21 de abr. de 2013

MotoGP:Em Austin, Márquez vira o vencedor mais novo da história da MotoGP

Novato espanhol venceu duelo contra o companheiro Dani Pedrosa e ficou com a vitória do GP das Américas, sua primeira em apenas duas corridas na classe
Marc Márquez, da Honda, em Austin (Divulgação/MotoGP)Marc Márquez, da Honda, em Austin (Divulgação/MotoGP)
 
Depois de ter batido o recorde de piloto mais jovem a ter feito uma pole position na MotoGP, no sábado, Marc Márquez voltou a dar mais uma grande mostra do talento prodígio que é. Neste domingo, o espanhol derrotou o companheiro de Honda, Dani Pedrosa, em um duelo interno da equipe japonesa pela vitória do GP das Américas, segunda etapa da temporada 2013.

Ao receber a bandeira quadriculada na primeira colocação, o catalão se tornou o mais novo competidor a ter vencido uma prova na história da classe principal, com 20 anos, dois meses e quatro dias de vida. A marca anterior pertencia ao americano Freddie Spencer, que faturou o GP da Bélgica de 1982 aos 20 anos, sete meses e 16 dias. Com isso, Márquez agora detém o recorde de precocidade nas três divisões da MotoGP.
Antes de confirmar o primeiro lugar, o atual campeão da Moto2 teve de encarar uma largada ruim no Circuito das Américas, perdendo a liderança para Pedrosa e também o segundo lugar para seu antigo adversário na classe inferior, Stefan Bradl.
Ainda na primeira volta, entretanto, o hispânico já havia despachado o alemão, partindo para cima de seu colega e compatriota nas voltas seguintes. Em um primeiro momento, Pedrosa até parecia ter o controle da situação, mas um pequeno erro na volta 13 permitiu que o calouro mergulhasse por dentro e realizasse a ultrapassagem.

O tri vice-campeão ainda tentou acompanhar o ritmo do companheiro nos giros seguintes, mas Márquez fez valer a superioridade mostrada em todo o fim de semana e abriu uma pequena vantagem perto do fim, o suficiente para não ser mais incomodado até a linha de chegada.
Jorge Lorenzo, que venceu a etapa de abertura no Qatar,  também se livrou rapidamente de Bradl após cair para quarto na largada, mas nada pôde fazer contra o rendimento dos protótipos RC213V oficiais, muito melhores do que sua Yamaha YZR-M1 no traçado de Austin. O bicampeão acabou concluindo em terceiro, à frente de Cal Crutchlow, em mais um bom desempenho com a Tech 3 Yamaha, e do próprio Bradl, o quinto.
Valentino Rossi teve uma atuação discreta e, depois de vencer um duelo contra a Gresini Honda de Álvaro Bautista nas passagens iniciais, isolou-se até cruzar em sexto. Andrea Dovizioso também ultrapassou o espanhol da moto número 4 no final, garantindo um sétimo lugar para a Ducati. Bautista, Nicky Hayden, com a outra Ducati, e Andrea Iannone, da Pramac, satélite da montadora italiana, fecharam a lista dos dez primeiros.
Na classe CRT, mais uma vez prevaleceu o conjunto Aleix Espargaró-ART da equipe Aspar, levando o espanhol a ser o mais bem colocado entre os competidores independentes pela segunda vez em 2013, na 11ª posição. Espargaró terminou acima até dos protótipos de Bradley Smith e Ben Spies no resultado final, respectivamente pilotos de Tech 3 e Pramac.
Marc Márquez recebe os cumprimentos do companheiro de Honda, Dani Pedrosa, após a vitória em Austin (Facebook/Circuit of the Americas)
Marc Márquez recebe os cumprimentos do companheiro de Honda, Dani Pedrosa, após a vitória em Austin (Facebook/Circuit of the Americas)
Além do recorde de precocidade, Márquez também conseguiu outro feito: virar líder do campeonato logo em sua segunda corrida oficial, subindo a 41 pontos na tabela. Lorenzo está empatado com o compatriota, mas perde no critério de desempate por ter vencido antes. Pedrosa soma 33 e é o terceiro, com três à frente de Rossi.
A próxima etapa da MotoGP será o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera, no dia 5 de maio.
Resultado final – Austin:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Marc Márquez (ESP/Honda) 21 voltas em 43min42s123
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 1s534
3º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) a 3s381
4º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 6s616
5º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 12s674
6º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 16s615
7º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 22s374
8º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 22s854
9º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 33s773
10º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 42s112
11º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART) a 48s837
12º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 50s705
13º. Ben Spies (EUA/Pramac Ducati) a 1min14s132
14º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART) a 1min15s651
15º. Yonny Hernández (COL/Paul Bird-ART) a 1min19s591
16º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-ART) a 1min34s391
17º. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1min39s823
18º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1min39s952
19º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min46s773
20º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 1min48s084
21º. Blake Young (EUA/Attack APR-Kawasaki) a 1 volta




Abandonaram:

Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW)

Lukas Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW)

Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki)

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: