16 de mar. de 2013

Nunca antes na história… Por Rafael Lopes

Felipe Massa
A tarde em Melbourne já começou complicada: uma queda de luz nos boxes ocasionada pela forte chuva afetou os trabalhos de várias pessoas: TVs, equipes, jornalistas. Até meia hora antes do treino classificatório para o GP da Austrália, muita gente navegava no escuro. A tempestade provocou um atraso de 20 minutos no início da primeira parte da sessão (Q1).


Fiscais de pista com rodos na pista
Quando finalmente começou, a pista encharcada provocou uma série de rodadas e batidas. A chuva chegou a dar uma acalmada no fim e os tempos melhoraram, mas por pouco tempo: a tormenta voltou e trouxe o vento com ela. Finalmente, quase duas horas depois do horário previsto para o início do treino, os comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram adiar a conclusão (segunda e terceira partes) para as 11h de domingo no horário local (21h de Brasília). A inusitada situação aconteceu pela primeira vez na história da Fórmula 1. Nunca um treino já iniciado teve sua conclusão adiada para o dia seguinte. Nos GPs do Japão de 2005 e 2010, ambos em Suzuka, as condições de tempo também adiaram a classificação para o dia seguinte, mas o treino sequer tinha começado. A previsão para este domingo é de chuva pela manhã, mas sol com algumas nuvens à tarde. Ou seja: a conclusão do treino corre risco em caso de uma tempestade como a do sábado. A largada marcada para as 3h da manhã (17h locais) não parece correr riscos. Quer dizer, se a instabilidade climática deixar, não é?
Nico Rosberg
De concreto, apenas os eliminados no Q1. Além dos pilotos da Caterham (Giedo van der Garde e Charles Pic) e da Marussia (Jules Bianchi e Max Chilton), Pastor Maldonado, da Williams, e Esteban Gutiérrez, da Sauber ficaram fora do Q2. O venezuelano deu uma escapada em sua volta rápida e o mexicano bateu forte no mesmo lugar onde Felipe Massa, da Ferrari, havia acertado a barreira de pneus. O brasileiro, contudo, conseguiu retornar aos boxes, trocar o bico e garantir seu tempo. Já o piloto mexicano ficou imóvel dentro do cockpit, mas estava consciente. Seria vergonha de retornar aos boxes após cometer um erro tão primário? Favoritos para o treino deste domingo? Boa pergunta. Na chuva, a Mercedes andou bem com Nico Rosberg. O alemão terminou o Q1 na frente com 1m43s380, 470 milésimos à frente de FernandO Alonso, da Ferrari. O francês Romain Grosjean ficou em terceiro com a Lotus, seguido pelo mexicano Sergio Pérez, da McLaren, e o australiano Mark Webber, da RBR. Massa foi o sexto e o tricampeão Sebastian Vettel, o sétimo. Dos estreantes, apenas o finlandês Valtteri Bottas, da Williams, conseguiu escapar da eliminação na primeira parte. Ou seja, poderemos ver uma loteria no treino classificatório, que poderá ser essencial para a definição do resultado do GP da Austrália, que marca a abertura da temporada 2013 da Fórmula 1. E já começou com confusão…  Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: