10 de mai. de 2013

Dez GIFs que explicam como os carros funcionam


gid abre

Você sabe como seu carro funciona? Por mais que a gente entenda bastante sobre nossa obsessão, sempre há algo para aprender. Estes aqui são dez GIFs que explicam as maravilhas do automóvel moderno.

Motor quatro-tempos a gasolina


Olhe mais de perto, porque provavelmente é isto o que acontece debaixo do seu capô o tempo todo. Motors a gasolina usam velas para ignição, enquanto que o diesel pega fogo sozinho devido à alta compressão.

Motor em linha


Embora a maioria dos fabricantes use motores em V para economizar espaço, olhar para este seis-em-linha só te faz pensar em um BMW M3 E46.

Motor em V


Um motor em V (este aqui só tem dois cilindros, como um Morgan Three-Wheeler) é mais compacto e praticamente todos os carros grandes do planeta os utilizam.

Motor Boxer


Poucos fabricantes ainda insistem nos motores com cilindros opostos, e a Porsche é um deles. Motores boxer são bons porque deixam o centro de gravidade mais baixo, o que é ótimo para a dirigibilidade.

V-TEC, YO


Com o comando de válvulas variável, a personalidade do motor pode mudar drasticamente de acordo com a rotação: baixas, as válvulas se abrem menos e o motor fica mais econômico. Rotações altas, maior abertura das válvulas,  MORE POWAAAAH.

Diferencial


Existem vários vídeos que explicam como os diferencial evita que as rodas girem ao mesmo tempo o tempo todo (este aqui é nosso favorito), mas este GIF (de Lego) já dá uma ideia. Quando é preciso dividir o torque entre as rodas de um mesmo eixo, o diferencial é o responsável por distribuir a força.

Motor Wankel

wankel
Quatro tempos em apenas um giro do eixo principal do motor (equivalente ao virabrequim).

CVT


Muitos carros novos estão deixando de lado as caixas automáticas tradicionais em favor da tansmissão de variação contínua, que usa cones e correias para agir como um conjunto de marchas infinitas. Nos primeiros DAF só era possível ir para a frente ou para trás na mesma velocidade. Não foi para isso que a transmissão foi inventada, mas é assim que ela funciona.

Transmissão com dupla embreagem


Ainda mais avançada que a CVT é a caixa com dupla embreagem. São duas embreagens (sério?), o que significa que enquanto você está em uma marcha a outra já está pré-selecionada para você trocar tão rápido quanto o Alonso. Só tem um problema: o peso extra.

Motoristas


E é assim que você se sente quando tudo se junta.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: