23 de mar. de 2013

F-1:Hamilton lamenta não ter trocado pneus no Q3; veja declarações

Pilotos comentam o treino classificatório para o GP da Malásia, em Sepang, que teve mais uma pole position de Sebastian Vettel

Lewis Hamilton, da Mercedes, em Sepang (Foto: Vincent Thian/AP Photo)Lewis Hamilton, da Mercedes, em Sepang (Foto: Vincent Thian/AP Photo)

MERCEDES
Lewis Hamilton:
4º (1min51s699)
Nico Rosberg:
6º (1min52s519)
Depois de mostrar um ritmo promissor nas primeiras fases do treino, o clima era de frustração na garagem da Mercedes. No Q1, Nico Rosberg foi o mais rápido entre os pilotos com pneus duros, sendo que, na fase seguinte, liderou a tabela de tempos absoluta.

No Q3, no entanto, a chuva fez seu rendimento cair, terminando com o sexto lugar. “Eu estava me sentindo realmente confortável no seco. Era o cara mais rápido e tinha o melhor carro. Então, infelizmente, a chuva chegou, mas eu pensei que não era um problema”, disse o alemão.
“Mas eu me atrapalhei com a estratégia, ficando na pista e danificando os pneus, enquanto os outros trocaram. [Mas] eu tenho um bom carro, especialmente em condições de corrida. Como vimos em Melbourne, o sétimo lugar venceu a corrida, então ainda é possível”, concluiu Rosberg, que herdou o sexto lugar no grid após a punição em Kimi Raikkonen.
Lewis Hamilton, novamente à frente de seu companheiro de equipe, também considera que teria um melhor rendimento caso tivesse trocado seus pneus durante o Q3. “Era, definitivamente, o caminho. Nossa estratégia era ficar na pista, já que pensávamos que ela secaria e trabalharia ao nosso favor. Mas isso não aconteceu”, disse o campeão de 2008. “Eu queria ficar na pole e não estava feliz quando saí do carro, mas há muitos pontos positivos a se ver. Então, estou empolgado com a corrida.”
RED BULL
Sebastian Vettel:
1º (1min49s674)
Mark Webber: 5º (1min52s244)
Pole position pela segunda vez em 2013, Sebastian Vettel ficou surpreso com a vantagem de 0s9 que sustentou para o segundo colocado, Felipe Massa. Contudo, afirmou ter dúvidas se conquistaria a primeira posição caso o Q3 fosse disputado em pista seca. Veja a declaração completa do alemão.
Mais uma vez superado pelo companheiro, Mark Webber não escondeu a frustração com o quinto lugar. “É decepcionante. Éramos rápidos o suficiente, mas andei devagar demais na volta que deveríamos ter sido rápidos, o que fez com que eu não tivesse a minha última volta rápida”, explicou. “Isso [o quinto lugar] não representa o quão confortável eu me senti no carro e é frustrante quando trabalhamos duro e sabemos que poderíamos ter sido melhores.”
FERRARI
Felipe Massa:
2º (1min50s587)
Fernando Alonso: 3º (1min50s727)
De volta à primeira fila do grid da F1 (algo que não acontecia desde o GP do Bahrein de 2010), Felipe Massa creditou o bom resultado ao fato de se sentir confortável a bordo do carro da Ferrari. Veja a declaração completa do piloto brasileiro.
Fernando Alonso acredita que a Ferrari tem condições de apresentar ritmo competitivo em Sepang independentemente das condições climáticas. Ele também comemorou o ressurgimento de Massa, afirmando que é importante para a equipe ter dois competidores forçando um ao outro. Veja a declaração do bicampeão.
McLAREN
Jenson Button:
7º (1min53s175)
Sergio Pérez: 9º (1min54s136)
A McLaren abafou a crise do início da temporada ao colocar seus dois carros no Q3. Jenson Button acredita que o resultado foi o melhor que o time poderia ter conquistado. “Não acho que poderíamos esperar ficar além da oitava posição”, disse o inglês, que herdou o sétimo lugar após a punição a Kimi Raikkonen. “Mas ficar somente a dois décimos do cara que ganhou o GP da Austrália não pode ser tão ruim assim.”
“No Q1 e na primeira metade do Q2, parecia que estávamos um pouco mais competitivos do que no seco em relação ao fim de semana passado. Ainda não somos velozes, mas a equipe está fazendo um trabalho fantástico para extrair tudo do carro.”
Sergio Pérez também reconheceu as deficiências do carro, mas mostrou ânimo com o desempenho visto na Malásia. “Considerando o comportamento do carro há uma semana, pode-se dizer que foi uma classificação encorajadora”, avaliou. “Jenson e eu fomos ao Q3, o que é um alívio, mas, obviamente, sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente em termos de desenvolvimento.”
O mexicano, segundo colocado no GP da Malásia de 2012, vê com bons olhos a possibilidade de chuva para o domingo. “Frequentemente chove no fim da tarde em Sepang, então acho que a corrida poderá ser afetada. Mas eu gosto deste circuito e, independentemente do clima, darei o meu melhor para a melhor equipe da F1.”
FORCE INDIA
Adrian Sutil:
8º (1min43s439)
Paul di Resta:
15º (1min44s509)
Avançando pela primeira vez ao Q3 em 2013, Adrian Sutil lamentou a chegada da chuva. “Nosso ritmo era muito forte no seco. Ainda não estou totalmente confiante com os pneus na chuva, já que o carro estava escorregando nas curvas, saindo muito de traseira”, descreveu o alemão. “Espero que a corrida seja no seco, porque temos um carro competitivo. A meta é, com uma boa estratégia, sair com pontos ou até mais.”
Paul di Resta não teve a mesma oportunidade, já que a chuva caiu no Q2 quando ele não havia registrado tempo. Com isso, lhe restou a 15ª posição. “A chuva caiu antes do que esperávamos”, admitiu. “Agora, precisamos ver o clima para o domingo, mas eu certamente estarei na briga. Economizei muitos pneus e o carro funcionou bem até agora.”
LOTUS
Kimi Raikkonen:
10º (1min52s970) (*)
Romain Grosjean: 11º (1min37s636)
(*) Perdeu três posições no grid após bloquear passagem de Rosberg durante o Q3
Atual líder do campeonato, Kimi Raikkonen lamentou o mau rendimento dos pneus intermediários na fase final do classificatório e a perda de três posições no grid após um incidente com Nico Rosberg, da Mercedes. “Não fomos suficientemente rápidos com os intermediários, então não acho que poderíamos encontrar mais tempo no piso molhado hoje [sábado]. É decepcionante perde três postos no grid, mas vamos ver o que acontece na corrida”, disse o finlandês.
Romain Grosjean sentiu que o carro rendeu melhor na classificação que nos treinos livres, mas lastimou o fato de a chuva ter caído justamente no momento em que faria sua melhor volta. “A gente teria facilmente colocado os dois carros no top 10, mas infelizmente os céus se abriram no momento errado para mim. Minha primeira série no Q2 foi com os pneus gastos e, quando pus o novo jogo, começou a chover, então achei melhor mantê-los assim, novos [para a corrida]“, argumentou o francês.
SAUBER
Nico Hulkenberg:
12º (1min38s125)
Esteban Gutiérrez:
14º (1min39s221)
Nico Hulkenberg acredita que uma falha de equipamento atrapalhou a sua vida no Q2. Mas não, essa falha não foi no C32-Ferrari de número 11, mas sim nos radares da equipe Sauber, que não puderam antecipar a chegada da chuva. “Eu fui para a pista com pneus usados, e, se eu soubesse que a chuva estava chegando, teria usado pneus novos”, afirmou. “No geral, nosso ritmo não estava bom como eu esperava, mas nada está perdido largando em 12º.”
Algo semelhante aconteceu com Esteban Gutiérrez, que também foi pego desprevenido com a chuva. “Saímos tarde demais com os pneus novos e demos de cara com a chuva. Agora, estamos ansiosos para a corrida. Temos que analisar tudo e montar uma boa estratégia para marcar pontos.”
TORO ROSSO
Daniel Ricciardo:
13º (1min38s822)
Jean-Éric Vergne: 17º (1min38s157)
Embora admita que o STR8 fosse capaz de posições mais altas, Daniel Ricciardo avaliou o 13º lugar no grid de Sepang como um resultado positivo. “No Q1, fomos bastante competitivos e ficamos a apenas um centésimo do top 10”, argumentou o australiano. “Com a chuva, talvez a gente tenha perdido uma oportunidade de fazer melhor. Melhoramos, mas ainda queremos mais. Amanhã [domingo], pretendo escalar o pelotão numa corrida que promete ser imprevisível.”
Jean-Éric Vergne, por sua vez, se mostrou descontente com a eliminação na primeira fase da sessão classificatória. “Fui detido no último setor por outro carro e perdi entre quatro e cinco décimos, o que me custou a oportunidade de avançar ao Q2”, disse o francês, que minimizou o fato de começar a prova quatro posições atrás do colega de equipe. “Isso não importa. O mais importante é estar na frente amanhã. Como de costume, estou otimista e quero buscar alguns pontos.”
WILLIAMS
Pastor Maldonado:
16º (1min37s867)
Valtteri Bottas: 18º (1min38s207)
Pastor Maldonado foi outra vítima da chuva no Q2, já que ele não havia registrado tempo enquanto a pista estava seca. Com isso, ele preferiu não se arriscar, terminando a sessão com o 16º lugar. “Havia a chance de podermos lutar para chegar ao Q3. Ainda temos trabalho a fazer para melhorar o carro, mas trabalharemos duro para a corrida.”
Eliminado no Q1, Valtteri Bottas  lamentou o rendimento do carro, que julgava te evoluído em relação à primeira corrida do ano. “O pneu duro estava bom, com o carro respondendo bem. Esperávamos um ganho muito maior com o pneu médio, mas não tivemos aderência extra. Mas nosso ritmo em corrida nos permitirá ganhar posições em relação ao grid.”
CATERHAM
Charles Pic:
20º (1min39s314)
Giedo van der Garde: 22º (1min39s932)
Em tiros de longa duração, Charles Pic aprovou o ritmo do CT-03 e acredita que o time conseguiu encontrar um bom caminho para a corrida durante o terceiro treino livre. Na classificação, contudo, o francês se disse descontente com o carro. “Meu carro saiu de frente na primeira série, então ajustamos as pressões para a segunda, mas ainda assim não conseguimos resolver o problema. Com a desvantagem para os carros à frente, provavelmente terminamos melhor do que imaginávamos”, declarou o piloto de 23 anos.
Giedo van der Garde teve uma discurso semelhante ao de Pic. Mostrou-se descontente com o treino, mas aprovou o comportamento do carro no último treino livre. “Meu carro saiu muito de traseira com os pneus moles durante o dia inteiro e não consegui fazê-los funcionar como na última prova, o que prejudicou meu ritmo”, argumentou. “De qualquer forma, com o carro se apresentando bem com os compostos duros e o ritmo que mostramos com os pneus intermediários, amanhã [domingo] pode ser interessante.”

Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: