21 de abr. de 2013

Moto2: Terol domina o GP das Américas e conquista a 1ª vitória na Moto2

Espanhol da Aspar superou o pole Scott Redding no início da etapa em Austin e comandou as ações a partir de então; Espargaró caiu e não chegou ao final

Nicolás Terol, da Aspar, em Austin (Divulgação/MotoGP)Nicolás Terol, da Aspar, em Austin (Divulgação/MotoGP)
 
Campeão de 2011 das antigas 125cc, Nicolás Terol enfim  desencantou na Moto2, conquistando neste domingo no GP das Américas, segunda etapa da temporada 2013, sua primeira vitória na classe.

O triunfo veio de forma dominante em Austin, já que o espanhol comandou totalmente as ações a partir da quinta volta, quando ultrapassou o pole Scott Redding para assumir a liderança. Antes, ele já havia pulado de terceiro no grid para a vice-liderança, pressionando o inglês da Marc VDS. até que ele começasse a sofrer com o desgaste dos pneus.
Quando assumiu a ponta, o competidor da Aspar abriu rapidamente uma vantagem que variava de três a 3s5 em relação ao segundo colocado, controlando a diferença com propriedade a bordo da moto Suter até a linha de chegada.
A briga, então, passou a ser pelo segundo lugar, com Redding sendo engolido pelo pelotão que tinha o espanhol Esteve Rabat, da Pons, o finlandês Mika Kallio, com a outra Marc VDS, e o suíço Dominique Aergeter, da Technomag.

Os três trocaram o ordenamento várias vezes até a volta final, mas Rabat levou a melhor na reta final e confirmou a segunda posição por apenas cinco centésimos em relação a Kallio. Aergeter errou nos metros finais, ficando relegado ao quarto posto.
Para a Pons, o resultado de Rabat acabou sendo um pequeno alento, diante do desastre que foi o resultado do primeiro piloto da equipe e favorito ao título, Pol Espargaró. Vencedor da rodada do Qatar, há duas semanas, o espanhol mostrou dificuldades em todo o fim de semana no Circuito das Américas e, após largar em sétimo, caiu sozinho no quarto giro, abandonando a disputa.
Mesmo com os problemas nos pneus, Redding ainda conseguiu salvar um quinto lugar com sua Kalex, resultado que, somado ao infortúnio de Espargaró, alçou o britânico à liderança da tabela, com 31 pontos. Terol, Rabat e Kallio dividem a vice-liderança, com 27, um a mais do que Aergeter, o quinto, e dois acima de Espargaró, estacionado com 25 na sexta posição.
A próxima etapa da Moto2 será o GP da Espanha, que acontece no dia 5 de maio, no circuito de Jerez de la Frontera.
Resultado final – Austin (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Nicolás Terol (ESP/Aspar Suter) 19 voltas em 42min02s689
2º. Esteve Rabat (ESP/Pons Kalex) a 3s125
3º. Mika Kallio (FIN/Marc VDS Kalex) a 3s175
4º. Dominique Aegerter (SUI/Technomag Suter) a 4s873
5º. Scott Redding (ING/Marc VDS Kalex) a 5s597
6º. Johann Zarco (FRA/Ioda Suter) a 9s295
7º. Anthony West (AUS/QMMF Speed Up) a 9s440
8º. Mattia Pasini (ITA/Forward Speed Up) a 14s472
9º. Alex de Angelis (SMR/Forward Speed Up) a 16s051
10º. Toni Elías (ESP/Avintia Kalex) a 19s696

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: