Sedãs pequenos chegarão ao mercado nas próximas semanas para abalar o reinado do Siena e do Voyage
Projeção: João Kleber do Amaral
Novo Prisma, vulgo, Onix Sedan: mirando nos rivais Grand Siena e Voyage
Prova disso é que em 2013 tanto o Hyundai quanto o Chevrolet começaram com o “pneu direito”: o coreano de Piracicaba já havia emplacado mais de 7,2 mil unidades em janeiro. Já o Onix foi além, tornando-se o Chevrolet mais vendido do Brasil, desbancando o Celta, que alternava com o Classic a 1ª colocação há muitos anos.

Com um início tão promissor assim é para se esperar algo parecido do HB20S e do novo Prisma, as variantes sedãs de HB20 e Onix, respectivamente. Ambos estão próximos das concessionárias: o Chevrolet será mostrado nos dias 26 e 27 de fevereiro e deve começar as vendas em março. Já o Hyundai deverá estrear no final deste mesmo mês.
Em comum, receitas semelhantes às consagradas pelos irmãos hatches: um belo design, bom acabamento, dirigibilidade agradável e um pacote de equipamentos respeitável que conta até com tela LCD no caso do Prisma.
Chevrolet Prisma 2014
A Chevrolet fez mistério mas resolveu manter o nome “Prisma” para a versão sedã do Onix. Apesar disso, a expectativa de vendas é completamente diferente. Enquanto o primeiro Prisma teve carreira discreta, espremido entre o Classic e o Corsa Sedan, o “2014” terá um papel mais agressivo, buscando os consumidores que precisam de porta-malas, mas que prezam a beleza e a esportividade. Ou seja, nem Classic, nem Cobalt, mais voltados para a classe C. A receita para isso é uma traseira elevada e curta, que confere um ar de cupê para o modelo.
Versões e pacotes devem ser parecidos com os do Onix, com motores 1.0 e 1.4 e, mais para frente, até câmbio automático. Os preços naturalmente estarão num patamar um pouco mais elevado que os do hatch. Se isso for confirmado, é provável que o Prisma LT 1.0, suposta versão de entrada, custará em torno de R$ 35 mil e o Prisma LTZ 1.4, cerca de R$ 45 mil.

Projeção: João Kleber do Amaral
Com HB20S em produção, Hyundai já fala em abrir 3º turno em Piracicaba, para dar conta da demanda
Acostume-se com essa sigla. A Hyundai deve batizar o sedã do HB20 dessa forma: HB20S, assim como fez com a versão aventureira, a HB20X. O sedã do HB20 promete causar filas nas lojas da marca assim como seu irmão hatch. O design, ponto alto dos coreanos, deve torná-lo o sedã mais belo entre os modelos compactos. A base de referência, como mostra a projeção exclusiva do iG, é o Elantra, o que é uma ótima notícia.
Tanto ele quanto o Prisma não apelaram para um recurso comum em carros maiores, o aumento de entre-eixos, o que ajuda a projetar um sedã com perfil mais agradável. A razão é que isso não foi preciso já que os modelos hatchback já nasceram esguios a ponto de facilitar o trabalho de conversão para sedãs. O HB20S não deve apresentar novidades em sua lista de equipamentos, que é bastante completa. Os motores deverão ser o 1.0 de 3 cilindros e o 1.6, ambos flex, mas as vendas devem se concentrar na versão mais potente, capaz de justificar o maior espaço de porta-malas. Os preços devem ser parecidos com os do Prisma: a partir de R$ 35 mil, mas beirando os R$ 50 mil nas variantes mais equipadas.
Siena e Voyage na alça de mira
Chevrolet e Hyundai querem com seus dois modelos atrapalhar a vida das duas marcas mais vendidas do país, a Fiat e a Volkswagen. No caso da primeira, a vítima é o Grand Siena, que atua numa faixa de preços entre R$ 36 mil e R$ 45 mil – Siena antigo não deve sofrer abalo por custar bem menos.
Na Volkswagen, o Voyage é o único alvo. O sedã é o 3º mais vendido entre os compactos, mas consegue atuar perto dos populares como o Classic e também nas esferas mais elevadas, onde existem o Versa e o Cobalt. Quem deve sofrer com a chegada das novidades é Voyage 1.6, que tem preços entre R$ 35 mil e R$ 43 mil.
Outros modelos que ficarão na linha de tiro de HB20S e Prisma são o Versa, da Nissan, Logan, da Renault, Etios Sedan, da Toyota, Fiesta Sedan tanto velho quanto novo, e 207 Passion, da Peugeot.
Contrariando um velho ditado, em matéria de carros beleza se põe à mesa. Que o diga o Onix e o HB20.
Fonte: IG
Disponível no(a): http://carros.ig.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário