do carro de segurança ao longo das 52 voltas. No fim, ele ainda teve de se segurar dos ataques de Mark Webber, que fazia uma bela corrida de recuperação após ser tocado por Romain Grosjean na largada e cair para 15º, para receber a bandeirada com sete décimos de vantagem sobre o australiano.

Em sua primeira corrida desde que anunciou sua migração para o Mundial de Endurance, o veterano da Red Bull teve ótimo desempenho e cruzou em segundo, com Fernando Alonso, também em uma tarde bastante agitada, completando o pódio. Hamilton, que despencou para 18º após ver sua borracha traseira esquerda se desfazer, ainda teve tempo e forças para concluir em quarto, com o “moicano” Kimi Raikkonen na quinta posição.
Felipe Massa fez uma espetacular largada a partir do 11º lugar e subiu para quinto, mas também viu seu pneu se esfacelar, rodou e acabou parando em último. O brasileiro foi mais um a ter que escalar o pelotão, mas conseguiu fazê-lo com êxito e concluiu em sexto. Adrian Sutil, Daniel Ricciardo, Paul di Resta e Nico Hulkenberg completaram a zona de pontuação.
Apesar do revés, Vettel continua na ponta do campeonato, com 132 pontos, mas viu Alonso subir a 111 e se aproximar perigosamente. Raikkonen ainda é o terceiro, com 98, seguido por Hamilton (89), Webber (87) e Rosberg (82). Massa está estabilizado em sexto, com 57.

Confira como foi o GP da Inglaterra, volta a volta:

Volta 1 – Pole position, Hamilton mantém a pontana largada  e Vettel rouba a segunda posição de Rosberg. Webber volta a largar muito mal, é tocado por Romain Grosjean e vai para a área de escape, caindo para 15º. Felipe Massa faz uma grande arrancada e pula de 11º para sexto. Depois, ultrapassa Kimi Raikkonen e vai para a quinta colocação. Alonso perde um posto e cai para décimo, mas supera Button e fecha a primeira volta em nono.
Webber toma um toque de Grosjean na largada e vai para a área de escape (AP Photo)
Webber toma um toque de Grosjean na largada e vai para a área de escape (AP Photo)
Volta 2 – Pelo rádio, Red Bull informa a Webber que sua asa dianteira ficou danificada após o toque na largada, mas o australiano segue em frente e, pouco depois, já sobe para 13º. Alonso tenta ganhar terreno e ultrapassa Grosjean na Woodcote, indo para oitavo.
Volta 4 – Com uma sequência de três voltas mais rápidas, Hamilton abre quase dois segundos em relação a Vettel. Webber continua sua escalada pelo pelotão intermediário, superando a Sauber de Nico Hulkenberg pelo 12º lugar.
Volta 7 – Webber supera Button na Stowe e vira o 11º.
Volta 8 – Hamilton é a primeira vítima dos pneus Pirelli, sofre um estouro no traseiro esquerdo e fica para trás. O inglês vai para os boxes trocar os compostos, coloca um jogo de duros e retorna em 18º. Vettel assume a ponta, seguido por Rosberg, Sutil e Massa.
Volta 10 – Massa é acometido pelo mesmo problema de Hamilton: estouro no composto traseiro esquerdo. O brasileiro acabou rodando e sofreu um enorme prejuízo, caindo para último. Vendo a situação do colega, Alonso entra nos boxes para seu primeiro pit imediatamente, junto com Webber e Gutiérrez. Todos colocam pneus duros e o australiano aproveita para trocar a asa dianteira.
Volta 11 – Raikkonen, Ricciardo e Button nos boxes. Os dois primeiros trocam um jogo de médios por outro de duros, enquanto o inglês da McLaren faz o procedimento inverso.
Volta 12 – Rosberg, Sutil e Hulkenberg realizam suas primeiras paradas, também colocando pneus duros.
Volta 13 – Vettel finalmente vai para os boxes e segue a mesma tática dos adversários, trocando a borracha média pela mais dura. O alemão retorna à pista ainda na liderança.
Com problema nos pneus de Hamilton, Vettel foi alçado à liderança, com Rosberg em segundo (AP Photo)
Com problema nos pneus de Hamilton, Vettel foi alçado à liderança, com Rosberg em segundo (AP Photo)
Volta 14 – Grosjean recebe a mensagem “Kimi está mais veloz do que você” pelo rádio da Lotus e cede passagem ao finlandês. Jean-Éric Vergne, que ainda não havia parado e tentava alongar a sequência de voltas com pneus duros, é o terceiro a sofrer um estouro no composto traseiro esquerdo.
Volta 15 – Com 1min36s698, Vettel faz a volta mais veloz da prova naquele momento e abre 2s8 sobre Rosberg.
Volta 16 – O carro de segurança entra na pista, por conta dos detritos deixados pelo pneu de Vergne. Vettel é avisado pelo rádio que seu primeiro jogo de pneus também tinha cortes e seu engenheiro pede que ele “passe longe das zebras”. O engenheiro de Rosberg fala o mesmo ao alemão, “especialmente as zebras nas saídas das curvas de alta”.
Volta 22 - Relargada! Webber ultrapassa Pérez por fora na curva Brooklands, assumindo o oitavo lugar.
Volta 24 - Tentando se recuperar, Hamilton ultrapassa a Sauber de Gutiérrez e sobe para 14º.
Volta 25 - Também em uma corrida de recuperação, Massa supera a Toro Rosso de Vergne pelo 17º lugar. Na sequência, ele também ultrapassa a Williams de Valtteri Bottas e vira 15º.
Volta 29 - Webber ganha a sétima colocação de Grosjean. Ao fim do giro, Raikkonen entra nos boxes para fazer o segundo pitstop e inserir um novo quarteto de compostos duros.
Felipe Massa, durante o GP da Inglaterra (AP Photo)
Felipe Massa, durante o GP da Inglaterra (AP Photo)
Volta 30 - Segundo pitstop para Alonso e Grosjean, que seguem a estratégia de Kimi. O espanhol é liberado à pista no momento em que o francês entrava, e tem de frear bruscamente e desviar o caminho para evitar um contato.
Volta 31 - Webber é mais um a parar, mas segue uma maré contrária e muda para a borracha média.
Volta 33 - Com calçados novos, Raikkonen e Alonso superam Hamilton sem dificuldades pela sexta e sétima posições. Sutil, Sergio Pérez e Paul di Resta vão aos pits para um novo jogo de pneus.
Volta 34 - Webber também supera Hamilton sem grandes cerimônia. O segundo colocado, Rosberg, realiza sua segunda parada.
Volta 35 - Webber faz um grande favor ao companheiro de Red Bull e toma a quarta posição de Alonso. O líder Vettel faz, enfim, o segundo pitstop, regressando à pista com mais um jogo de pneus duros.
Volta 37 – Em uma estratégia diferenciada, Hamilton e Massa param só agora para o segundo pitstop, colocando mais um jogo de compostos duros. O inglês da Mercedes retorna à pista em uma intensa batalha com a Force India de Di Resta. Já o brasileiro se reposiciona em 16º. Com problemas mecânicos, Vergne abandona.
Volta 41 - Hamilton entra na zona de pontuação ao ultrapassar Grosjean na entrada da Stowe. O campeão de 2008 agora é o décimo colocado. Vettel fica lento na pista, sem câmbio, e abandona na reta principal! Alonso realiza seu terceiro pitstop nesse mesmo momento e o carro de segurança é acionado pela segunda vez, para a retirada da Red Bull parada em posição perigosa.
Volta 42 - Rosberg e Webber aproveitam para fazer o terceiro pitstop. A ordem é Rosberg, Raikkonen, Sutil, Ricciardo, Webber, Pérez, Button e Alonso.
Volta 46 - Relargada! Webber supera Ricciardo pelo quarto lugar, enquanto Alonso toma o sétimo posto de Button. Pérez é a quarta vítima dos pneus explosivos, ficando pelo caminho na reta Hangar. Massa entra de novo na zona de pontos, em nono.
Vettel deixa o carro após sofrer uma falha de câmbio em Silverstone (AP Photo)
Vettel deixa o carro após sofrer uma falha de câmbio em Silverstone (AP Photo)
Volta 47 - Webber toma o terceiro lugar de Sutil. Alonso ultrapassa Ricciardo na Club e Hamilton aproveita o embalo para também superar o australiano da Toro Rosso.
Volta 48 - Webber continua em ritmo alucinante e passa Raikkonen, indo para segundo. Alonso repete a manobra de Ricciardo contra Sutil, no mesmo trecho do circuito, e vira quarto. Massa passa Ricciardo e agora é o sétimo colocado.
Volta 49 - Hamilton também se livra de Sutil e se torna o quinto colocado. Webber vai à caça de Rosberg, que responde com o giro mais rápido, 1min33s738, sendo apenas seis centésimos mais veloz do que o australiano.
Volta 50 - Alonso utiliza a asa móvel e rouba o terceiro lugar de Raikkonen. Webber vira 1min33s426 e tira um décimo de Rosberg, mas diferença ainda é de 1s3.
Volta 51 - Hamilton também se livra de Raikkonen e passa a ser o quarto. Massa também ganha uma posição ao manobrar contra Sutil. Webber tira dois décimos de Rosberg, mas ainda está a 1s1 do alemão e não pode abrir a asa móvel.
Volta 52 - Webber registra a passagem mais rápida pelo traçado de 5.891 metros, 1min33s401, mas Rosberg segura as pontas e fica com o primeiro lugar por sete décimos.
Rosberg, Webber e Alonso no pódio do GP da Inglaterra (AP Photo)
Rosberg, Webber e Alonso no pódio do GP da Inglaterra (AP Photo)
DESTAQUE POSITIVO
Neste domingo, não há como apontar apenas um destaque positivo: Nico Rosberg foi muito consistente em sua atuação, enquanto Mark Webber, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e até Felipe Massa deram shows de ultrapassagem e demonstraram grande poder de recuperação. Adrian Sutil por pouco não subiu ao pódio com a Force India e Daniel Ricciardo teve atuação acima da média da Toro Rosso nesta temporada.
DESTAQUE NEGATIVO
Pirelli e a politicagem da F1 em geral. A fabricante construiu compostos demasiadamente frágeis para este ano, mas, quando tentou apresentar alterações exatamente no GP da Inglaterra, algumas equipes foram contra. Deu no que deu.
CURIOSIDADE
Com a quinta colocação, Kimi Raikkonen chegou a 25 corridas consecutivas na zona de pontuação e, enfim, quebrou o recorde que antes pertencia a Michael Schumacher.
Resultado Final – GP da Grã-Bretanha:
Pole position: Lewis Hamilton - 1min29s607
Melhor volta: Mark Webber – 1min33s401
Líderes: Hamilton (1-7); Vettel (8-41); Rosberg (42-52)
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 52 voltas
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 0s7
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 7s1
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 7s7
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) a 11s2
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 14s5
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) a 16s3
8º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 16s5
9º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)  a17s9
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 19s7
11º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 21s1
12º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 25s0
13º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 25s9
14º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 26s2
15º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 31s6
16º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 36s0
17º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 1min07s6
18º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1min07s0




Abandonaram:

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) na volta 52

Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) na volta 47

Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) na volta 42

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) na volta 35

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