14 de mai. de 2013

As pinturas de corrida mais legais de todos os tempos

red-shark_002
 Quando Colin Chapman estampou as cores de uma patrocinadora em seus Lotus de F1, abrindo as comportas de dinheiro, as pinturas de corrida tornaram-se um elemento importante no automobilismo, tanto pelo apelo visual, quanto pelo financiamento do esporte. Aqui estão as pinturas de corrida mais legais

Castrol




Sugerido por: jao k2
Por que é legal? Antes de enlouquecer e começar a fazer o “óleo oficial do Cristiano Ronaldo” ou o “lubrificante oficial da NFL” a Castrol foi uma das maiores patrocinadoras do automobilismo mundial. A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala do patrocínio é o Celica GT-Four vencedor do WRC em 1993 e 1994, uma pintura tão marcante que acabou também tornando-se um ícone dos games. Sem o mesmo padrão do Celica, porém mantendo as cores tradicionais, a Castrol patrocina carros e motos no WTCC, MotoGP, Fórmula 1, DTM, V8 Supercar e Rali Dakar.


British Racing Green, Rosso Corsa e Bleu de France




Sugerido por: Fla3D
Por que são legais? No primeiro Grande Prêmio da história cada carro representou sua pátria e cada país tinha sua cor nacional. Os franceses usaram azul, os italianos usaram o preto e os belgas, o amarelo. Os ingleses seriam os anfitriões, mas o parlamento limitou a velocidade dos carros a 20 km/h, o que impediu a realização da corrida no país. A solução foi levar a prova para a Irlanda, ainda parte do Reino Unido. Como agradecimento aos irlandeses, o Napier 1903 que representaria a Inglaterra foi pintado de verde.
Nas décadas seguintes alguns países acabaram trocando as cores nacionais: os italianos tomaram o vermelho dos americanos (que passaram a usar o azul imperial e/ou faixas de corrida) e os alemães passaram a usar o prata – deixando o branco para os japoneses.


Faixas de Corrida


(Racing Stripes)



Sugerido por: Crazy_finnish L6 4.1
Por que são legais? As faixas de corrida foram inventadas por Briggs Cunningham, um piloto, construtor e chefe de equipe que decidiu pintar duas faixas longitudinais azuis em seus carros brancos para que eles fossem facilmente identificáveis pelo público e imprensa. Com o sucesso dos carros em Le Mans, as faixas ficaram conhecidas inicialmente como “Le Mans Stripes” (faixas Le Mans). A tradição foi mantida por Carroll Shelby, que também passou a usar as faixas de corrida em seus carros. Nas décadas seguintes as faixas seriam copiadas por vários outros fabricantes.


Williams FW15C




Sugerido por: Carlos
Por que é legal? Como se não bastasse ser um dos melhores carros de corrida já feitos, o Williams FW15C tinha as cores consagradas pelos campeonatos de Piquet e Mansell em 1987 e 1992 e um detalhe divertido. A produtora de games SEGA estava divulgando o recém-lançado Sonic e decidiu fazer uma analogia com a velocidade dos carros. O detalhe na pintura mostra que Prost teve uma pequena ajuda para vencer o mundial naquele ano.


Equipe Willys




Sugerido por: DelfiniMattos
Por que é legal? Surgida ainda numa era anterior às pinturas de patrocinadores, a equipe Willys adotou um esquema semelhante ao usado pelos ingleses, mas com as cores invertidas como os uniformes usados pelos atletas olímpicos brasileiros, onde o amarelo é predominante e o verde usado para os detalhes. Tal como os carros da Cunningham e Shelby, os Willys eram facilmente identificados por sua faixa verde longitudinal (e por andar de lado nas mãos de Bird Clemente).


Alitalia




Sugerido por: Fernando
Por que é legal? A Alitália entra na lista por estampar a carroceria de um dos carros mais brilhantes a ter cruzado as pistas de rali, o Lancia Stratos. A associação é tão forte que o Stratos fica irreconhecível com outro patrocinador – como a Marlboro – e  leva algum tempo até se acostumar com as versões de rua pintadas com uma cor apenas.


Red Bull/Toro Rosso




Sugerido por: Marcos
Por que são legais? A Red Bull é uma das raras empresas que investem mais de 25% de seu orçamento anual em publicidade. O resultado disso é a bela pintura azul com os touros vermelhos em praticamente todas as categorias do automobilismo mundial, além de aviões e até carrinhos soapbox. É uma das poucas pinturas modernas que leva jeito para se tornar um futuro clássico.

John Player Special



Sugerido por: Sinatra
Por que é legal? Colin Chapman foi o homem que “matou” o British Racing Green dos carros ingleses quando pintou os carros da Lotus com o vermelho-branco-e-dourado dos cigarros Gold Leaf em 1968. Foram os primeiros carros de F1 a ostentar patrocínios em sua pintura. As cores da Gold Leaf estamparam os Lotus até 1972, quando deram lugar a outra marca do mesmo grupo, a John Player Special. A combinação de preto e dourado foi imortalizada pelos títulos de construtores de 1972, 1973 e 1978, pela coroação de Emerson Fittipaldi em 1972 e Mario Andretti em 1978, além de ser o carro mais famoso de Ronnie Peterson e o primeiro carro competitivo de Ayrton Senna.


Marlboro




Sugerido por: R.Melo
Por que é legal? A pintura da Marlboro tão associada às McLaren, que muitas pessoas chegam a confundir os carros de outras equipes. O primeiro carro pintado com o layout do maço de Marlboro foi o BRM P180 em 1972 e no ano seguinte o Williams FX3, da primeira equipe de Frank Williams (distinta da atual Williams). A parceria com a McLaren começou em 1974 e durou até 1996, mas as cores da marca não ficaram restritas à Fórmula 1. A americana Penske correu de 1986 a 2006 com a mesma pintura consagrada pelos McLaren. Outras equipes que correram com as cores foram a Joest Racing, a Mitsubishi Ralliart, a Holden Dealer Team e a Toyota Motorsport.


Jordan




Sugerido por: O_Carona
Por que é legal? A Jordan é lembrada por sua atitude “rock n roll” e por trazer um pouco de cor à F1. Em 1997 a equipe ressuscitou as nose arts usadas em antigos aviões de guerra, estampando o bico do carro com o desenho de uma cobra. Em 1998 o bico ostentava uma vespa, e em 1999, um tubarão. Em 2000 a equipe abandonou as nose arts, mas manteve a bela e chamativa pintura amarela com detalhes pretos.


Subaru WRC




Sugerido por: lucasfs87
Por que é legal? Some uma sequência de carros arrasadores e vencedores a uma pintura simples, mas original e característica e você terá um ícone pronto para ser adorado por uma legião de entusiastas. O azul chegou à Subaru pelos cigarros 555, mas casou tão bem que continuou por lá e se tornou a cor tradicional da marca.


Martini Racing




Sugerido por: Geraldo_Lima
Por que é legal? O que o Porsche 917 de Le Mans, o Lancia Delta do Grupo B, os Brabham de F1 e o Focus de Colin McRae têm em comum? As cores da Martini. A destilaria italiana foi uma das primeiras a entrar no mundo do automobilismo com uma pintura que marcou época. Olhando bem é possível notar algumas semelhanças entre a Martini e a Red Bull, da faixa tricolor no bico dos carros à abrangência de categorias e modalidades.


Gulf Oil





Sugerido por: todo mundo
Por que é legal? O azul-com-laranja da Gulf decorou e ainda decora grandes bólidos de Le Mans. Antes do Ford GT40 aparecer em La Sarthe vestido a rigor, a combinação de azul-céu com laranja não parecia funcionar muito bem. Foi preciso um heroi da classe trabalhadora e o cara mais descolado do universo para que o mundo percebesse como essa mistura de cores é legal. Todo mundo odeia o Chris, mas adora a pintura da Gulf Oil.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: