27 de fev. de 2013

O guia definitivo de preços e equipamentos: carros populares 1.0 – parte 2

listaquanto2

Na parte anterior deste post, vocês viram a lista de equipamentos e o preço das versões básica e equipada com ar condicionado, direção hidráulica (ou elétrica) e trio elétrico dos cinco populares mais vendidos no País – além, é claro, das nossas abobrinhas a respeito de cada um deles.
Agora, vamos para os oito restantes que são os mais buscados por vocês, leitores do Jalopnik!
Temos aqui Hyundai HB20, Toyota Etios, Nissan March, Renault Sandero, [update] Peugeot 207, Ford Ka, Chevrolet Celta, Renault Clio e Kia Picanto – lembrando que deixamos de fora os carros mais antigos e sem tanta audiência no site, como o Mille Economy, Palio Fire, Chevrolet Classic, Ford Fiesta e o Gol G4.

Hyundai HB20 1.0 Comfort

lista-hb20
E aí, é bom? Será que a fila de espera de até quatro meses se justifica? Bem, há um certo consenso entre os jornalistas automotivos de que o primeiro popular de fabricação nacional da Hyundai só não vende mais porque a fábrica em Piracicaba está no limite operacional – e nós fazemos parte do coro. É um carro muito bem acabado, razoavelmente espaçoso, tem dinâmica e ergonomia bacana, vem bem equipado e oferece cinco anos de garantia. Ele compartilha a plataforma com o Kia Picanto – e isso significa que a posição de dirigir é um pouco alta -, mas por ser fabricado aqui, ele acaba tendo preço bem mais competitivo que o seu primo. Neste momento, ele tem o nosso voto como melhor compra.
Diferentemente de seus rivais, a gama de equipamentos do HB20 está separada de acordo com a versão, ou seja, não há opcionais (exceto o tipo de rádio) – isso ajuda a não perder dinheiro na hora da revenda. A versão básica já vem com ar, direção e duplo air bag, mas não possui freios ABS – o chato é que você só consegue este equipamento na versão topo de linha, a Comfort Style (R$ 37.995), de série. Este é um detalhe importante: não se esqueça que a partir do ano que vem o ABS e duplo air bag serão obrigatórios. Inevitavelmente o modelo básico 2013 terá curva de desvalorização mais aguda que os 2014. Vale esperar? Aí é contigo.
Uma coisa legal: qualidade de construção e de acabamento digno de marca alemã.
Uma coisa não exatamente legal: freios ABS somente na versão topo de linha.
Preço básico: R$ 31.995
Equipamentos: ar condicionado, direção hidráulica, duplo air bag, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, rodas aro 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: o carro já vem com estes equipamentos de série
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: -
Concessionárias no País: 120
Garantia: 5 anos

Toyota Etios 1.3

lista-etios
Se o trânsito fosse uma balada, o Etios seria aquele cara que chegaria com uma pochete, portando uma agenda eletrônica – seu design controverso tem uma cara inegável de anos 1990. Gosto é pessoal, mas sentimos particular dificuldade em elogiar as linhas deste Toyota, por dentro e por fora. E o painel centralizado e a cordinha única que segura o tampão do porta-malas dão a sentença final de economia de custos.
Mas tem uma coisa: você já andou nele? Cara, este carro é esperto. Leve, bem acertado, com um motor 1.3 (ok, este guia é de carros 1.0 – mas o Etios briga com estes caras) que responde bem em baixa e calibragem de suspensão bem adequada ao nosso asfalto, o Etios só teve a infelicidade de chegar tarde – e pra piorar, de ser lançado na mesma semana do HB20, cujo design é o mais arrojado dos populares. Por esta razão, ele teve de adotar estratégia de preços de entrada mais agressiva – e como o seu rival coreano, os equipamentos estão listados de acordo com a versão (1, 2 ou 3), sem opcionais.
Uma coisa legal: um dos populares mais espertos ao volante – e tem motor 1.3 de 90 cv!
Uma coisa não exatamente legal: versão básica só oferece o duplo air bag como equipamento diferencial e a versão equipada é completa, mas muito cara (quase R$ 10 mil a mais!)
Preço básico: R$ 29.990 (Versão 1)
Equipamentos: duplo air bag, rodas aro 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 38.790 (Versão 3)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, freios ABS, desembaçador e limpador do vidro traseiro, sistema de som
Concessionárias no País: 134
Garantia: 3 anos

Nissan March

lista-march
O Nissan March conta a triste história de ser o primeiro popular dos últimos tempos que incomodou as grandes marcas instaladas no País – e que, alguns meses depois, foi parcialmente silenciado pela cota de importação imposta pelo governo, o que acabou criando uma fila de espera desagradável. Como o Etios, o March não é exatamente bonito, ainda que conte com mais fãs e que sua cabine seja mais caprichada.
Em troca, ele oferece uma das suspensões mais confortáveis, conjunto mecânico de primeira (nos testes da Car and Driver, foi o carro que mais acelerou e menos bebeu: 13,9 s no 0 a 100 km/h e 10,4 km/l de consumo médio cidade-estrada com etanol) e uma boa qualidade de construção. Foi meio que deixado de lado após a última leva de lançamentos – principalmente o HB20 e o Onix -, mas ainda é uma ótima compra. Como Etios e HB20, seus equipamentos estão separados por versões, e não como opcionais.
Uma coisa legal: mecânica pra lá de bem acertada
Uma coisa não exatamente legal: a versão básica poderia vir ao menos com calotas!
Preço básico: R$ 26.890
Equipamentos: air bag duplo, rodas aro 14 sem calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 31.990 (1.0 S)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: chave com telecomando, regulagem de altura no volante, calotas, limpador e desembaçador do vidro traseiro
Concessionárias no País: 151
Garantia: 3 anos

Renault Sandero

lista-sandero


Como o Clio, o Sandero teve um começo de carreira algo mais premium – e foi descendo alguns degraus até se encontrar onde está hoje: um hatch de tamanho avantajado por preço de popular. É só pensar que este carro básico custa mais barato que o Novo Uno de entrada!
Agora, tem uma  coisa: em troca do tamanho e preço, você leva um carro mais pelado que o Gol, sem travas elétricas nem ajuste de altura do banco do motorista. A Renault também adotou a estratégia de criar modelos para separar os equipamentos (para ter ar condicionado e trio elétrico, só migrando para a versão Expression, que os já traz de série), mas por outro lado, o Sandero ainda não adotou os freios ABS e air bag duplo de série: por eles, você paga R$ 1.950 (opcional Pack Segurança).
Uma coisa legal: hatchzão espaçoso e de rodar confortável
Uma coisa não exatamente legal:
a versão básica consegue ser ainda mais pelada que o Gol
Preço básico: R$ 27.630 (Authentique)
Equipamentos: rodas aro 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 33.330 (Expression)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: acabamento interno diferenciado, faróis de neblina, apoios de cabeça na traseira, alarme, travamento automático das portas, regulagem de altura do volante e do banco do motorista
Concessionárias no País: 200
Garantia: 3 anos

Peugeot 207

lista-207
O 207 é um daqueles carros que polarizam a opinião pública. Quem odeia diz que a suspensão é frágil e bate muito (isso era verdade no 206, mas o 207 teve várias melhorias no projeto), quem ama diz que é um carro sofisticado para a categoria. A Peugeot adotou uma estratégia de preços impressionantemente agressiva para o seu hatchzinho: a versão XR já vem com ar condicionado, direção hidráulica e trio elétrico, por pouco mais de R$ 30 mil – lembrando que o seu motor é 1.4! Não dá pra dizer que é mal negócio. O único porém é que ele ainda não traz duplo air bag e freios ABS de série – o primeiro é um opcional de R$ 1.500, o segundo não está disponível.
Uma coisa legal: um carro bacana com motor 1.4 e preço competitivo
Uma coisa não exatamente legal: ainda sofre com desvalorização acentuada
Preço básico: R$ 31.590 (XR, 3 portas) e R$ 29.990 (Blue Lion, 5 portas)
Equipamentos: a versão XR já vem com ar condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. A Blue Lion não traz nenhum destes equipamentos.
Preço com ar, direção e trio: o XR 3 portas já vem com estes equipamentos. A versão XR de 5 portas custa R$ 33.590
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: -
Concessionárias no País: 153
Garantia: 1 ano

Ford Ka

lista-ka

O Ka é um caso à parte neste universo dos populares. É um carro purista. Talvez seja o único carro do nosso mercado abaixo de R$ 100 mil que tem dinâmica praticamente neutra: se você fizer tudo direitinho, ele vem escorregando nas quatro. Se há um carro perfeito para você se divertir ao volante, este é o Ka – mesmo com o motor 1.0 Rocam de 73 cv (etanol), que já está se tornando antiquado em relação à concorrência.
Por outro lado, ele é muita emoção e pouca razão: entrar e sair do banco traseiro é uma tarefa inconveniente – e os vidros de trás não abrem. Ele passa bastante ruído de rolagem dos pneus em alta velocidade. E o acabamento não é exatamente um primor. Ainda assim, o Ka é o nosso voto como a compra mais divertida – e ele é bem barato. Vale lembrar: ele deverá sair de linha este ano, para ser substituído pela sua nova geração.
Uma coisa legal: um KArt
Uma coisa não exatamente legal: desKAnfortável
Preço básico: R$ 21.800
Equipamentos: rodas aro 14″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 26.700
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: acabamento interno diferenciado, indicadores de direção nos retrovisores
Concessionárias no País: 371
Garantia: 1 ano

Chevrolet Celta 1.0 LS

lista-celta
A cúpula dos donos de Nissan GT-R e Subaru Impreza WRX STI de Gran Turismo se contorce, mas o que posso fazer se o Celta é um dos carros mais divertidos de pilotar e queridos de (outra) parte da audiência? Ele é pornograficamente leve, as respostas do volante são secas e diretas e é um dos carros favoritos dos pilotos de campeonatos de turismo regionais.
Com a chegada do Onix, o Celta foi colocado em posição obsoleta em sua casa e em breve deverá ser aposentado – e apesar disso, ainda não é exatamente barato. A versão duas portas não possui mais travas elétricas e direção hidráulica nem como opcional – no configurador da GM, o melhor pacote disponível é o R9C (R$ 2.360). Para a versão quatro portas, o modelo é o LT, com acabamento mais caprichado e alguns equipamentos a mais. Em qualquer uma das versões, o grande pecado é a posição de direção, quase tão alta quanto a do Fox.
Uma coisa legal: quase tão divertido quanto o Ka, mas com vida a bordo um pouquinho melhor
Uma coisa não exatamente legal: não dá pra ter um duas portas completinho
Preço básico: R$ 25.270 (duas portas LS) e R$ 28.970 (quatro portas LT)
Equipamentos: rodas aro 14″ com calotas (duas portas LS). Quatro portas LT: trio elétrico, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Preço com ar, direção e trio: R$ 27.630 (duas portas LS, pacote R9C, mas neste não há direção hidráulica nem trio) e R$ 30.580 (quatro portas LT, com pacote R9L).
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: no duas portas com o pacote R9C – ar condicionado, vidros verdes, para-choques na cor do carro, limpador e desembaçador do vidro traseiro, temporizador do para-brisa.
Concessionárias no País: 600
Garantia: 1 ano

Renault Clio

lista-clio
Há alguns meses, o Clio passou uma das reestilizações mais controversas do mercado: há quem tenha achado que o carro melhorou e que as opções de customização deram uma sobrevida ao modelo. Outros acham que a Renault deveria ter investido há tempos na nova geração do Clio, acompanhando assim a Renault europeia. Mas há certa unanimidade num fato: este carrinho já deu o que tinha que dar e está no limite de sua vida útil. Como o Sandero, começou como um hatch premium e desceu degraus conforme os anos se passaram.
Ainda é um carro divertido de ser pilotado, e a Renault gastou uma bela verba em várias melhorias no motor 1.0 Hi-Power de 80 cv (etanol). É um hatchzinho econômico. Exatamente como no Sandero, alguns equipamentos (como a direção hidráulica) só são disponibilizados como opcionais na versão topo Expression, que parte de R$ 25.880.
Uma coisa legal: bastante econômico
Uma coisa não exatamente legal: a reestilização não segurou a onda – ele está antiquado
Preço básico: R$ 24.150 (Authentique)
Equipamentos: computador de bordo, rodas aro 13″ com calotas
Preço com ar, direção e trio: R$ 29.630 (Authentique equipado com o Pack CA + DH)
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: acabamento interno diferenciado, limpador e desembaçador do vidro traseiro, ar quente
Concessionárias no País: 200
Garantia: 3 anos

Kia Picanto

lista-picanto
O Kia Picanto conta a triste história de ser o segundo mais ou menos popular dos últimos tempos que incomodou as grandes marcas instaladas no País – e que, alguns meses, depois, foi fortemente silenciado pelo protecionismo econômico instaurado pelo governo com a combinação IPI mais alto para os importados de fora do Mercosul + programa Inovar Auto. Enquanto a Kia não construir uma planta por aqui, o Picanto vai continuar figurando como um carro que já foi razoavelmente acessível, mas que hoje se tornou salgado – ele tem a mesma plataforma e qualidades principais do HB20, mas a diferença de valor devida aos impostos faz dele uma compra passional. Sacanagem hein, Brasil.
Uma coisa legal: o HB20 que veio antes do HB20
Uma coisa não exatamente legal: sofreu o tapetão dos lobistas
Preço básico: R$ 38.900
Equipamentos: ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, air bag duplo, volante e banco do motorista com regulagem de altura, chave com controle remoto, sistema de som, rodas de liga leve 14″
Preço com ar, direção e trio: a versão básica já vem com estes equipamentos de série
Equipamentos extras que acompanham o pacote acima: -
Concessionárias no País: 151
Garantia: 5 anos
Dica: amanhã, teremos um infográfico que vai juntar todo mundo e deixar tudo um pouco mais claro!


Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: