13 de abr. de 2013

WEC: Toyota domina 1ª fila em Silverstone; Aston Martin de Senna é pole na GT

Na LMP2, equipe Delta-ADR de Antônio Pizzonia fica com o melhor tempo do grid

Dupla de protótipos TS030 da Toyota, em Silverstone (Foto: Toyota)Dupla de protótipos TS030 da Toyota, em Silverstone (Foto: Toyota)
 
A Toyota mostrou suas garras logo na primeira classificação da temporada 2013 do Mundial de Endurance e abocanhou a primeira fila das 6 Horas de Silverstone.
Com a pista molhada o TS030 #7 conduzido por Alexander Wurz e Nicolas Lapierre ficou com a pole position e sai ao lado do #8, do trio Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.

O primeiro Audi aparece em terceiro, com os veteranos Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval. A surpresa ficou para o protótipo que ocupa a quarta posição, com o Lola-Toyota da equipe independente Rebellion, com os pilotos Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Neel Jani, superando o outro R18 do time oficial da montadora alemã, dos atuais campeões mundiais André Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Tréluyer.

Audi R18 e-tron em Silverstone (Foto: Audi)
Audi R18 e-tron em Silverstone (Foto: Audi)
Na classe LMP2, a inglesa Delta-ADR, que tem entre seus pilotos em Silverstone o brasileiro Antônio Pizzonia, ficou com a primeira posição com seu protótipo Oreca 03-Nissan. A segunda posição ficou com os franceses da OAK Racing, com um Morgan-Nissan.
Entre os GTs, o Aston Martin dominou o grid dobradinhas nas duas classes. Na GTE Pro, o Vantage V8 #97, que tem Bruno Senna no trio (menos experiente que os companheiros Darren Turner e Stefan Mucke, o brasileiro não participou da classificação), ficou com a pole position, com o #99 em segundo, deixando para trás os carros das equipes oficiais da Porsche e da Ferrari (AF Corse). Na GTE Am, outros dois Vantage V8 nas duas primeiras colocações. O Corvette da equipe Larbre, do brasileiro Fernando Rees, sai em quinto.
A sessão foi marcada pela confusão. Choveu entre as tomadas das categorias GT e LMP, fazendo que os protótipos andassem em uma pista em condições difíceis. Além disso, o sistema de cronometragem sofreu com problemas e os tempos não foram confirmados ao final do treino.
Vantage V8 da equipe Aston Martin, em Silverstone (Foto: Alexandre Guillaumot/DPPI)
Vantage V8 da equipe Aston Martin, em Silverstone (Foto: Alexandre Guillaumot/DPPI)
Isso em um dia em que a categoria já estava utilizando pela primeira vez um novo sistema para a formação do grid, usando a média das quatro voltas realizadas por dois pilotos de cada carro (duas para cada um) em vez sessão convencional com apenas um piloto na condução.
A largada das 6 Horas de Silverstone acontece neste domingo, às 8h10 (do horário de Brasília).
Grid de largada – 6 Horas de Silverstone (5 primeiros por classe):

LMP1  
Pos. Equipe/Modelo/Pilotos Média
1º. Toyota #7 TS030 – Hybrid (Alexander Wurz/Nicolas Lapierre), 1min48s021
2º. Toyota #8 TS030 – Hybrid (Anthony Davidson/Sébastien Buemi, Stéphane Sarrazin), 1min49s995
3º. Audi #2 R18 e-tron quattro (Tom Kristensen/Loic Duval/Allan McNish), 1min51s283
4º. Rebellion #12 Lola B12/60 Coupé-Toyota (Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld), 1min52s124
5º. Audi #1 R18 e-tron quattro (André Lotterer/Benoit Tréluyer/Marcel Fassler), 1min53s488




LMP2
1º. Delta-ADR #25 Oreca 03-Nissan (Tor Graves/Antônio Pizzonia/James Walker), 1min55s148
2º. OAK #24 Morgan-Nissan (Olivier Pla/David Heinemeier/Alex Brundle), 1min57s629
3º. G-Drive #26  Oreca 03-Nissan (Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway), 1min57s697
4º. OAK #35 Morgan-Nissan (Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowmann), 1min58s729
5º. Lotus #32 T128-Praga (Thomas Holzer/Dominik Krahamer/Jan Charouz), 2min01s555




LMGTE Pro
1º. Aston Martin #97 Vantage V8 (Darren Turner/Stefan Mucke/Bruno Senna), 2min00s566
2º. Aston Martin #99 Vantage V8 (Paul Dalla Lana/Frédéric Makowiecki/Pedro Lamy), 2min00s772
3º. Porsche AG Manthey #91 911 RSR (Jorg Bergmeister/Patrick Pilet/Timo Bernhard), 2min01s308
4º. Porsche AG Manthey #92 911 RSR (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas), 2min01s452
5º. AF Corse #51 Ferrari F458 Italia (Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella), 2min01s512




LMGTE Am
1º. Aston Martin #96 Vantage V8 (Roald Goethe/Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter), 2min01s158
2º. Aston Martin #95 Vantage V8 (Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen), 2min01s544
3º. AF Corse #61 Ferrari F458 Italia (Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci), 2min02s396
4º. 8 Star #81 Ferrari F458 Italia (Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Philipp Peter), 2min02s513
5º. Larbre #50 Chevrolet Corvette C6-ZR1 (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Fernando Rees), 1min02s862

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: