 
                        
Nova geração do Toyota  RAV4 ganha visual anguloso e mais tecnologia
A Europa atravessa um momento curioso.
 Enquanto a crise financeira derruba as vendas da indústria automotiva, o
 segmento de SUVs ganha força e cresce. E a Toyota, para aproveitar a 
rentabilidade do setor, tratou de reformular o utilitário RAV4. O modelo
 chegou à quarta geração, 18 anos após o lançamento, e ficou maior, além
 de ganhar novos motores e uma profunda reestilização interior. A lista 
de equipamentos de segurança e conforto também aumentou, o que dá à 
fabricante novo fôlego para enfrentar rivais como Ford Kuga, Volkswagen 
Tiguan e o Honda CR-V. No Brasil, a chegada do novo modelo é prevista 
ainda para o segundo semestre.
O Toyota RAV4 não recebia atualizações
 significativas desde 2005, quando chegou ao mercado a terceira geração.
 Passou por dois facelifts, em 2008 e 2011, apenas com pequenas 
modificações estéticas, mas suficientes para manter bons números de 
mercado. Mesmo com rivais muito mais modernos e equipados, o modelo da 
fabricante japonesa mantém 18% de participação entre os SUVs médios na 
Europa, onde briga com outros 19 modelos.


Um dos pontos mais valorizados pela 
Toyota na nova RAV4 é a tecnologia embarcada. A marca acrescentou 
equipamentos de conforto e de segurança. Não falta nada em relação a 
modelos que obtiveram 5 estrelas nas recentes baterias de testes do 
EuroNCAP. O utilitário teve a estrutura reforçada para proteger os 
ocupantes e conta com os já comuns freios ABS com EBD, além de sete 
airbags. Na lista de itens de conforto e entretenimento, encontram-se os
 bancos aquecidos, ar-condicionado dual zone, trio elétrico, sistema 
multimídia com tela de seis polegadas sensível ao toque e Bluetooth. As 
rodas de liga leve de 17 polegadas também são de série.
Na nova geração do utilitário, a 
Toyota não foi tão conservadora quanto na apresentação da fase anterior.
 O RAV4 ganhou linhas mais angulosas e um visual mais esportivo do que 
utilitário. As dimensões também foram ampliadas. São 20,5 cm a mais de 
comprimento, 3 cm de largura, 2,5 cm de altura e 10 cm de entre-eixos, 
que resultam, respectivamente, em 4,36 metros, 1,84 m, 1,68 m  e 2,65 m.
O novo RAV4, no entanto, vai além do 
que se vê externamente – como, por exemplo, a bem-vinda ausência do 
estepe na traseira. O utilitário tem novidades também sob o capô. Na 
Europa é vendida com dois motores diesel, um 2.0 litros de 124 cv e 31,6
 kgfm de torque e um 2.2 litros com 150 cv e bom torque de 34,6 kgfm. No
 Brasil ele pode chegar com um propulsor Dual VVTi 2.0, semelhante ao do
 Corolla Altis. a versão a gasolina, que equipou a unidade testada, 
entrega 150 cv com torque de 20,1 kgfm. Há a possibilidade ainda de vir 
com o novo 2.5 litros VVTi de 180 cv, que substitiu o usado hoje por 
aqui, que é 2.4 de 170 cv Todas as versões podem vir acopladas a uma 
transmissão manual de seis velocidades ou câmbio automático do tipo CVT.
 O modelo movido a gasolina parte de 31.400 euros, o equivalente a R$ 
81.650, e chega a 34.500 euros, ou cerca de R$ 89.700. No Brasil, o RAV4
 é oferecido por R$ 119.350 na versão 4X2 e chega a R$ 137.050 com 
tração integral.


Primeiras impressões
Ajustes certeiros
Barcelona/Espanha – 
Quando se trata de um carro novo da Toyota, ou mesmo uma troca de 
geração, não é comum encontrar algo “diferente” do que a marca já faz. 
Mas, embora o conservadorismo japonês esteja presente, nota-se à 
primeira vista a evolução no design do RAV4. E, ao ligar o motor e 
partir, o resultado das novas linhas aparece mais claramente. O trabalho
 na aerodinâmica reflete na estabilidade e no conforto, já que nem mesmo
 o ruído do vento parece existir. Claro, fruto também do excelente 
trabalho feito pela Toyota no que diz respeito ao isolamento acústico.
Durante os 300 km da avaliação, que 
alternou-se entre estradas e zonas urbanas, a direção com assistência 
elétrica mostrou-se eficiente. Além da precisão das manobras nos dois 
ambientes, a leveza do volante chama a atenção. A ergonomia também 
merece destaque. O acabamento do interior mostra a preocupação da 
fabricante com a vida a bordo. Os materiais utilizados remetem ao de 
modelos pelos quais a maioria dos consumidores não pode pagar.
Nas “nervosas” estradas espanholas, o 
RAV4 mostra toda sua dinâmica, seja nas retas ou nas curvas mais 
exigentes. E o sistema de frenagem perdoa qualquer exuberância do 
piloto. E mesmo quando se sai da estrada, o utilitário não decepciona. 
Durante o curto trecho “off-road”, além do poder da tração 4X4, a 
suspensão também se faz presente e absorve, na medida do possível, 
impactos de imperfeições leves a moderadas. Há bastante espaço para 
todos os ocupantes, mas o RAV4 peca por não oferecer uma terceira 
fileira de assentos. Cabem apenas cinco pessoas.


Ficha técnica
Toyota RAV4 2013
Motor: Gasolina, 1987 cm³, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Potência máxima: 151 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo:  20,1 kgfm a 4.100 rpm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 segundos.
Velocidade máxima: 185 km/h.
Diâmetro e curso: 80.5 x 97.6 mm. Taxa de compressão: 10.0:1.
Peso: 1.558 kg.
Transmissão: Câmbio manual com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral.
Suspensão: Dianteira 
com braço transversal, amortecedores e barra estabilizadora. Traseira do
 tipo Multilink com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Carroceria: 
Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com
 4,36 m de comprimento, 1,84 de largura, 1,68 m de altura, e 2,65 m de 
distância entre-eixos.
Pneus: 225/65 R17.
Capacidade do porta-malas: 1.087 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Aichi, Japão.
Itens de série: 
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores 
elétricos, airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS e 
EBD, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, banco do motorista
 com regulagem de altura, bancos com aquecedores, travas elétricas, 
rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, faróis de neblina, navegador por GPS e rodas
 de liga leve de 17 polegadas.
Preço: R$ 31.400 euros, o equivalente a R$ 81.650. A quarta geração do Toyota RAV4 não é oferecida no Brasil.




Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário