21 de mar. de 2013

Os dez maiores conflitos atuais da indústria nacional

Desde que o mercado de automóveis se tornou uma guerra alguns modelos se tornaram referência de briga, é impossível pensar em um modelo sem cogitar o outro, quer seja como compra ou por número de vendas. Um das maiores brigas do mercado internacional é travada entre Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger, e é esta a imagem que abre mais um quadro Os Dez .No mercado nacional também temos nossas brigas entre modelos, que disputam carro a carro a liderança do segmento ou a preferência do consumidor que ao cogitar um modelo sempre o compara ao outro.




Volkswagen Gol x Fiat Palio

Desde a chegada da Fiat no Brasil, a montadora italiana trava batalhas contra o campeão de vendas Gol. Nesta briga já passaram 147, Mille (quando ainda era chamado de Uno), Palio e novo Uno. Apesar de recentemente o novo Uno ter tomado a segunda colocação no ranking de vendas, no lugar do Palio, o modelo maior reassumiu o posto e segue para tentar assumir o posto de líder de vendas no Brasil ainda tomado pelo alemão há mais de 30 anos. O Gol segue a receita típica da Volkswagen, frente de Fox e também entrega prazer ao dirigir, enquanto o Palio segue pelo estilo que mescla elementos de Punto, Uno e 500 com mais espaço que o Gol.

Ford EcoSport x Renault Duster

Um nasceu no Brasil a partir do projeto Amazon, sendo que seu outro membro era a minivan Fusion vendida no mercado europeu que não deu muito certo, quanto o Eco até ganhou uma segunda geração global, já o outro nasceu como um suv de uma marca de baixo custo na Romênia derivado dos conhecidos Logan e Sandero. No fim das contas a cada mês Duster e EcoSport se revezam na liderança do segmento que pertence a apenas eles dois (futuramente teremos Chevrolet Trax, Peugeot 2008, JAC S5 e o suv do Fit também nesta brincadeira). O EcoSport agora segue por um estilo mais urbano e esportivo, apesar de manter o estepe na traseira que é sua marca registrada - já o Duster é um pouco mais bruto visualmente e parece estar mais apto ao off-road, mas o seu pecado vem do interior com acabamento ruim.

Hyundai HB20 x Chevrolet Onix

Esta briga é a promessa do ano - chegando a níveis de dignos da briga entre Palio e Gol -  ambos os modelos são as novas referências no mercado nacional adotando preços agressivos em modelos completos, ótimo acabamento, construção refinada, itens disponíveis apenas em modelos mais caros e preço arrebatador. O HB20 aposta na garantia maior, design fluído e no câmbio automático (presente apenas no Sandero nesta faixa de preço), já o Onix joga suas fixas no design esportivo, diferenciação visual entre as versões e no prático MyLink, o modelo contará futuramente com câmbio automático de 6 marchas (contra 4 do HB20). Espere uma briga do mesmo nível entre Prisma e HB20S, visto que ambos foram lançados praticamente juntos (como os hatch's) para bater um ao outro.

Toyota Corolla x Honda Civic 

Quando ambos se tornaram o sonho de consumo da classe média brasileira no final dos anos 90 "substituindo" o Vectra na preferência do consumidor os dois sedans japoneses iniciaram uma enorme batalha. Alternando a liderança de segmento conforme as novidades apresentadas nos modelos o Civic viveu seu auge quando ganhou a geração mais jovial e esportiva, conhecida popularmente como New Civic, enquanto o Corolla partia para um desenho mais conservador (até demais). Ambos estão prestes a mudar, o Honda ganhará um face-lift visto que as alterações feitas no modelo não ter agradaram, enquanto o sedan da Toyota ganhará uma nova geração e seguirá os passos do Civic, adotando uma provocante carroceria esportiva vista no conceito Corolla Furia.

Hyundai Azera x Ford Fusion

Na geração anterior os dois sedans executivos apresentaram preço acessível com conteúdo antes encontrado apenas em carros que ultrapassavam os seis dígitos, mas o design era genérico e sem muito destaque. Agora com novas gerações Fusion e Azera estão mais belos do que nunca. O sedan coreano continua com as lanternas traseiras interligadas porém mais esportivas e belas, além de adotar um perfil de coupé de 4 portas também seguido pelo Fusion. O sedan americano (de fabricação mexicana) ganhou design mais europeu com influências de Aston Martin na grade e carroceria com tantos vincos quanto o Hyundai. O Azera está sendo atrapalhado pelo Sonata por conta da proximidade de preços, mas a batalha entre ele e o Fusion continua forte.

Volkswagen Saveiro x Fiat Strada

Assim como Palio e Gol travam batalhas fortíssimas seus "filhos" também vivem na mesma batalha. O Voyage retornou com o principal objetivo de bater o Siena, enquanto a Parati viveu até seus últimos dias querendo vencer a Palio Weekend. Mas esta batalha continua também nas picapes, apesar da Strada vender quase o triplo da Saveiro a picape alemã sempre visou aproveitar o que a líder traz de inovação para roubar seus clientes. Cabine estendida e visual off-road (linha Adventure) foram vistos pela primeira vez na categoria na pele da Strada e na atual geração da Saveiro todos estes elementos foram implantados a versão Cross está ai para comprovar. Se o Palio não consegue vencer o Gol, seus derivados sempre conseguiram dar a volta por cima do Volkswagen.

Kia Sportage x Hyundai ix35

Ambos são praticamente o mesmo carro, apenas adotando visual e acertos conforme a preferência da marca - algo semelhante ao que acontece com a dupla de primos Citroën C3 e Peugeot 208 (207/206 também em relação à antiga geração do C3). A dúvida prevalece quando os modelos são comparados: o Sportage segue por um estilo muito mais esportivo, retilíneo e até mais urbano que o ix35, parecendo até um hatch anabolizado, o que não deixa de ser belíssimo. Enquanto o Hyundai apresenta linhas mais elegantes e proporções visuais realmente de um suv. É mera questão de gosto pelo visual, visto que mecanicamente os modelos são o mesmo, apenas com alguns acertos diferentes.

Ford Ranger x Chevrolet S10

Outra briga que também abrange outros mercados fora do Brasil assim como as disputas entre Civic e Corolla ou Fusion e Azera. Ambas picapes ganharam novas gerações recentemente apagando totalmente a imagem de defasadas que mantinham até a pouco tempo trocando pela imagem de referência na categoria. O estilo urbano da Ranger não a desclassifica ao off-road, sendo tão eficiente (até mais segundo comparativos) que a S10, que conta com mais vincos e com uma enorme grade frontal: típica de modelos Chevrolet desenhados no Brasil. Apesar de serem modelos mundiais, tanto a Ranger quanto a S10 tiveram uma enorme participação do Brasil em seu desenvolvimento, para tanto o modelo da Chevrolet conta com este nome apenas em terras tupiniquins, intranacionalmente é conhecida como Colorado.

Nissan Versa x Chevrolet Cobalt

Os dois sedans grandalhões com preço de compacto são constantemente comparados por apresentarem espaço de sobra para os passageiros e bagagens como também o estilo de gosto duvidoso. Além de Cobalt e Versa o segmento também abrange Etios sedan (mas que não tem vendas suficientes e o pior design possível em um sedan) e também os não tão grandes Logan e Grand Siena. Cobalt e Versa apresentam qualidades próprias mas as diferenças ficam com o melhor acabamento no sedan americano e o espaço maior para os passageiros atrás no sedan japonês. Em breve o Versa será fabricado no Brasil com um face-lift acompanhando o hatch March o qual divide plataforma e interior.

Honda Fit x Chevrolet Spin

Esta é mais uma promessa de grande briga no ano: o Honda Fit sempre foi o rei das minivans enquanto nenhum modelo conseguiu ameaçar sua liderança, até agora. A Chevrolet Spin chegou com preços interessantes, bom acabamento e opções de 5 e 7 lugares. Apesar do design amplamente criticado a minivan da Chevrolet conseguiu passar o Honda em vendas no mês de Janeiro, porém o modelo japonês reassumiu o posto em Fevereiro. A briga parece repetir os resultados de Civic e Corolla, alternando a liderança de segmento mês a mês, a batalha está apenas começando, mesmo os modelos sendo completamente diferentes eles pertencem a uma mesma categoria e disputam um consumidor comum.

Disponível no(a):http://brigatodesign.blogspot.com.br

Nenhum comentário: