28 de mai. de 2013

Audi A3 e-tron e g-tron chegam à Europa em 2014

Fotos: Divulgação
Audi A3 e-tron e g-tron chegam à Europa em 2014 Exibidos na Suíça, modelos fazem parte do plano de compromisso da marca alemã com o meio ambiente

O Audi A3 ganhará mais duas variantes em 2014 na Europa. Apresentadas no Salão de Genebra, em março deste ano, as versões e-tron e g-tron foram confirmadas pela marca alemã e serão comercializadas no mercado europeu ano que vem, de acordo com o site Autoblog Español. Segundo a Audi, os modelos são parte do compromisso da fabricante com o meio ambiente. Na configuração e-tron, o hatch é um híbrido plug-in, ou seja, alia um motor a combustão e outro elétrico. O propulsor a gasolina é o 1.4 litro TSFI que gera 152 cv de potência combinado com um motor elétrico que desenvolve mais 102 cv.

Apesar disso, o conjunto mecânico tem "apenas" 206 cv e cumpre o zero a 100 km/h em 7,6 segundos. A transmissão é a S-Tronic de seis velocidades e dupla embreagem. O A3 e-tron atinge uma velocidade máxima de 222 km/h. O hatch ecológico tem três opções de condução: totalmente a combustão, híbrido ou totalmente elétrico. Combinados, a autonomia chega a 66,6 km/l. Já no modo somente elétrico, o carro é capaz de andar cerca de 50 km com velocidade máxima de 130 km/h. A Audi não divulgou quanto tempo as baterias levam para serem completamente recarregadas em uma tomada comum, já que se trata de um plug-in.



Já o Audi A3 g-tron poderá ser movido a gás natural – GNV –, gasolina ou e-gas – metano sintético – produzido pela própria fabricante. O motor é o 1.4 litro TSFI que sofreu modificações nos sistemas de turbo e injeção, além do catalisador para receber a tecnologia. As alterações feitas não interferiram na potência e o modelo entrega os mesmos 110 cv de potência e 20,3 kgfm de torque da versão 1.4 litro somente a gasolina. O propulsor é capaz de levar o A3 Sportback g-tron até os 100 km/h em 11 segundos e à velocidade máxima de 190 km/h.

O modelo ainda conta com um regulador eletrônico da pressão do gás. O componente reduz a pressão elevada com que o gás é expelido dos tanques em duas fases, até que ela se estabilize entre 5 a 9 bar. Desse modo, a pressão do gás nas válvulas de admissão será sempre adequada: baixa numa condução visando economia, ou alta quando o condutor exige potência do motor. Quando a pressão nos tanques de gás baixar dos 10 bar, a propulsão do A3 Sportback g-tron se converte automaticamente para gasolina. Já o consumo médio a 100 km/h não passa dos 3,5 kg de gás – natural ou Audi e-gas. Por outro lado, as emissões de CO² ficam abaixo dos 95 g/km.
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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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