5 de mar. de 2013

Todos os seus amigos vão curtir este Chevrolet Impala 1963

Impala SS achados meio perdidos (2)

Você não precisa da máquina do tempo do Doc Brown para voltar ao passado. Aumente o volume e clique aqui antes de continuar lendo este post. Tudo pronto? Então saca só este Chevy Impala 1963.

A cultura lowrider, surgida nos anos 30, passava por um pico de popularidade na época, e um dos carros mais populares a passar pelas modificações do estilo — rodas raiadas, suspensão a ar e pintura extravagante, além de um trato extra nos cromados — era justamente o Chevrolet Impala dos anos sessenta. Com dez anos de uso, eram carros mais baratos e ainda eram estilosos.
O Impala 63 faz parte da terceira geração do modelo, e marca a divisão entre os rabos de peixe do fim da década de 1950 e os primeiros carros musculosos da segunda metade da década de 1960. É possível ver traços das duas épocas neste carro — alguns vincos e curvas ainda pronunciados e cromados ainda em evidência, contrastando com linhas mais retas e imponentes.
Impala SS achados meio perdidos (3)
O exemplar das fotos está anunciado no Mercado Livre e, segundo o anúncio, foi importado para o Brasil logo que saiu da fábrica, em 1963. E está impecável – da pintura vermelha ao interior combinando, do motor às peças de acabamento. Trata-se de um SS – o Impala foi o primeiro a usar esta sigla que se transformou em sinônimo dos melhores esportivos da Chevrolet –, o que significa que, debaixo do capô, pode haver uma das opções seguintes:
  • Um V8 small block de 327 pol³ (5,3 litros) de 250-340 cv
  • Um V8 big block de 409 pol³ (6,7 litros) de 340-425 cv
As opções de motor e câmbio variavam de acordo com o tamanho da sua carteira. Tudo o que sabemos é que este carro tem câmbio automático com seletor no console, embora o câmbio manual também estivesse disponível na época.
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O anúncio também diz que o hodômetro deste carro marca apenas 67.530 km, e que o carro tem placa preta com certificado de originalidade e manual do proprietário (apesar de as modificações serem suficientes para não qualificá-lo à placa especial).
Uma concessão a tudo isso é o conta-giros instalado na coluna de direção (até hoje eu não entendo como muitos carros da época não tinham esse mostrador). Atualmente o carro está com rodas de 20 raiadas de polegadas — lowrider style —, mas o vendedor afirma que as rodas originais estão guardadas. Por nós, então, tudo certo.
Agora, você sabe, tudo tem um preço. E nesse caso é uma pedrada: R$ 155 mil. Tudo bem que com esta grana você pode comprar uns 10 Opalas em bom estado ou dar uma entrada gorda em um Camaro 0 km, mas este carro é uma daquelas coisas em que não se põe preço. E, convenhamos, este Impala e um Camaro SS não são tão diferentes assim: ambos têm motores V8 e câmbio automático. Eles podem estar separados por 50 anos de evolução (e pela suspensão traseira independente do Camaro) mas, no fim das contas, um Chevy V8 é sempre um Chevy V8.
Impala SS achados meio perdidos (1)
E, se você estiver mesmo planejando pagar R$ 203 mil em um Camaro SS, talvez queira economizar uns trocados, sacrificar um pouco de confiabilidade, desempenho e comportamento dinâmico, mas andar por aí com muito mais estilo – e com direção hidráulica e ar-condicionado.

Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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