4 de abr. de 2013

Teste: KTM DUKE 690R – Amplo espectro

Fotos: Divulgação
Teste: KTM DUKE 690R – Amplo espectro
KTM Duke 690R mostra qualidades para brigar fora do mundo off-road

É muito difícil uma marca sobreviver em qualquer ramo de mercado apostando única e exclusivamente em um nicho. A austríaca KTM percebeu isso no meio da década de 1990. Antes conhecida por sua grande dedicação às motos off-road, inclusive com diversos títulos em competições importantes, a fabricante lançou a linha Duke, com motocicletas urbanas no estilo naked.
A esportividade era mantida, mas com maior abrangência. A linha foi renovada no final de 2011 com a nova geração da Duke 690. Mas foi só no último trimestre de 2012 que apareceu a versão mais agressiva da gama, a 690R. Modelo que recebe atualizações diretamente das motos usadas no European Junior Cup, categoria que teve algumas provas realizadas em conjunto com o mundial
de Superbike.

A 690R se beneficia principalmente de sua ótima relação peso/potência. Algo que fica mais fácil quando se tem um dos motores monocilídricos mais potentes à venda no mercado mundial. Com refrigeração líquida e quatro tempos, ele gera impressionantes 70 cv de potência a 7.500 rpm e 7,13 kgfm a 5.500 rotações. O quadro de treliça ajuda na leveza. O peso seco da 690R é de 149,5 kg. Isso significa que cada cavalo precisa levar apenas 2,13 kg “nas costas”.



O grande potencial esportivo da 690R – ao menos no papel – ainda é aumentado com outras melhorias estruturais. Os garfos dianteiro e a balança traseira são novos. E tem como grande diferencial o fato de serem totalmente ajustáveis. A KTM avisa que a 690R pode ser adaptada tanto para um uso suave, confortável, quanto para uma pista de corrida. Os freios também são diferentes, feitos pela italiana Brembo. Usinados a partir de alumínio, eles são 6% mais leves que o da moto “normal” e ainda mais rígidos. Já a central do ABS ganhou um modo R, para uso em condições extremas – nessa situação, a roda traseira fica sem a assistência do sistema, mas a dianteira fica ativada normalmente.
   
O conjunto ainda é completo com o novo silenciador feito pela Akrapovic, novas pedaleiras e munhequeiras. Todos equipamentos vindos diretamente do catálago da KTM Power Parts, uma espécie de divisão interna esportiva.



Impressões ao pilotar


Relâmpago entre as zebras

Mugello/Itália – A sensação inicial ao andar na 690R é de uma extrema leveza que facilita as manobras. A posição de pilotagem é mais baixa do que a de uma motard, enquanto as pedaleiras posicionadas na frente do quadro denuciam o parentesco com o mundo off-road.

Pode-se dizer que o circuito de Mugello não é dos mais indicados para um moto como a Duke 690R. As retas longas e as curvas de alta velocidade beneficiam motocicletas com motores maiores e mais “talentosos”. E, mesmo assim, o modelo da KTM impressionou pela velocidade que aceita nas entradas de curva, permitindo que o piloto ande forte desde o primeiro momento. O chassi é estável e preciso, mesmo em velocidades elevadas, quando o único elemento que dificulta a pilotagem é a ausência de um para-brisa para rebater o vento.



O motor é único em sua classe. É pleno e regular em giros baixos e médios e “raivoso” em altas rotações. Para explorar ao máximo a capacidade de contornar curvas da 690R, é preciso retardar as frenagens e sucessivamente evocando o acelerador na parte de fora da curva. Dependendo do ajuste selecionado para a suspensão, dá para impor uma inclinação digna de uma esportiva real sem chegar a encostar no chão com as pedaleiras. A posição dos pés, por sinal, é uma das principais críticas. Muito à frente, eles ficam um tanto desajeitados.

Ficha técnica
KTM Duke 690R
Motor: A gasolina, quatro tempos, 690 cm³, monocilíndrico, quatro válvulas, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida. Injeção eletrônica multiponto sequencial.
Câmbio: Manual de seis marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 70 cv a 7.500 rpm.
Torque máximo: 7,13 kgfm a 5.500 rpm
Diâmetro e curso: 102,0 mm X 84,5 mm.
Taxa de compressão: Não informada.
Suspensão: Dianteira com garfo invertido com curso de 150 mm e amortecedores ajustáveis. Traseira do tipo Uni-Trak, com amortecedor ajustável e curso de 150 mm.
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17 atrás.
Freios: Disco com pinça de quatro pistões na frente e a disco com pinça de pistão simples atrás. Oferece ABS.
Dimensões: Comprimento, altura e largura não informados. 1,46 m de distância entre-eixos e 0,86 m de altura do assento.
Peso: 149,5 kg.
Tanque do combustível: 14 litros.
Produção: Mattighofen, Áustria.
Lançamento mundial: 2012.
Preço: 9.970 euros, equivalentes a R$ 25.800.






Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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