8 de jun. de 2013

F-1:Canadá comprova desequilíbrio em disputa interna de RBR e Lotus

Em sete GPs disputados em 2013, Webber e Grosjean ainda não conseguiram derrotar Vettel e Raikkonen em classificações; Massa completa 5 provas sem superar Alonso

Grosjean (foto) não supera Raikkonen em classificações desde o Japão-2012 (Foto: Beto Issa/Tazio)Grosjean (foto) não supera Raikkonen em classificações desde o Japão-2012 (Foto: Beto Issa/Tazio)
 
 
Além do retorno de Sebastian Vettel ao topo do grid e do surpreendente desempenho de Valtteri Bottas, o treino classificatório do GP do Canadá evidenciou, ao menos nos números, a paulatina decadência de dois pilotos: Mark Webber, da Red Bull, e Romain Grosjean, da Lotus.

Longe da disputa pelo título, ao contrário de Vettel e Kimi Raikkonen, Webber e Grosjean completaram neste sábado sete GPs sem largar à frente de seus companheiros de equipe. Em consonância com as estatísticas de 2012, os números são ainda mais alarmantes para o francês, que não supera o campeão de 2007 desde a etapa japonesa no ano passado – no total, 12 provas.
Na média comparativa de tempos, Webber e Grosjean também padecem: desde o início do ano, o australiano tem sido 0s9 mais lento do que Vettel, assim como o campeão da GP2 em relação a Raikkonen. Neste quesito, as equipes só perdem para as diferenças na Sauber – 0s989, entre Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez – e na Force India – 1s080, entre Paul di Resta e Adrian Sutil.
O último valor, contudo, possui uma distorção. No GP da Malásia, Di Resta só foi 7s6 mais lento que Sutil porque o alemão registrou seu melhor tempo em piso seco, enquanto o britânico foi prejudicado por sair da garagem apenas sob chuva.
Ferrari – A boa forma de Felipe Massa no início do ano, quando superou Fernando Alonso por dois GPs consecutivos, parece ter ficado para trás. O brasileiro, que vai largar em 16º, já amarga cinco provas sem derrotar o espanhol. Neste sábado, Alonso emplacou uma vantagem de 1s5 no cronômetro.
Pastor Maldonado também não vive grande fase. Acostumado a bater Bruno Senna com tranquilidade no ano passado, o venezuelano tem tido dificuldade para superar Valtteri Bottas. Até o GP do Canadá, o finlandês, terceiro mais rápido em Montreal, já contabiliza cinco GPs à frente do latino-americano no grid.
O GP do Canadá, sétima etapa da temporada, será realizado neste domingo, às 15h (de Brasília). Em razão do amistoso entre Brasil e França, a prova terá apenas a primeira hora transmitida pela TV Globo.
Temporada 2013 – confrontos internos nas equipes (após 7 GPs):
(*) Vantagem na diferença média para Sutil.
Equipe Placar Dif. média
RED BULL Sebastian Vettel 7 x 0 Mark Webber  0s903
FERRARI Fernando Alonso 5 x 2 Felipe Massa  0s352
MCLAREN Jenson Button 4 x 3 Sergio Pérez  0s511
LOTUS Kimi Raikkonen 7 x 0 Romain Grosjean  0s921
MERCEDES Lewis Hamilton 4 x 3 Nico Rosberg  0s193
SAUBER Nico Hulkenberg 7 x 0 Esteban Gutiérrez  0s989
FORCE INDIA Paul di Resta 4 x 3 Adrian Sutil  1s080 (*)
WILLIAMS Pastor Maldonado 2 x 5 Valtteri Bottas  0s472
TORO ROSSO Jean-Éric Vergne 3 x 4 Daniel Ricciardo  0s306
CATERHAM Charles Pic 4 x 3 Giedo van der Garde  0s159
MARUSSIA Jules Bianchi 6 x 1 Max Chilton  0s649


Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: