16 de mai. de 2013

Teste: Renault Captur - Urbanidade explícita

 Fotos: Divulgação
Teste: Renault Captur - Urbanidade explícita
O SUV Renault Captur abandona qualquer aspiração off-road e assume postura de sedã


A Renault apresentou o Captur no Salão de Genebra deste ano com o objetivo de disputar o segmento de SUVs compactos na Europa. E muitos viram no carrinho uma boa possibilidade de a Renault iniciar um processo de refinamento de sua linha no Brasil – hoje restrita a modelos criados fora da matriz francesa.
Oficialmente, a marca não cogita trazê-lo ao país. Ainda mais porque já tem boa presença na categoria com o Duster, desenvolvido pela subsidiária da Renault, a romena Dacia.

Construído sobre a plataforma do Clio IV europeu – apresentado no Salão de Paris, no ano passado –, o Captur tem linhas musculosas, mas bem distantes do jeito “rústico” do modelo com origem no Leste Europeu. O utilitário traz a mais recente filosofia de estilo da Renault, inaugurada no compacto francês e introduzida até no Clio II, produzido na Argentina e vendido no Brasil. Além disso, oferece a possibilidade de personalização, com apliques no teto e nas caixas dos retrovisores em cores diferentes do restante da carroceria. E se encaixa no conceito de SUV urbano, com muito mais atributos de conforto para a cidade do que capacidade para sair da estrada.



O Captur é oferecido em três versões – Wave, Live e Energy. Desde a variante de entrada, o utilitário já vem bastante equipado. Conta com os triviais trio elétrico, ar-condicionado, rádio com CD/USB/MP3, além de controle de estabilidade, controle de cruzeiro, airbags e luzes diurnas de led. A versão acima adiciona um sistema de som mais refinado, além de revestimento em couro do volante – que recebe controles do som. Na topo de gama há um sistema de infoentretenimento com tela de sete polegadas sensível ao toque, comando de voz, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 17 polegadas.

A linha de motores reforça a vocação do Captur para as ruas. Emprestadas pelo Clio, as opções são um três cilindros 0.9 litro turbo a gasolina de 90 cv e outro 1.5 litro diesel também com 90 cv. Para a versão de topo da gama, há ainda outro turbo a gasolina, com 1.2 litro e 120 cv de potência. A ausência de tração 4X4 – recurso descartado pela Renault até o momento – ratifica o caráter urbano.

Com 6 cm a mais que o hatch, o utilitário mede mede 4,12 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,67 de altura. A capacidade do porta-malas é de 450 litros. As diversas configurações do banco traseiro, no entanto, permitem uma ampliação para até 1.200 litros. Há a possibilidade ainda de reconfigurar o assento traseiro para gerar mais espaço para os ocupantes. Com auxílio de um sistema de correr, a área para as pernas ganha até 226 milímetros. A versão testada Captur Energy, topo da linha, custa 15.950 euros, o equivalente a R$ 42 mil.



Primeiras impressões

Utilidade urbana

Biarritz/França – O primeiro detalhe que o Captur revela é sua excelente posição de dirigir. A ergonomia é suficiente para dar conforto, com sensação de segurança e ótima visibilidade de tudo ao redor. A precisão da direção também é uma sensação imediata e permite mudanças rápidas de traçado, com grande auxílio da suspensão dianteira.

Por ser um carro relativamente alto, o Captur tem seus pontos fracos. A suspensão traseira tem ajuste até rígido em baixa velocidade, mas fica macia demais na medida em que se acelera. A traseira rola com certa facilidade em curvas mais agressivas, além de inclinar bastante em freadas bruscas.

A vida dentro do utilitário é bastante agradável. Além de um bonito ambiente, proporcionado pelo bom acabamento da Renault, o conforto está presente em boas doses. A sensação é de estar dentro de um sedã de segmentos superiores. A lembrança de que trata-se de um utilitário vem apenas pelo olhar de cima para os outros carros no caminho.



Ficha técnica

Renault Captur 2014 1.2

Motor: Gasolina, turbo, dianteiro, transversal, 1.197 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
Transmissão: Automática de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 120 cv a 4.900 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 10,9 segundos.
Velocidade máxima: 192 km/h .
Torque máximo: 19,3 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 72,2 mm x 73,1 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.
Suspensão:
Pneus: 205/55 R17.
Freios: A discos ventilados. Oferece ABS e EBD.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Com 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,56 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Oferece airbags duplos frontais e laterais.
Peso: 1.180 kg.
Capacidade do porta-malas: 450 liltros.






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