30 de jun. de 2013

F-1:Raikkonen lamenta desempenho e aposta em recuperação futura; veja declarações

Pilotos comentam os resultados final do GP da Inglaterra, em Silverstone, 8ª etapa do calendário da temporada de F1

Raikkonen seguido por seu colega de equipe, Grosjean, em Silverstone (AP Photo/Frank Augstein)Raikkonen seguido por seu colega de equipe, Grosjean, em Silverstone (AP Photo/Frank Augstein)

LOTUS
Kimi Raikkonen:
Romain Grosjean: abandonou
Kimi Raikkonen lamenta seu resultado final em Silverstone, alegando não conseguir manter os pneus e ainda precisar fazer mudanças para conseguir voltar ao pelotão da frente nas próximas provas.

“Tentei segurar no final da corrida, mas com a situação dos pneus, com vinte voltas mais usados que os outros, era impossível mantê-los atrás. É uma pena uma prova em que corri tão bem até o final. Tínhamos um ótimo ritmo, e parecia que conseguiríamos facilmente a segunda posição, mas assim são as corridas às vezes. Faz três etapas que não conquistamos o resultado esperado, mas espero que caso tenhamos sorte daqui para frente e nos livremos de alguns erros, nós voltemos para o pelotão da frente”, disse o finlandês.
Romain Grosjean seguiu a linha de pensamento de seu colega de equipe, e afirmou que este final de semana não mostrou o um desempenho satisfatório, servindo apenas para ser esquecido, se focando para a próxima etapa.
“No final da corrida perdemos grande parte da asa dianteira, o que significou que ficou muito difícil de pilotar, então a melhor decisão, e mais segura, foi me retirar. Não sabemos se foi causado por detritos ou por fato de ser uma ova parte, mas trabalharemos para descobrir a raiz deste problema. Antes disso minha corrida não estava seguindo muito os planos e não consegui manter bem os pneus. O safety-car também não ajudou muito, então essa foi uma corrida que prefiro esquecer. Vamos para a Alemanha ter um final de semana melhor”, lamentou o piloto.
MERCEDES
Nico Rosberg:
Lewis Hamilton: 
Aproveitando o abandono e problemas dos pilotos em sua frente, Nico Rosberg cravou sua segunda vitória na temporada, terceira de sua carreira. Apesar de exaltar o resultado, quando questionado sobre a briga pelo título, preferiu desconversar. “Não penso sobre isso agora”, comentou o alemão.
Vítima de um dechapamento de seu pneu, enquanto ainda estava na liderança da prova, Lewis Hamilton mostrou indignação com a situação e disparou contra a Pirelli: “É um problema de segurança. É inaceitável”, criticou o inglês.
RED BULL
Mark Webber:
Sebastian Vettel: abandonou
Mark Webber se viu desapontado com sua queda de rendimento logo na largada da prova, onde saiu em quarto e caiu para 15º. “Eu não tenho nem ideia do que pode ter acontecido”, admitiu o australiano. Porém, o piloto também exaltou a boa recuperação ao fim da prova, em que terminou em segundo.
Quando viu o líder, Lewis Hamilton, cair para trás do pelotão pelo dechapamento de seu pneu, Sebastian Vettel acreditou ser sua chance. Porém, por um problema em sua caixa de câmbio, o alemão acabou abandonando. Ao analisar sua prova, o piloto isentou a Red Bull de qualquer culpa. “É sempre frustrante, mas não vou culpar ninguém do time”, lamentou.
Sebastian Vettel é obrigado a ir embora a pé do traçado (Foto: AP Photos/Nigel Roddis)
Sebastian Vettel é obrigado a ir embora a pé do traçado (Foto: AP Photos/Nigel Roddis)
FERRARI
Fernando Alonso:
Felipe Massa: 
Fernando Alonso não se convenceu com o que a Ferrari mostrou durante o final de semana em Silverstone. Após largar da nona posição e fechar em terceiro, o espanhol admitiu crer que a equipe italiana não tem um ritmo suficiente, e ainda existem pontos a melhorar. “Vimos neste final de semana que o nosso ritmo não está bom o suficiente”, analisou.
O brasileiro Felipe Massa foi a segunda vítima dos pneus Pirelli. Quando vinha na briga pela terceira colocação, o composto explodiu, jogando-o para fora do traçado e para a última colocação. Comentando sobre o episódio, o piloto esbravejou “Estou decepcionado, porque eu perdi essa chance não por causa de um erro meu, mas sim dos pneus”.
Felipe Massa chega sem pneu nos boxes (Foto: AP Photos/Nigel Roddis)
Felipe Massa chega sem pneu nos boxes (Foto: AP Photos/Nigel Roddis)
FORCE INDIA
Adrian Sutil:
Paul di Resta:
Adrian Sutil lamentou sua boa saída neste domingo, mas então teve queda de rendimento por conta dos pneus usados. “O início da prova parecia muito bom, porque nossa estratégia era parar apenas duas vezes nos boxes, e eu estava em quarto logo na primeira volta. Na segunda relargada os carros a minha volta pararam e eu continuei com pneus usados, então foi fácil para eles me ultrapassarem. Foi bastante decepcionante cair tanto logo no final da prova, mas terminar em sétimo nos dá bons pontos, então podemos ficar felizes com o resultado”, analisou o alemão.
Paul di Resta não teve o melhor final de semana do ano, mas comemorou a conquista de dois pontos após largar da última colocação do grid, por conta de uma punição “Não foi a melhor corrida para mim, mas se for olhar tudo o que aconteceu este final de semana, podemos ficar satisfeitos com dois pontos. Então foi um final de semana de altos e baixos, mas definitivamente é bom poder manter nossa corrida pelos pontos, principalmente com dois pilotos terminando na zona de pontuação”.
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
Jean-Éric Vergne: abandonou
Daniel Ricciardo exaltou sua oitava posição no final da prova, mas mostrou insatisfação em permanecer atrás de carros menos velozes, como as Ferraris. O australiano mostrou também preocupação sobre os incidentes com os pneus.
“Foi uma corrida caótica, mas na maior parte estava em uma boa posição. Não tive a melhor das largadas, mas então tentei me recuperar, mesmo perdendo um pouco de tempo nas paradas. No fim da corrida devíamos ter adotado uma outra estratégia, pois estava com pneus usados, e todos que fizeram uma terceira entrada nos boxes me passaram. Oitavo é uma boa colocação, mas estávamos mais velozes que as Ferraris, e terminar atrás delas, principalmente de Massa, que teve um problema nos pneus, é um pouco decepcionante. A situação com os compostos foi perigosa, e não sei o que irão fazer, mas precisamos observar isso”, afirmou.
Jean-Éric Vergne também mostrou profunda decepção com o abandono, mas pontuou bom ritmo apresentado pelo carro da equipe. “Minha largada foi ruim, e isso é algo que temos que observar, porque comprometo nosso desempenho. Mas não teria feito diferença hoje, devido ao problema que tive com meu pneu. Não sei o que aconteceu e não vi nenhum sinal de que poderia acontecer. Entrei nos boxes e troquei os compostos, mas logo que saí para a pista a equipe me chamou de volta, afirmando ter feito um pequeno dano no carro. Ele tornou-se muito difícil de pilotar, e no final a equipe apenas achou melhor eu me retirar. Estou me sentindo desapontado com isso, e algo precisa ser feito a respeito e logo. Esse final de semana é para se esquecer, mas ao menos fomos capazes de mostrar que o carro estava competitivo”.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 10º
Esteban Gutiérrez: 14º
Nico Hulkenberg afirmou ter ficado bastante contente com a prova que teve neste domingo, e mostrou satisfação com o desempenho em pista. “A corrida hoje foi bastante divertida. Tive alguns bons duelos e pude ir até o limite. Foi muito bom poder pilotar o carro em um traçado tão veloz como Silverstone. Acredito que nossa velocidade era o que esperávamos, e acho que no geral foi melhor do que deste sábado”.
Esteban Gutiérrez ressaltou os incidentes de Silverstone, e declarou que mesmo que isso tenha atrapalhado o andamento da corrida, a equipe se saiu bem. “Foi uma prova louca, porque muitas coisas aconteceram e apenas tentei manter o foco e fazer o melhor da situação. Meu carro ainda está um pouco complicado para se pilotar em curvas de baixa velocidade, mas no geral foi tudo ok”, disse.
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Silverstone (Foto: AP Photos/ Frank Augstein)
Esteban Gutiérrez, da Sauber, em Silverstone (Foto: AP Photos/ Frank Augstein)
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 11º
Valtteri Bottas: 12º
Apesar de terminar fora da zona de pontuação, Pastor Maldonado exaltou o ritmo apresentado em Silverstone, e admitiu que caso não fosse o toque de Nico Hulkenberg, poderia ter terminado no top-10. “Foi uma corrida difícil, mas nosso ritmo estava consistente. Não fomos velozes o suficiente, mas fiquei feliz com o equilíbrio do carro e não tivemos problemas com os pneus. Estou focado em continuar progredindo, particularmente nos classificatórios. Ficamos próximos de marcar nosso primeiro ponto hoje, mas antes da segunda relargada eu estava na pista quando Hulkenberg sofreu uma escapada e, ao voltar para o traçado, causou um contato em mim, o que me resultou na perda de duas posições”, comentou o venezuelano.
Valtteri Bottas lamentou as complicações de pilotar seu monoposto neste domingo, e ressaltou pontos que ainda precisam ser trabalhados pela equipe. “Não foi uma corrida muito fácil para mim porque o carro estava muito difícil de pilotar. Não tínhamos o melhor ajuste na tomada de tempos e prova, e também perdemos um pouco de tempo nas paradas, então precisamos melhorar em todas as áreas. Pontos foram totalmente possíveis hoje, mas infelizmente deixamos escapar”.
MCLAREN
Jenson Button: 13º
Sergio Pérez: abandonou
Jenson Button chegou a criticar os incidentes dos estouros dos pneus, afirmando que a situação oferece perigo para os pilotos que estão na pista. O inglês também agradeceu aos fãs de sua terra natal pelo apoio. “No final da prova, acabei vulnerável diante dos meus adversários, que estavam com compostos novos. Por questões de segurança, os problemas com os pneus precisam ser compreendidos. É perigoso para todos os pilotos. Felizmente as coisas podem ser mudadas para a próxima prova. Finalmente, eu gostaria de agradecer os fãs que me apoiaram todo este final de semana, e isso realmente me fez feliz”, exaltou o inglês.
Jenson Button, em Silverstone (Foto: AP Photos/Jon Super)
Jenson Button, em Silverstone (Foto: AP Photos/Jon Super)
Sergio Pérez lamentou o problema que teve com seu composto, mas afirmou que de um aspecto geral destes dias em Silverstone, o time fez pregressos úteis. Foi uma grande pena para o time, precisávamos do resultado. Os pneus foram um grande problema, felizmente não aconteceu nada de mais grave com ninguém. No geral, fizemos um bom e sólido avanço durante o final de semana. Fizemos alguns ajustes úteis e mostramos que nosso ritmo deu um passo á frente. Esses são pontos positivos que podemos observar. Apenas fomos muito sem sorte hoje.
MARUSSIA
Jules Bianchi: 16º
Max Chilton: 17º
Jules Bianchi lamentou não ter conseguido terminar a prova à frente de Charles Pic, da rival Caterham. O francês explicou que a Marussia não conseguiu em nenhum momento achar um bom caminho para o acerto de seu carro no final de semana em Silverstone. “No geral, foi uma corrida difícil. Não foi um final de semana tranquilo e temos agora uns dois dias para nos concentrarmos de novo antes de irmos para a Alemanha, onde esperamos ir melhor.”
Mesmo terminando atrás de seu companheiro mais uma vez, Charles Pic destacou o fato de ter participado de seu primeiro GP da Inglaterra na F1. “Foi um dia que nunca vou esquecer. Foi um grande final de semana com muitas experiências para mim”, disse.
CATERHAM
Charles Pic:
15º
Giedo van der Garde: 
18º
Charles Pic ressaltou os bons pontos de sua prova, e pontuou a distância que apresenta dos demais pilotos do pelotão de trás do grid. “Creio que foi uma boa corrida, estou satisfeito com ela correu. Acabamos terminando em 15º, o que não é uma posição ruim, e estamos confortavelmente à frente de nossos adversários mais próximos, então é um resultado positivo”.
Mesmo reconhecendo o difícil final de semana, Giedo van der Garde manteve o otimismo para a próxima etapa, na Alemanha. “Foi uma tarde frustrante para mim para ser honesto, mas não havia muito o que fazer. Mesmo sabendo que enfrentaríamos algumas lutas durante este final de semana, acredito que fizemos um pequeno progresso, nos aproximando dos nossos adversários. A próxima etapa é na Alemanha, e por ser logo em seguida de Silverstone, podemos continuar aprendendo, e é sobre isso que a temporada consiste”.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: