3 de abr. de 2013

Teste: Nissan Frontier 10 Anos – Tiro de festim

 Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Teste: Nissan Frontier 10 Anos – Tiro de festim
Edição especial de 10 anos dá incremento tecnológico à Nissan Frontier, mas não impulsiona as vendas no Brasil. 

E a Nissan precisou agir para tirar a Frontier da inércia diante das novidades das rivais. Para isso, apresentou a série especial “10 anos”, que pegou carona na data redonda do início da atividade como fabricante no mercado nacional. No entanto, o tal impulso nas vendas não veio.
Até a apresentação da versão, em novembro, a Frontier era a quinta mais vendida e a posição foi mantida no fechamento de 2012. Neste ano, após o encerramento de março, a picape caiu para o sexto lugar, com 3.456 emplacamentos, segundo a Fenabrave.

Parte disso se explica pelo conteúdo da Nissan Frontier 10 anos, que apresentou poucas novidades em relação ao que a marca já oferecia. As novas gerações de Chevrolet S10, líder do segmento, e Ford Ranger chegaram com novidades estéticas e tecnológicas e as reestilizações da Toyota Hilux, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok também melhoraram o recheio. No caso da Frontier, apenas pequenos detalhes foram mudados por fora, além das novas rodas de 18 polegadas e logos comemorativos nas laterais. No interior, novo volante. Com relação à segurança, ganhou controle de estabilidade.



No interior, talvez estejam as principais novidades da série comemorativa. A primeira diferença visual está no volante, que tem novo desenho, semelhante ao do sedã Sentra, revestimento em couro e comandos da central multimídia. Para agregar mais conforto, a Nissan instalou um ar condicionado dual zone, disponível apenas na versão topo da linha, a SL, e um novo sistema de som com rádio, CD, conexões para iPod, USB e entrada auxiliar. A central multimídia é monitorada por um display digital – que não é sensível ao toque – no painel, que também exibe ainda imagens da câmara de ré. A cabine ostenta ainda detalhes cromados no acabamento e uma bússola digital integrada ao retrovisor interno eletrocrômico.

Sob o capô da Frontier, o propulsor bastante explorado nas agressivas campanhas publicitárias da Nissan. Na unidade testada, com a configuração SL e tração 4X4, o 2.5 litros turbodiesel com 190 cv de potência a 3.600 rpm e o bom torque de 45,8 kgfm, atingido a 2 mil rotações. A transmissão é uma automática de cinco velocidades. A versão parte de R$ 124.390. A marca oferece ainda uma variante menos potente e com tração dianteira, que custa R$ 103.490.



Impressões ao dirigir

Todo terreno

A Nissan sempre se apoiou no lado “lameiro” para promover a Frontier. E a série “10 anos” não foge à regra. Apesar da tentativa de refinar o interior, a cabine continua com a habitual aparência rústica. No entanto, ao contrário do que a vista leva a crer, a picape é confortável e os arremates são bem feitos. Os bancos de couro recebem bem o motorista, que, assim como os demais ocupantes, goza de bastante espaço em todas as dimensões. Os ajustes, tanto do assento, quanto da coluna de direção, resultam em excelente ergonomia.

O comportamento dinâmico da Frontier é interessante. O torque na baixa faixa de dois mil rpm dá grande agilidade nas arrancadas e retomadas. O câmbio automático tem relações mais curtas nas duas primeiras marchas, que trocam rapidamente e fazem com que o carro desperte sempre que exigido. O problema está nos trancos, sentidos a cada mudança. Porém, se há agilidade para acelerar, o mesmo não se pode dizer em relação às manobras. O raio de giro é muito longo, o que atrapalha bastante, por exemplo, na hora de estacionar.

Já com relação ao motor, dificuldade parece uma palavra fora do vocabulário. Seja para subir uma ladeira íngreme na cidade ou para enfrentar barrancos fora da estrada, a desenvoltura da Nissan Frontier impressiona. O ajuste da suspensão até faz com que o balanço da carroceria seja sentido dentro da cabine. Mas garante boa dose de diversão na hora de encarar a “buraqueira” e a lama.



Ficha técnica

Nissan Frontier SL 4X4 10 Anos

Motor: Diesel com turbo de geometria variável, dianteiro, longitudinal, 2.488 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com comando duplo de válvulas. Injeção direta de combustível do tipo common rail. Acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira com acoplamento elétrico de tração nas rodas dianteiras e de tração reduzida. Diferencial traseiro com escorregamento limitado. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 190 cv a 3.600 rpm.
Torque máximo: 45,8 kgfm a 2 mil rpm.
Diâmetro e curso: 89,0 mm X 100,0 mm. Taxa de compressão de 16,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo Double Wishbone, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Traseira em eixo rígido, com feixes de molas e amortecedores hidráulicos telescópicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS e EBD de série.
Carroceria: Picape média cabine dupla sobre longarinas com quatro portas e cinco lugares. Com 5,23 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,78 metro de altura e 3,20 metros de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.
Peso: 2.005 kg em ordem de marcha. 1.030 kg de carga útil.
Capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
Capacidade off-road: Ângulo de ataque de 32º, ângulo de saída de 24º, capacidade de subida de rampa de 39º e altura livre do solo de 22 cm.
Produção: São José dos Pinhais, Paraná.
Lançamento da geração no Brasil: 2007.
Equipamentos de série: Direção hidráulica, ajuste de altura no volante, cruise control, trio elétrico, ar-condicionado dual zone, regulagem de altura do banco do motorista, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico e com bússola digital, airbag duplo, ABS com EBD, faróis com máscara negra, rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis com máscara negra, acabamento interno em dois tons, bancos de couro, rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux, controle de estabilidade e tração, acabamento interno cromado e selos comemorativos da versão na carroceria e soleira da porta.
Preço: R$ 124.390.









Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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