18 de mar. de 2013

Sprint Cup: Kahne supera rivais no fim e fica com a vitória em Bristol

Após ficar no quase no último fim de semana, em Las Vegas, piloto da Hendrick consumou seu primeiro triunfo em 2013 no 2º oval mais curto da temporada

Kasey Kahne comemora vitória em Bristol com o tradicional zerinho (Wade Payne/AP Photo)Kasey Kahne comemora vitória em Bristol com o tradicional zerinho (Wade Payne/AP Photo)

Favorito à vitória na semana passada, devido ao forte ritmo que apresentou no speedway de 1,5 milha de Las Vegas, Kasey Kahne acabou deixando a chance escapar, graças à estratégia e pilotagem defensiva de Matt Kenseth.

Neste domingo, o competidor da Hendrick não repetiu o erro, e chegou enfim ao primeiro triunfo na temporada 2013 da Sprint Cup, principal divisão da Nascar. A prova, válida pela quarta etapa do campeonato, foi disputada no no oval de meia milha de Bristol.
O piloto de 32 anos formou a primeira fila do grid com o pole Kyle Busch, e seguiu na vice-liderança até a segunda bandeira amarela da tarde, provocada por uma batida de Jeff Burton na volta 54. Naquele instante, ele liderou suas primeiras voltas na prova, após superar o rival nos boxes.
Mesmo ultrapassado por Denny Hamlin dez giros mais tarde, o americano manteve-se entre os cinco primeiros durante todos os momentos da prova, alternando outros dois ciclos na ponta. O primeiro ocorreu entre as passagens 191 e 235, momento em que a quinta presença do carro de segurança foi ocasionada por um acidente de Landon Cassil.

Depois, Kahne aproveitou um enrosco entre Jeff Gordon e Matt Kenseth, os dois primeiros até o giro 390, para voltar à primeira colocação. Contudo, ele ainda teve de se envolver em uma disputa com Brad Keselowski – e inverter a ordem com o atual campeão da categoria algumas vezes -, até se posicionar de forma definitiva na frente, nas 35 últimas das 500 voltas programadas.
No fim, o competidor do Ford Fusion #2 da Penske ainda seria superado por Kyle Busch, recuperado de uma punição cumprida na metade inicial da corrida, que chegou a jogá-lo para 19º.
Mas o vencedor de cinco corridas no “Coliseu da Nascar” não conseguiu fazer o mesmo em relação a Kahne, soberano até a linha de chegada. O piloto da Hendrick comemorou o seu primeiro triunfo na segunda pista mais curta do calendário. Keselowski ainda cruzou em terceiro e, embora ainda não tenha nenhuma vitória no ano, é o único a ter completado todas as etapas entre os cinco primeiros.
Kurt Busch, detentor de outras cinco vitórias em Bristol, surpreendeu com a pequena Furniture Row e obteve seu melhor resultado disparado em 2013, um quarto lugar, logo à frente de Clint Bowyer, último membro do top five.
O pentacampeão Jimmie Johnson, ponteiro do certame até então, gerou a oitava e última amarela do dia, ao bater sozinho, e ficou relegado ao 22º lugar. Com isso, Keselowski assumiu a liderança do campeonato, tendo 166 pontos, nove a mais que Dale Earnhardt Jr., o novo segundo colocado. JJ caiu para terceiro, com 151, ainda com boa vantagem em relação a Bowyer, o quarto, que tem 128. A quinta etapa da Sprint Cup será no próximo domingo, no superspeedway de duas milhas de Fontana.
Etapa de Bristol – resultado final (dez primeiros):
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Kasey Kahne (EUA/Hendrick Chevrolet) 500 voltas
2º. Kyle Busch (EUA/Joe Gibbs Toyota) a 1s700
3º. Brad Keselowski (EUA/Penske Ford) a 2s314
4º. Kurt Busch (EUA/Furniture Row Chevrolet) a 2s349
5º. Clint Bowyer (EUA/Michael Waltrip Toyota) a 3s304
6º. Dale Earnhardt Jr. (EUA/Hendrick Chevrolet) a 6s342
7º. Ryan Newman (EUA/Stewart-Haas Chevrolet) a 6s902
8º. Brian Vickers (EUA/Michael Waltrip Toyota) a 7s015
9º. Paul Menard (EUA/Richard Childress Chevrolet) a 7s619
10º. Jamie McMurray (EUA/Earnhardt-Ganassi Chevrolet) a 7s986

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: