30 de jun. de 2013

F-1:"Perdi um pódio por essa situação perigosa dos pneus", dispara Massa

Brasileiro elogiou ritmo de seu carro em Silverstone, mas não poupou críticas aos problemas com o composto da Pirelli: "Nossa segurança é o mais importante"

Felipe Massa com o pneu estourado, em Silverstone (AP Photo/Nigel Roddis)Felipe Massa com o pneu estourado, em Silverstone (AP Photo/Nigel Roddis)

Depois de fazer uma grande largada neste domingo, subindo da 11ª para a quinta colocação, Felipe Massa se posicionou como forte candidato ao pódio no GP da Inglaterra, já que estava lutando pelo terceiro lugar com Adrian Sutil quando Lewis Hamilton sofreu um estouro em seu pneu traseiro esquerdo, na oitava volta.

Duas passagens mais tarde, entretanto, o brasileiro foi acometido pelo mesmo problema do inglês da Mercedes, e acabou rodando. O ferrarista ainda conseguiu retornar à pista e rumar aos boxes para trocar os compostos, mas não sem cair para a última colocação. Depois, ele protagonizou uma eficiente recuperação e concluiu a oitava etapa da temporada em sexto.
Apesar de satisfeito com seu desempenho no geral, o vice-campeão de 2008 fez coro a todas as vozes que classificaram como “inaceitável” o problema enfrentado com a borracha da Pirelli em Silverstone. “Eu ia terminar no pódio hoje. Estou decepcionado, porque eu perdi essa chance não por causa de um erro meu, ou de estratégia, ou qualquer coisa do tipo, mas sim por causa de uma situação inaceitável dos pneus”, reclamou.

“Dei um pouco de sorte, porque foi na curva 5. Eu tive bastante espaço para parar o carro e seguir em frente. Mas é muito perigoso. Se isso ocorrer em outro local, pode provocar um grande acidente e isso é inaceitável. Acho que nossa segurança é o mais importante. Há muita discussão sobre ‘esse pneu duro é melhor para um time, o macio é melhor para o outro’, mas isso conta menos do que nossa segurança”, disparou.
Massa admitiu ter ficado cauteloso quanto a apertar o ritmo novamente após a falha, “pensando que talvez pudesse acontecer de novo”. “Mas eu apertei assim mesmo. Coloquei nas mãos de Deus. Não dá uma sensação muito boa fazer isso, mas é a nossa situação. Então é por isso que eles [Pirelli] precisam fazer algo em relação aos pneus”, seguiu.
Sobre sua atuação em si, Felipe se mostrou bastante satisfeito. “Acho que fiz uma largada e uma primeira volta fantásticas. Tive um ótimo ritmo e nosso carro estava bastante competitivo. Eu estava em terceiro e quarto quando, de repente, me vi em último por causa dessa situação perigosa dos pneus. E aí a corrida passou a ser muito boa, de novo, depois disso. Não dá para dizer que não estou feliz com o sexto lugar, depois de tudo o que aconteceu”, analisou.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: