28 de abr. de 2013

Sprint Cup: Harvick vence corrida movimentada em Richmond

Após um páreo turbulento, com direito a 11 bandeiras amarelas, piloto da Childress ultrapassou seis carros na prorrogação e triunfou pela primeira vez em 2013

Kevin Harvick em Richmond (Foto: Steve Helber/AP)Kevin Harvick em Richmond (Foto: Steve Helber/AP)

Kevin Harvick conquistou na noite deste sábado sua primeira vitória na temporada 2013 da Sprint Cup, no oval curto de Richmond.
Harvick se colocou na disputa pela ponta no quarto final do percurso, com uma estratégia de pits distinta dos líderes, e chegou à vitória graças a uma bandeira amarela a quatro voltas do fim, que obrigou o até então ponteiro Juan Pablo Montoya a entrar nos boxes e a direção de prova a autorizar uma prorrogação.

Ao acionamento da bandeira verde, Harvick, ainda desbancado para o sétimo posto, ganhou cinco posições na última relargada com relativa tranquilidade – principalmente com os carros à frente desgastados pela permanência na pista.
O piloto de Richard Childress fechou o percurso com 0s343 de vantagem para Clint Bowyer, da Michael Waltrip. Joey Logano, da Penske, Montoya, e Jeff Burton, da Richard Childress, completaram a lista dos cinco primeiros colocados.

A prova em Richmond começou com poucas disputas no pelotão dianteiro. Na largada, o pole Matt Kenseth manteve a ponta, enquanto Jeff Gordon, terceiro no grid, pulou para segundo, à frente de Brian Vickers, Bowyer e Kasey Kahne.
Com um carro desequilibrado, Gordon logo perdeu rendimento e despencou para o pelotão do meio. Enquanto isso, no fim da primeira janela de paradas, realizada após a interrupção inicial, Kenseth se manteve no comando do pelotão principal. Kahne teve uma parada lenta e despencou para sétimo, abrindo espaço para Martin Truex Jr., da Waltrip, e Montoya se colocarem entre os cinco primeiros.
As próximas cem voltas transcorreram sem grandes eventos. Kenseth, mesmo com um pedaço de metal pendurado na traseira direita do Camry, impunha ritmo suficiente para abrir uma folga de 2s para equipe Vickers. Mais atrás, Jimmie Johnson era o destaque no páreo: partindo de 26º, o piloto da Hendrick pulou para quarto após a segunda interrupção, colocando-se entre Bowyer e Montoya.
Na relargada, Bowyer assumiu a ponta, deixando Kenseth para trás. Montoya, Vickers, Johnson e Kurt Busch, da Furniture Row, ficaram se revezando entre os postos restantes no top 5.
Passada a segunda metade do percurso, os compostos em Richmond passaram a se desgastar. Greg Biffle foi a primeira vítima: teve dois pneus furados e provocou a quinta interrupção no percurso.
Antes disso, Kenseth aproveitou o deterioração na borracha de Bowyer para recuperar a liderança. O piloto da Gibbs ainda se manteve na ponta após a janela de paradas sob bandeira amarela, seguido dos irmãos Busch – um ascendente Kyle à frente de Kurt –, e Bowyer. Montoya caíra para oitavo.
Na 250ª passagem, Kyle Busch encostou em Kenseth e passou o companheiro de equipe por dentro, assumindo a liderança. Kenseth ainda perderia o segundo posto para Kurt, enquanto Carl Edwards, numa corrida de recuperação após se classificar em 28º, bateu Johnson e ascendeu ao quarto.
Os irmãos Busch seguiram nas duas primeiras posições até o 290º giro, quando Travis Kvapil espatifou seu Camry na mureta de proteção e provocou a entrada do carro-madrinha.
Kenseth liderou boa parte da prova em Richmond, mas encerrou em 7º (Foto: Jason Hirschfeld/AP)
Kenseth liderou boa parte da prova em Richmond, mas encerrou em 7º (Foto: Jason Hirschfeld/AP)
No terceiro quarto, a corrida ficou mais emocionante. Quatro bandeiras amarelas foram acionadas num espaço de 50 voltas. A primeira foi provocada novamente por Kvapil, acometido por uma quebra no motor. Depois, Tony Stewart saiu de lado numa disputa com JJ na curva 3 e coletou Kyle Busch no processo, momentos após o piloto da Gibbs escapar de uma punição da Nascar por uma irregularidade no pitlane.
As outras duas foram provocadas por dois confrontos por posição: um entre Kahne e Martin e outro entre Truex Jr., de volta ao top 5 após uma estratégia de pits diferente, e Kurt Busch.
Ao fim do período caótico, Montoya, que havia preservado combustível durante as relargadas, emergiu na ponta quando Kurt, Edwards e Kenseth, os protagonistas remanescentes do top 5, entraram nos pits.
Mesmo diante da ascensão de Harvick na vice-liderança, Montoya se manteve firme na ponta e parecia próximo de sua primeira vitória em circuitos ovais na Nascar. O colombiano só foi atrapalhado por uma nova bandeira amarela, desta vez causada a quatro voltas do fim, provocada por uma batida de Brian Vickers.
Obrigado a entrar nos boxes, Montoya não conseguiu largar tão bem quanto Harvick, que ultrapassou todos os pilotos à sua frente e ficou com a vitória.
Apesar da batida no meio da prova, JJ continua na liderança da Cup, com 343 pontos, seguido de Carl Edwards (301), Kasey Kahne e Dale Earnhardt Jr. (297) e Clint Bowyer (290).
A próxima prova da Cup será em Talladega, no próximo domingo.

Classificação final – Richmond (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Kevin Harvick (EUA/Richard Childress Chevrolet) 406 voltas em 3h20min50s
2º. Clint Bowyer (EUA/Michael Waltrip Toyota) a 0s343
3º. Joey Logano (EUA/Penske Ford) a 0s946
4º. Juan Pablo Montoya (COL/Earnhardt Ganassi Chevrolet) a 1s549
5º. Jeff Burton (EUA/Richard Childress Chevrolet) a 1s558
6º. Carl Edwards (EUA/Roush Fenway Ford) a 1s742
7º. Matt Kenseth (EUA/Joe Gibbs Toyota) a 2s190
8º. Aric Almirola (EUA/Richard Petty Ford) a 2s340
9º. Kurt Busch (EUA/Furniture Row Chevrolet) a 2s371
10º. Dale Earnhardt Jr. (EUA/Hendrick Chevrolet) a 2s615

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: