13 de mar. de 2013

Overdose de souvenires: as lojinhas do Salão de Genebra – parte 2


shopping2

Te peguei no flagra, seu consumista! Então você quer saber o que marcas como Lamborghini, Porsche, RUF, Mercedes-Benz, Subaru, Pininfarina, Maserati e Pagani tinham de souvenires para vender ao público no Salão de Genebra? Então, entre neste post e faça um pouco de window shopping conosco!


Esta segunda parte (confira aqui a primeira!) acabou concentrando as lojas mais caras do Salão. Exceto a Mercedes-Benz, que tinha um ou outro item mais em conta, os souvenires deste post são bastante salgados – ou seja, eu fiz exatamente o que vocês estão para fazer em instantes: olhar, olhar, comentar e sair de mãos abanando!
Nota: cada Franco Suíço (CHF) vale cerca de R$ 2,06.
lambo03
Lamborghini: não sei se são lembranças hollywoodianas, mas sempre que vejo os souvenires da Lambo, visualizo Rocky Balboa os utilizando. É o caso da blusa (235 francos suíços/485 reais) e das camisas pólo acima (170 francos suíços / 350 reais). Pois é: como disse, a brincadeira neste post é salgada…
lambo02
…mas, como tudo na vida é uma questão de referência, a bolsa de viagem acima, feita de couro revestido com uma trama de fibra de carbono desenvolvida especificamente para a aplicação, vai deixar tudo bem barato: quase 1.500 euros (3.820 reais)! Ela faz parte de uma coleção da Lamborghini, que inclui valises e bolsas do tipo carteiro – mas no estande da marca, só havia esta travel bag.
lambo04
lambo05
Uma das coisas bacanas da lojinha da Lamborghini é a atenção que eles deram ao público feminino. Note que há diversos estilos de camisas, camisetas (CHF 50/ 105 reais) e blusas. As canecas custavam 35 Francos Suíços (75 reais).
lambo01
Agora, baita falta de sacanagem: essas camisetas custavam 125 francos suíços. Quase R$ 260 em uma camiseta de algodão? Não sei qual a opinião de vocês, mas normalmente quem usa este tipo de souvenir não tem um Lamborghini. A marca podia judiar menos do bolso dos fãs, não acham?
subaru4
Subaru: apesar da lojinha improvisada num canto do estande (esta arara de camisas estava quase desabando nas escadas que separam os pavilhões) , havia bastante coisa interessante para os fãs dos Scoobies. Separei aí em cima o meu souvenir favorito: a camisa manga curta STI azul, por cerca de 80 euros (205 reais). E olha que bacana, outra marca que trouxe algumas peças para as garotas!
subaru3
subaru1
Havia miniaturas de todas as gerações do Subaru Impreza (as menores, da foto em cima, custavam cerca de 40 euros / 105 reais). O kit de montar da Tamiya custava 68 euros (175 reais), o mesmo preço da bolsa de viagem que aparece na foto do alto, à esquerda. Só sentimos falta de alguma homenagem a Colin McRae, como blusas e camisetas com o tema 555…
ruf1
RUF: só tinha isso aí em cima. Porca miséria.
ruf0
Brincadeirinha! Mas, infelizmente, uma brincadeira com tom de verdade: a única coisa que dava pra comprar da preparadora de Porsche eram essas capas de fibra de carbono para iPad. Na hora do clique, acabei não pegando o preço com o pessoal do estande – sorry guys.
porsche0
Porsche: como vocês já devem ter visto nas lojas da Adidas, a marca possui uma linha chamada Porsche Design – conhecida pelas peças sofisticadas, minimalistas e extremamente salgadas. OK, eu sei que você está babando na bolsa Martini Racing – ela custa 225 euros. Há vários itens com este tema: toalhas de banho, canecas, blusas…
porsche2
A Porsche caprichou nas lembrancinhas: capas para celulares, iPads, chaveiros, relógios, despertadores… nada aqui era exatamente barato (o relógio de mesa custava 273 francos suíços/ 565 reais, por exemplo), mas confesso que quase levei o chaveiro de 21 francos suíços (45 reais) pra casa. Bem, isso até me lembrar de que não tenho nenhum carro do grupo VW na garagem. Não deixem meu Dodge saber disso.
porsche1
Os caras são tão sacanas que tinha até linha infantil. Se você quiser salvar o seu filho de um trágico futuro como fã de carros xunados, está aqui o caminho das pedras para o bom gosto automobilístico. Só não vá reclamar quando o guri fizer 18 anos e quiser um Subaru Impreza WRX STI usado…
pininfarina2
Pininfarina: puxa vida, até a casa de design italiana mandou melhor do que as preparadoras alemãs. O estande da Pininfarina tinha uma pequena vitrine cheia de coisas bacanas. A miniatura em madeira, simulando uma maquete em clay, custava 500 euros (1.275 reais). É uma bica, mas é a média do preço de itens de decoração deste calibre.
pininfarina1
Eu não tenho uma scooter, mas compraria uma só pra poder usar esses capacetes. Eles não eram nada baratos (300 euros / 765 reais), mas a qualidade de construção e de acabamento são dignos de um Bell topo de linha.
pagani1
Pagani: bem que eles podiam investir mais em lifestyle, afinal, é uma das únicas marcas garagistas que obteve sucesso atualmente. Nenhuma camiseta, chaveiro, nada que não fossem estes livros e miniaturas – as 1/18 custavam quase 300 euros (765 reais).
mb06
Mercedes-Benz: como a Porsche e a Audi, os caras da Mercedes vieram com voadoras de dois pés. Havia dois quiosques, forrados de souvenires de todo tipo. É só olhar as fotos: tinha de guarda-chuva a esmalte de unha. Aliás, estou com dois bonés da AMG, destes brancos, dando sopa por aqui. Alguém está a fim? O que faço? Um sorteio pelo facebook do Jalopnik?
mb05
Olha o capricho dos caras na seção feminina. O gorrinho com brilhantes custava cerca de 30 euros (76,50 reais) – algo muito útil em temperaturas próximas a 0ºC, como fazia lá em Genebra. Os óculos a la Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo” custava quase 100 euros.
mb04
Galera, tive de passar por esta parte da lojinha voando, senão ia fazer besteira e levar muita coisa pra casa. Por isso, me desculpem: não vi o preço de nada. Fiz a foto correndo e… vazei.
mb02
Esta era a parte mais refinada da lojinha da Mercedes-Benz: gravatas, relógios, abotoaduras, óculos e perfumes.
maserati2
Maserati: o mais bacana dessa lojinha era a quantidade de itens na pegada gentleman driver. As luvas de couro custavam 110 euros, o cinto de couro creme, 153 euros (390 reais) e… surpreendentemente, o tridente de decoração custava cerca de 80 euros (205 reais).
maserati1
Olha que bacana esta coleção de emblemas históricos da marca (147 euros / 374,80 reais). A Maserati tinha a maior gama de chaveiros disponível, mas nenhum deles era barato. Muito pelo contrário: estes da foto aí em cima custavam quase 50 euros cada (127,50 reais). Não judia do meu cartão, cazzo!
Vendo em retrospectiva todas as lojinhas do Salão, a coisa que fica mais clara é a disparidade de atitude das marcas em relação ao lifestyle: muitas estão desperdiçando oportunidades (como a Ford e o excesso de souvenires do Kuga e se esquecendo do Mustang, ou Pagani e as preparadoras alemãs sem souvenires), outras seguem a direção clássica (como a Subaru, focada um pouco demais num tema só), mas a maioria está investindo pesado em itens que cada vez menos se parecem com outdoors ambulantes e que cada vez mais incorporam algo mais sofisticado, não corporativo. Você não quer se sentir como um anúncio ambulante da Honda, mas sim, como um entusiasta da marca. E a maioria está acertando na mosca. Eu fui à falência.


Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: