10 de abr. de 2013

Volvo diz que nova família de motores tornará os V8 uns 'dinossauros'

Montadora vai renovar linha com nova injeção de combustível.
Propulsores estarão menores e terão transmissão de 8 velocidades.

Volvo V40  (Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters)Volvo vai renovar linha de motores  (Foto: Chaiwat Subprasom/Reuters) A Volvo começa a detalhar as novidades que sua nova família de motores a diesel trará quando estrear no segundo semestre deste ano. Um dos itens principais de mudança é a nova injeção direta de combustível, chamada de i-Art, que melhora a performance e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Outro componente renovado será a transmissão automática, que terá 8 marchas.

"Vamos criar motores menores, porém mais inteligentes e potentes, que vão transformar os V8 em ‘dinossauros’. Nossos motores de quatro cilindros vão oferecer desempenho superior aos atuais cilindros, com menor consumo de combustível do que a geração de quatro cilindros atual. Além do mais, a eletrificação nos levará a potências no patamar dos V8 de hoje ", afirma o vice-presidente de engenharia de powertrain da Volvo Car Group, Derek Crabb.

A nova injeção i-Art para as versões a diesel ao invés de usar um único sensor de pressão, terá alimentação individual com a pressão de cada injetor de combustível, o que torna possível monitorar continuamente e controlar a quantidade injetada de combustível em cada um dos quatro cilindros.
A técnica é descrita por Crabb, como uma nova revolução tecnológica. "Cada injetor tem um pequeno computador no topo, que monitora a pressão de injeção usando essa informação. A auto adaptação do sistema i-Art garante que a quantidade ideal de combustível é injetada durante cada ciclo de combustão", explica o vice-presidente de engenharia.
A nova família de motores chega aos carros da marca no segundo semestre juntamente com uma nova transmissão automática de oito velocidades, que também promete maior economia de combustível e trocas de marchas suaves. De acordo com a montadora sueca, alguns modelos terão ainda a opção híbrida, agregando ao conjunto um motor elétrico. A Volvo promete também novas tecnologias para motores de combustão a gasolina.
Os propulsores serão produzidos na fábrica da Volvo Car Group em Skövde, Suécia.

Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

Nenhum comentário: