29 de abr. de 2013

Michelin lança pneu Primacy 3 com ênfase em segurança


teste-michelin-primacy3-06
A Michelin lança no mercado brasileiro a nova linha de pneus Primacy 3, uma evolução do Primacy HP (High Performance). Produzido na fábrica de Itatiaia, Rio de Janeiro, o novo pneu equipará os novos Ford Focus e Citroën C4L, além do Peugeot 308 e 408. Em evento realizando na Argentina, a fabricante ofereceu à imprensa testes em pista para avaliar o desempenho da novidade contra três concorrentes.

Apoiada em testes feitos pela Instituto Alemão TUV SUD Automotive e também pelo Dekra, a Michelin afirma que o Primacy 3 é um pneu de alto desempenho que é mais seguro do que concorrentes em três aspectos: frenagem em piso seco, frenagem em piso molhado e aderência em curvas com piso molhado, o que justifica comercialmente o nome “Primacy 3″.
Michelin Primacy3 Stabiligrip
Quadro mostra diferença de pneu sem e com tecnologia Stabiligrip
O Primacy 3 engloba duas novas tecnologias. A primeira é a STABILIGRIP, que aumenta a área de contato com o solo molhado para maximizar a aderência. Com a forte pressão que o pneu recebe durante a frenagem, os blocos de borracha acabam se deformando, reduzindo a área de contato com o solo. A tecnologia empregada no pneu traz um reforço entre os blocos e garante menor deformação e maior área de contato com o solo, maximizando a aderência.
Michelin Primacy3
Ilustração da tecnologia Flexmax em ação
A outra tecnologia presente é a FLEXMAX. Utilizando uma combinação entre o novo composto e blocos com corte em chanfro a 45 graus, traz como resultado um pneu muito mais flexível e com mais área de contato, proporcionando maior aderência.
Teste prático indica superioridade
Geralmente quando um consumidor precisa trocar os pneus de seu carro o fator determinante é o preço. Sem dados comparativos claros e padronizados, fica difícil saber qual é a melhor opção em termos de segurança e conforto, por exemplo.
teste-michelin-primacy3-03
Para tentar mostrar a superioridade do novo pneu, Michelin promoveu um teste no Kartódromo internacional da cidade de Zarate, Argentina. Na pista, a ideia era mostrar o melhor desempenho em curvas, tanto em piso molhado como seco. Ao volante de um Peugeot 308, verificou-se excelente aderência do novo pneu no molhado, e principalmente no seco, em três voltas. Na sequência, o mesmo exercício foi repetido, também como um Peugeot 308, mas calçados com pneus Bridgestone Turanza, o qual mostrou desempenho inferior, com saídas de frente nas curvas molhadas e traseira “escapando” e acionando com frequência o controle de estabilidade em curva seca.
teste-michelin-primacy3-07
Auditoria mostra bons resultados
Com a presença de representantes do Instituto Alemão TUV SUD Automotive, um dos principais do setor no mundo, a Michelin mostrou os resultados de testes auditados do desempenho do novo Primacy 3 ante os concorrentes Pirelli Cinturato P7, Goodyear Eagle Excellence e Bridgestone Turanza ER30. Realizada na Alemanha e Áustria e utilizando o Volkswagen Golf 1.4 TSI com freios ABS, os testes indicaram que o pneu Primacy 3 consegue frear em piso seco até três metros antes da média dos concorrentes, quatro metros antes da média dos concorrentes em piso molhado e possui maior aderência em curvas em piso molhado, proporcionando ao condutor um controle da trajetória 12% superior à média dos concorrentes.
O pneu Michelin Primacy 3 chega aos revendedores em maio e custará, em média, 5% a mais do que os concorrentes. A medida com o maior volume de vendas esperado, a 205/55 R16, tem preço base (SP) de R$ 397,00.
Por Fábio Trindade
De Zárate, Argentina
Viagem à convite da Michelin

Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br/

Nenhum comentário: