11 de abr. de 2013

LAAD 2013: Novo "Caveirão" é destaque da feira de defesa e segurança


LAAD 2013: Novo
Veículo da empresa sul-africana Paramount, batizado de Maverick, estará nas ruas brasileiras até o final do ano

Em 2013 um novo "Caveirão" fará a proteção das cidades brasileiras. Porém, antes combater os criminosos o Paramount Maverick deu uma paradinha na LAAD - Latin America Aero & Defence - a maior feira especializada em defesa e segurança da América Latina - e atraiu as atenções do estande.
O veículo blindado desenvolvido pela empresa sul-africana venceu uma licitação da  Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e foi escolhido como opção mais eficaz para as operações militares nas comunidades e morros cariocas.

Os novos blindados serão trazidos da África do Sul, produzidos pela fabricante local Paramount - especializada em veículos policiais. Até o fim do ano a Paramount vai entregar oito unidades do Maverick para as forças policiais cariocas. Quatro modelos irão para o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar - o BOPE -, dois para a Coordenadoria de Recursos Especiais - CORE - e mais dois para o Batalhão de Polícia de Choque - BPChq. As unidades destinadas ao Bope terão as janelas diminuídas pela Paramount, já que as 11 aberturas do carro original são consideradas grandes demais para os padrões de operação no Rio de Janeiro. Estima-se que todos os veículos custaram R$ 7 milhões aos cofres públicos. O Maverick superou blindados como o russo Rosboron Tigre, o francês Panhard, o também sul-africano Gila, o israelense Sand Cat e o brasileiro Vespa, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército. O Maverick substituirá a atual frota de blindados, formada por carros-fortes adaptados.



O Caveirão transporta até 12 homens e é resistente a disparos de metralhadoras calibre .30 e fuzis 7.62 mm, além de explosões de granadas e bombas. O blindado sul-africano de cinco toneladas e pode atingir velocidades de cruzeiro entre 100 e 120 km/h. Os pneus são Michelin 335/80 R20. Outra característica notável é o raio de giro de 16,5 metros, o que faz com que o veículo seja ágil em operações realizadas em terrenos acidentados, como as comunidades cariocas.  O blindado também pode ser adaptado para comportar inúmeros tipos de armamento e equipamento, incluindo canhões de água e câmeras de monitoramento, além de ter ar-condicionado - que funciona mesmo com o blindado desligado.

Lançado em 2008, o Maverick também é utilizado por tropas de países como África do Sul e Azerbaijão. O motor diesel Cummins tem 300 cv de potência e é acoplado a uma transmissão automática Allison de seis velocidades. A autonomia com o tanque cheio é de até 700 km.



Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: