29 de mar. de 2013

Assim eram os crossovers da União Soviética há sessenta anos

k-bigpic

Mesmo o mais modesto dos Range Rover Sport V6 já tem 261 cv. O Moskvitch 410 tinha 45 cv em 1958, isso depois que o modelo de 35 cv de 1957 foi declarado obsoleto pelos comunistas. E eles tinham até versões perua que eram os avós dos crossovers/SUV modernos.

Os primeiros SUVs foram feitos nos EUA, no fim da década de 30, quando a Marmon-Herrington começou a converter picapes e carros Ford para veículos de tração nas quatro rodas. Na mesma época o GAZ-61 foi lançado no quintal bolchevique. Uma década depois os britânicos apareceram com o Land Rover, mas ele estava tão longe de ser um SUV quando um machado está de um bisturi.
A combinação perfeita veio da URSS, depois da morte de Stalin. O GAZ-M72 era um chassi 4×4 com a carroceria em monobloco do Pobeda, usado pelos militares para transportar presos políticos por longas distâncias. Três anos depois o Moskvitch 410 foi lançado. Esta máquina confortável e moderna era usada por cidadãos comuns, e podia ser reparada em qualquer lugar entre Vladivostok e São Petersburgo Leningrado. O que mais alguém poderia querer?
urss-csuv1 urss-csuv2 urss-csuv3


Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

Nenhum comentário: