13 de abr. de 2013

F-1:Ricciardo comemora 7º lugar no grid do GP da China; veja declarações

Australiano, que não avançava ao Q3 desde o Bahrein-2012, obtém segundo melhor desempenho da carreira em treinos classificatórios

Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, em Xangai (Foto: Clive Mason/Getty Images)Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, em Xangai (Foto: Clive Mason/Getty Images)
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
7º (1min35s998)
Jean-Éric Vergne: 16º (1min37s199)
Daniel Ricciardo se mostrou contente após obter seu melhor desempenho em treinos classificatórios desde o GP do Bahrein, no ano passado. O australiano vai largar neste domingo da quarta fila, ao lado de Jenson Button, da McLaren.

“Estou ansioso para ter uma corrida forte amanhã [domingo] e vou extrair o máximo deste sétimo lugar. Acho que vai ser uma corrida emocionante. Você reparou que a maioria de nós esperou até os últimos momentos no Q3 para sair, com o pensamento de salvar todos os pneus para amanhã. [O sétimo lugar] É um resultado que melhora o ânimo de todos”, disse o piloto de 23 anos.
Jean-Éric Vergne, superado pelo colega de equipe pela segunda vez consecutiva, se mostrou pouco contente. O francês acredita que seu ritmo estava bom durante os treinos livres e avaliou seu desempenho como “frustrante”.
“Mas acredito que podemos solucionar as coisas para amanhã. Quando vejo onde meu companheiro de equipe se classificou, é um sinal positivo, pois o carro dele está claramente funcionando bem. A situação dos pneus é complicada e vamos ter que tirar o máximo deles, pois a estratégia correta será o grande fator amanhã”, disse Vergne.
MERCEDES
Lewis Hamilton:
1º (1min34s484)
Nico Rosberg: 4º (1min34s861)
Após conquistar sua 27ª pole na carreira, Lewis Hamilton se diz “em êxtase”. O inglês, que larga pela primeira vez na frente com a equipe alemã, elogia o bom ritmo do W04 no fim de semana, mas prevê uma prova difícil. “Os pneus estão bastante complicados”, destacou o campeão mundial.
Nico Rosberg lamentou o problema hidráulico no início do sábado, que o impediu de definir melhor seu ritmo de corrida, mas ficou contente com a participação no treino classificatório.
“Copiei algumas configurações de Lewis que funcionaram bem [na classificação]. Cometi um pequeno erro na última curva da minha volta no Q3, o que custou um décimo e duas posições, mas estou numa boa posição para a corrida. Trabalhamos muito nos trechos longos neste fim de semana e espero ganhar alguns postos amanhã [domingo]”, disse o alemão.

LOTUS
Kimi Raikkonen:
2º (1min34s761)
Romain Grosjean: 6º (1min35s364)
Embora tenha quebrado uma sequência de 34 GPs sem largar na primeira fila, Kimi Raikkonen se mostrou pouco empolgado com o ritmo do E21 em Xangai. O finlandês, vice-líder do campeonato, lamentou não ter velocidade suficiente para bater o pole Lewis Hamilton no Q3 do treino classificatório.
Romain Grosjean, por sua vez, elogiou o trabalho dos mecânicos da Lotus na qualificação após uma sexta-feira difícil, em que ficou totalmente fora do páreo dos líderes.
“Minha primeira volta com os macios no Q1 foi, na verdade, minha primeira no fim de semana com esta especificação. Tive de apostar um pouco no acerto, mas acho que fui bem. Claro que você sempre quer fazer melhor, mas no geral, estou satisfeito”, disse o francês.
Kimi Raikkonen - classificação - Xangai, 2013
FERRARI
Fernando Alonso: 3º (1min34s788)
Felipe Massa: 5º (1min34s933)
Apesar de ter repetido sua melhor posição de largada no ano, superando também o companheiro de equipe pela primeira vez nas últimas cinco etapas, Fernando Alonso voltou a insistir que a Ferrari precisa melhorar seu ritmo em voltas lançadas. “Precisamos continuar a trabalhar nisso [evolução do carro] se quisermos ter o mesmo rendimento dos líderes, especialmente em classificação”, apontou.
Felipe Massa deixou transparecer um certo ar de decepção por não ter ficado entre os três primeiros, mas destacou que a posição de largada não deve ser tão importante em uma corrida que tem tudo para ser definida na estratégia dos pneus. “Pelo menos não é como no ano passado, que largamos em 12º. Perder duas posições no grid pode significar menos do que o que você pode ganhar com a estratégia certa”, frisou.
RED BULL
Sebastian Vettel: 9º (sem tempo no Q3)
Mark Webber: 22º (punido)
Na parte decisiva do classificatório deste sábado, Sebastian Vettel foi um dos dois pilotos que optaram por usar os pneus médios em sua volta rápida. O alemão admitiu ter abdicado da disputa da pole em prol da tática de corrida. “Vimos que algumas pessoas estão muito rápidas, especialmente Mercedes e Ferrari, então decidimos ir em uma direção diferente”, disse.
Jogado para a última posição do grid por não ter combustível suficiente em seu carro na inspeção pós-classificação da FIA, Mark Webber se disse bastante frustrado com o desfecho de seu sábado em Xangai. ” O Q1 foi muito bom para mim, e o carro estava veloz o final de semana inteiro. Estou muito decepcionado”, lamentou. A Red Bull justificou que o erro de cálculo foi causado por um problema no tanque externo de armazenagem da gasolina.
McLAREN
Jenson Button:
8º (2min05s673)
Sergio Pérez: 12º (1min36s314)
Uma nova apresentação discreta da McLaren no treino classificatório não incomodou Jenson Button. De acordo com o inglês, o objetivo do time de Woking neste sábado era registrar o melhor tempo do páreo com os pneus médios, mesmo largando do pelotão intermediário.
“Temos que ficar felizes com nosso desempenho no treino classificatório: realmente não temos o ritmo dos líderes, mas encerrar o Q2 em sétimo foi realmente gratificante. Fora o fato de superar as Red Bulls no Q3, e ambas com uma volta de dois minutos”, brincou o britânico, que virou alto na última fase da sessão, com 2min05s673.
Sergio Pérez, 12º no grid, se mostrou frustrado após sua atuação em Xangai. O mexicano, que lamentou o mau aquecimento dos pneus Pirelli na China, prevê uma corrida difícil no domingo. “Eu deveria ter avançado ao Q3 hoje, mas não achei tempo como os outros no Q2. Foi frustrante. Vai ser uma corrida difícil, e muito vai depender da estratégia”, declarou.
Sergio Pérez: mais uma apresentação apagada pela McLaren (Foto: Divulgação)
Sergio Pérez: mais uma apresentação apagada pela McLaren (Foto: Divulgação)
SAUBER
Nico Hulkenberg: 10º (sem tempo)
Esteban Gutiérrez: 17º (1m31s990)
Nico Hulkenberg, mesmo não tentando fazer o tempo no Q3, se mostrou bastante satisfeito com o resultado obtido, afirmando estar surpreso por largar da décima posição.
“Eu acho que foi um bom e bem sucedido classificatório. Se alguém nos tivesse dito que iríamos terminar na décima posição, eu não teria acreditado. Como não tentamos definir um tempo de volta no Q3, talvez teria sido melhor. Eu estava razoavelmente feliz com o equilíbrio do carro, por isso estou ansioso para amanhã. Nós fizemos tudo certo para não correr e, em vez disso, salvar os nossos pneus, que agora nos dá a liberdade de opção, o que pode ser uma vantagem . Agora só precisamos fazer a escolha certa”.
Já para Esteban Gutiérrez, o classificatório não foi tão feliz, e o piloto não conseguiu passar do Q1. Isso o deixou decepcionado, e afirmou que“ ainda existem melhorias a serem feitas no carro.
“É um resultado bem decepcionante para o classificatório. Foi muito desafiador fazer uma volta rápida com apenas uma chance. É muito crítico. Vou melhorar nisso e me certificar de que tudo o que eu estou fazendo no carro é certo. Além disso, é muito desafiador, com estes pneus. Sinto pena da equipe, como se tinha o potencial para ir facilmente ao Q2 e depois lutar para entrar no Q3. A velocidade que o carro mostra é motivador, mas ainda precisamos de colocar tudo junto”.
FORCE INDIA
Paul di Resta: 11º (1m36s287)
Adrian Sutil: 13º (1m36s405)
Paul di Resta não se mostrou muito satisfeito com seu desempenho, afirmando que ele decaiu muito em comparação aos treinos livres. Ele também disse que a corrida não será do mais veloz, mas sim de quem conseguir manter mais os pneus.
“Eu acho que P11 é um resultado razoável, considerando as dificuldades que tivemos durante o treino final, onde o nosso nível de desempenho caiu muito. As mudanças que fizemos para o classificatório melhoraram as coisas e, no final, eu só fiquei de fora do  Q3. Eu não acho que vai fazer muita diferença, porque amanhã vai ser uma corrida em que o que será importante é manter os pneus . A boa notícia é que nós temos uma escolha livre sobre os pneus para o início e nosso carro mostrou-se competitivo em distâncias de corrida, o que significa que pode ser que vou me manter otimista sobre terminar na zona de pontuação ”
Seu companheiro de equipe, Adrian Sutil, concordou em relação ao resultado, dizendo que esperava ter um desempenho melhor. “É justo dizer que eu estava esperando um resultado melhor, mas por qualquer razão, as condições mais quentes durante a tomada de tempos não funcionou a nosso favor. Não houve um grande problema com o carro e eu fiquei feliz com o equilíbrio, mas perdi um pouco do desempenho e não tive a aderência para ir mais rápido. O lado bom é que eu sou capaz de escolher os meus pneus a partir de amanhã e eu tenho todos os novos conjuntos disponíveis para a corrida, o que deve nos permitir conquistar alguns pontos”.
WILLIAMS
Pastor Maldonado: 14º (1m37s139)
Valtteri Bottas: 16º (1m37s769)
Pastor Maldonado não ficou satisfeito com o seu resultado do classificatório, dizendo que esperava se sair melhor e largar de uma posição mais à frente no grid. “Eu tirei tudo o que podia do carro hoje, e esperava conseguir um resultado melhor, mas não consegui me encontrar no Q2. Não é onde queremos estar por isso precisamos trabalhar muito. Nós estamos trabalhando duro já, mas precisamos de tempo para mudar as coisas. Nós temos uma boa quantidade de pneus novos para amanhã e os pneus são muito sensíveis aqui, então isso pode tornar a corrida interessante. Qualquer coisa pode acontecer amanhã e vamos fazer o nosso melhor”.
Valtteri Bottas também não gostou de seu desempenho, e declarou que agora irá se focar na escolha dos pneus que ainda tem. “Saímos muito tarde no Q1, como todos os outros, também estávamos esperando para as condições da pista para melhorar. No entanto, com apenas uma volta para conseguir fazer o tempo, foi uma situação muito difícil. As condições foram diferentes do último treino, e eu não tirar o máximo do classificatório. Agora estamos focados em obter a estratégia certa para a corrida para aproveitar o máximo dos pneus que nós temos”.
Pastor Maldonado e Valtteri Bottas: dias difíceis na Williams (Foto: Eugene Hoshiko/AP)
Pastor Maldonado e Valtteri Bottas: dias difíceis na Williams (Foto: Eugene Hoshiko/AP)
MARUSSIA
Jules Bianchi:
18º (1min38s780) (*)
Max Chilton: 19º (1min39s537) (*)
(*) Ganharam uma posição no grid graças à punição a Mark Webber.
Embora tenha sido, mais uma vez, o melhor piloto das equipes “nanicas”, Jules Bianchi se disse frustrado com sua atuação em Xangai. O francês cometeu um erro durante sua melhor volta rápida. “Tivemos dificuldades hoje [sábado], mas confio no nosso ritmo de corrida e, por isso, estou ansioso para amanhã [domingo]. É fundamental largar bem e garantir que os carros atrás continuem atrás de nós, assim podemos manter nossa tendência de se aproximar dos concorrentes à frente. Espero sentir o benefício das atualizações”, declarou.
Max Chilton também se mostrou descontente com o desempenho na China, principalmente em razão dos problemas mecânicos com seu MR-02. “Dado os desafios enfrentados na garagem, estou mais animado com o que ‘conquistamos’, se você considerar nossa pouca quilometragem. Vamos cruzar os dedos e ter uma corrida limpa amanhã”, disse o inglês.
CATERHAM
Charles Pic: 20º (1m39s614)
Giedo van der Garde: 21º (1m39s660)
O francês Charles Pic afirmou que seu desempenho durante o classificatório foi frustrante, devido as condições de pista que mudaram. “Nós tivemos alguns problemas ao longo do fim de semana que prejudicaram nossa habilidade de tirar o máximo do carro, particularmente os pneus. Nós tentamos algumas opções diferentes durante o último treino, e o equilíbrio do carro estava melhor do que ontem, mas entre a terceira sessão de treino e o classificatório as condições de pneus mudaram, e nós não conseguimos nos achar. Mesmo com o pacote que temos agora, nós sabemos que há de mais desempenho no carro. Dias como hoje são frustrantes, mas vamos ter de trabalhar mais, melhorar no que for possível e nos concentrar em ter um bom desempenho amanhã”.
Giedo van der Garde também mostrou desapontamento com sua colocação no grid, e disse também ter encontrado problemas com a alta degradação de seus pneus. “Depois de duas sessões produtivas ontem eu simplesmente não conseguia ter o mesmo sentimento do carro no último treino. Nós estamos lutando para entender o comportamento dos pneus aqui e quando a temperatura da pista subiu, era como ter de começar de novo com a nossa compreensão de como fazê-los funcionar. Minha posição final no classificatório é, obviamente, decepcionante, especialmente eu, que eu cometi um erro na curva dois na minha segunda corrida. Eu teria terminado um pouco mais acima do grid, mas agora nós tem de nos concentrar na corrida de amanhã e apontar para o mesmo tipo de desempenho que colocamos em na última corrida na Malásia”.

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: