17 de mar. de 2013

F-1:Na estratégia, Raikkonen bate favoritos e conquista GP da Austrália

Largando do sétimo lugar, finlandês acerta tática de duas paradas em Melbourne e leva etapa de abertura; Alonso e Vettel completam pódio, com Massa em 4º

Raikkonen ficou com a vitória em Melbourne (Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic)Raikkonen ficou com a vitória em Melbourne (Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic)
 
A temporada 2013 da F1 foi inaugurada com um surpreendente triunfo de Kimi Raikkonen no GP da Austrália, em Melbourne. Na contramão das favoritas Red Bull e Ferrari, que temiam a degradação dos pneus no Albert Park, o finlandês adotou na madrugada deste domingo uma tática de duas paradas em vez de três e conquistou com tranquilidade a primeira etapa do campeonato.

A chave para o triunfo de Kimi Raikkonen se deu durante o segundo stint em Melbourne. Sebastian Vettel, da Red Bull, e as duas Ferraris lideraram a primeira parte da prova, enquanto o finlandês permaneceu atrás, em quarto, poupando seus pneus.
Na janela inicial de paradas, o finlandês parou de forma simultânea com os líderes. Na segunda, contudo, esticou seu stint em relação aos líderes, que teriam uma parada extra em relação à Lotus.

Quando Alonso, o mais rápido entre o trio na frente, encerrou sua terceira e última parada, Raikkonen surgiu na liderança com uma tranquila diferença de 7s7, conquistando sua 20ª vitória na F1 e a segunda em Melbourne – o finlandês não vencia por lá desde 2007, com a Ferrari.
Alonso encerrou a corrida na vice-liderança, seguido por Sebastian Vettel, da Red Bull. Felipe Massa se mostrou agressivo do início ao fim da corrida e chegou a andar em segundo no primeiro trecho da prova, mas, foi prejudicado por uma má estratégia da Ferrari na segunda janela de pits e encerrou em quarto.
Lewis Hamilton, da Mercedes, e Mark Webber, da Red Bull, completaram a lista dos seis primeiros colocados, à frente de Adrian Sutil, da Force India, que experimentou uma tática semelhante à de Kimi, sem o mesmo sucesso. A decepção foi a McLaren, com Jenson Button em nono e Sergio Pérez em 11º. Nico Rosberg abandonou com um problema eletrônico.
Alonso, Raikkonen e Vettel: seis títulos mundiais no pódio (Foto: Rob Griffith/AP Photo)
Alonso, Raikkonen e Vettel: seis títulos mundiais no pódio (Foto: Rob Griffith/AP Photo)
VOLTA-A-VOLTA
1ª volta: Vettel larga bem e mantém a liderança. Mais atrás, Massa pula para segundo e Alonso, terceiro. Webber sai mal e cai para sétimo. Vettel, Massa, Alonso, Hamilton e Raikkonen formam os cinco primeiros.
2ª volta: Raikkonen assume o quarto posto com uma manobra sobre Hamilton na curva 9. Na frente, Massa segue no mesmo ritmo de Vettel e resiste bem à pressão de Alonso.
7ª volta: Com Massa no retrovisor, Vettel vai para os boxes para colocar os pneus médios. O brasileiro o segue no giro seguinte, enquanto Alonso e Raikkonen param na volta 9. Após a primeira janela, Massa se mantém à frente de Alonso, mas continua atrás de Vettel. Mais na frente, Hamilton estica seu stint e segue líder.
14ª volta: Hamilton finalmente para. Enquanto isso, as Ferraris passam a pressionar Vettel, que virava 0s2 mais lento que Alonso e 0s1 que Massa. Sutil assume a ponta.
17ª volta: Mais lento que o restante do pelotão, Sutil segura um “trenzinho” formado por Vettel, Massa e Alonso, todos cobertos por uma diferença de 1s6. Raikkonen segue à espreita, em quarto.
21ª volta: Alonso é o primeiro dos líderes a ir pela segunda vez aos boxes. Vettel faz uma parada lenta no giro seguinte e volta atrás de Sutil, que havia parado na mesma passagem, e do espanhol. Massa assume a ponta, à frente de Kimi.
24ª volta: Massa finalmente vai aos boxes, mas perde muito tempo no fim do stint, com os pneus muito gastos, e volta atrás de Alonso, Vettel e Sutil. Kimi finalmente assume a ponta, seguido por Hamilton, Rosberg e o grupo dos pilotos que já haviam parado.
29ª volta: Em busca do espaço perdido, Massa pressiona Sutil na luta pela sexta posição, mas o alemão resiste bem à investida. Hamilton também faz jogo duro com Alonso.
35ª volta: Kimi realiza sua segunda e última parada. Alonso assume a ponta, seguido por Vettel e Sutil.
37ª volta: Massa abre a terceira janela de pitstops, seguido por Vettel, no giro seguinte. Ambos voltam atrás de Alonso.
39ª volta: Alonso coloca pneus médios e retorna atrás de Sutil e Raikkonen. Foi o golpe fatal para o espanhol, que nunca mais retomaria a liderança.
44ª volta: Raikkonen ultrapassa Sutil, que estava na mesma estratégia da Lotus, e assume a ponta. Pouco depois, Alonso, 1s mais rápido que a Force India, ultrapassa Sutil na curva 3 e mira Kimi, mas perde tempo no tráfego e não consegue se aproximar do finlandês.
52ª volta: A diferença entre Alonso e Raikkonen se estabiliza em 7s e a vitória cai nas mãos do finlandês. Sutil volta em quinto após a parada, mas com pouco rendimento, perde o quinto lugar para Hamilton. Vettel fica em terceiro.
58ª volta: Raikkonen vence com 12s4 de diferença para Alonso, seguido por Vettel, Massa e Hamilton.
Raikkonen cruza a linha de chegada em Melbourne (Foto: AP Photo)
Raikkonen cruza a linha de chegada em Melbourne (Foto: AP Photo)
DESTAQUE POSITIVO
Kimi Raikkonen. Preservou os pneus na primeira parte da prova e cumpriu sua estratégia de duas paradas quase à perfeição, ficando com a vitória em Melbourne.
DESTAQUE NEGATIVO
Mark Webber. Caiu de segundo para sétimo na largada e se perdeu no bloco intermediário, penando para passar a Force India de Paul di Resta. Se não fosse pela queda de rendimento de Sutil nas últimas voltas, ficaria fora do top 6.
CURIOSIDADE
Desde 1978, a Lotus não vencia a etapa de abertura do Mundial. Naquela ocasião, Mario Andretti fez a pole e venceu o GP da Argentina, em Buenos Aires. Niki Lauda, com uma Brabham, e Patrick Depailler, da Tyrrell, completaram o pódio.
Classificação final – GP da Austrália


Pole: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min27s407
Melhor volta: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 1min29s274
Líderes: Vettel (1-6), Massa (7), Alonso (8), Hamilton (9-12), Rosberg (13), Sutil (14-20), Massa (21-22), Raikkonen (23-33), Alonso (34-38), Sutil (39-42) e Raikkonen (43-58)

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: