
Setenta cavalos não são nada hoje em dia – motores idênticos podem ter 70 cv a mais ou a menos só com uma reprogramação da ECU. Mas, nos anos 70, os carros na Europa eram leves como plumas, e 70 cv podiam fazê-los voar.
É o caso do Fiat 127, que conhecemos aqui como 147. Ele tinha uma versão esportiva com 70 cv, e era animal.
O 127 de segunda geração, que foi lançado na Europa em 1977, era bem menos atraente do que o original projetado por Pio Manzu, mas a edição esportiva que foi lançada no ano seguinte fez todo mundo esquecer disso rapidinho. Em 1978 o Golf GTI já tinha três anos, portanto a ideia de um hot hatch já não era tanta novidade. No entanto o Fiat 127 deu poder ao povo com um pacote menor e bem mais barato. Não era mais um popular – agora ele podia te matar. Sua velocidade máxima era de 160 km/h.
A Fiat estava tão orgulhosa dos 70 cv extraídos do motor de 1.049 cm³ – que era produzido aqui no Brasil – com a ajuda de um carburador de corpo duplo e do comando mais bravo, que colocaram um emblema que dizia “70 HP” na grade do radiador. O Sport só era disponível com duas portas e três cores: preto (com listras laranja), laranja (com listras pretas) e cinza metálico (com listras pretas). Ele também usava pneus 155/70, rodas exclusivas, spoilers e respiros extra, e saída de escapamento dupla para arrematar o visual.

Do lado de dentro você olhava para o conta-giros através do volante pequeno e de pegada grossa, com dois raios em metal. Na sua mão direita a alavanca de cãmbio acionava cinco marchas e os bancos tinham cores contrastantes, complementando as faixas laterais. O modelo mais caro tinha até bancos de um belo veludo, por sinal e teto solar, com limpador e aquecimento no vidro traseiro.
A maioria destes carros na Europa já apodreceu no tempo, deixando órfãos os fãs da esportividade italiana à custa de poucos euros. O Brasil, no entanto, está cheio de Fiat 147 esperando para serem adotados. Tudo bem, o motor 1.05 do 147 rende 20 cv a menos (na verdade, nem o 1.3 da versão Rallye é tão potente quanto o 1.05 usado na Itália – tem apenas 61 cv), mas não é nada que uma preparação leve não possa resolver.

Que tal abrir uma empresa e exportar Fiat 147 para a Europa? Vai ser um sucesso!
Fonte: Jalopnik
Disponível no(a): www.jalopnik.com.br
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