
por Gustavo Henrique Ruffo - Projeções: João Kleber Amaral - publicado na edição nº 60 (dez/2012)
Conheça os utilitários esportivos que estão sendo pensados para chegar às lojas nos próximos dois anos. Acionamos nossas fontes, apuramos as informações e juntamos as peças deste quebra-cabeça para apresentar os modelos já definidos para o Brasil.
Para o site, selecionamos apenas os modelos que ainda não foram lançados no exterior e, portanto, estão sendo mostrados aqui por meio de projeções. É muito provável que o seu próximo carro esteja nesta lista: confira!

- Preço estimado: R$ 60 mil
- Motor: 1.6 de 117 cv
- O que é novo:
O primeiro foi o familiar, com a apresentação da minivan 500L, de cinco lugares. Foi durante sua apresentação oficial que o 500X apareceu pela primeira vez. Curiosamente, nenhum dos dois tem relação com o urbaninho que não seja a aparência e alguns motores. O patriarca da família tende a virar exceção, já que a plataforma do utilitário também está em uso pela 500L e estará na XL, minivan de sete lugares.
Com comprimento estimado em 4 m, o 500X terá linhas mais arredondadas e esportivas que as da minivan, com colunas A e C mais inclinadas. Além da altura extra em relação ao solo, o carro traz mais elementos que o colocam como um fora de estrada. Faixas de plástico sem pintura na base das portas e nos arcos dos para-lamas são um bom exemplo disso. Só não espere por estepe na tampa traseira. Apesar da roda sobressalente aparente estar presente em versões Adventure dos carros da Fiat, como Idea e Doblò, o 500X reconhecerá que isso é anacronismo: só facilita a vida do ladrão e atrapalha a de quem quer carregar o porta-malas ou ter uma visão traseira melhor. O SUV será feito em Pernambuco e na Itália, de onde será exportado para o resto da Europa e EUA.
- O mais legal:

- Preço estimado: R$ 200 mil
- Motor: 3.0 de 272 cv
- O que é novo:
Batizado com a palavra indonésia para “tigre”, o caçulinha da Porsche será construído sobre a mesma base do Audi Q5, a MLP (Modular Longitudinal Platform, ou plataforma modular para motores longitudinais), a exemplo do que já ocorre com seu irmão maior, que divide plataforma com Q7 e com Volkswagen Touareg. A PL71. O motor de entrada, um V6 3.0, também virá do Audi, talvez com um pouco mais de potência do que a oferecida pelo “irmão” com as quatro argolas.
Se o Cayenne nasceu para manter a Porsche independente, o Macan chega em um cenário diferente. Wiedeking saiu da empresa em 2009 e ela agora faz parte do portfólio da Volkswagen. Mas ficará ainda mais lucrativa do que antes.
- O mais legal:

- Preço estimado: R$ 50 mil
- Motor: 1.6 de 115 cv
- O que é novo:
- O mais legal:

- Preço estimado: R$ 60 mil
- Motor: 1.0 turbo de 110 cv
- O que é novo:
Essa inovação é apenas uma das que mostram que o Taigun não é um Tiguan em miniatura com o “A” no lugar errado. Construído sobre a plataforma do Up!, a NSF (New Small Family, ou nova família pequena), ele será bastante compacto, com apenas 3,86 m de comprimento. Isso também deve torná-lo leve, o que permitiria ao carrinho adotar motores realmente pequenos. Até o 1.0 sem turbo deve funcionar bem nele. O problema é que este segmento de mercado, mais caro, normalmente exige motores mais potentes.
O interior segue o que o Up! já oferece e é simples e minimalista, o que não quer dizer que seja pobre ou malcuidado. Pelo contrário. Como disse Richard Wooley, designer do novo Range Rover Vogue, a simplicidade chama a atenção para os detalhes. Se eles não forem bem cuidados, as falhas saltam aos olhos. E o Up! não pisa na bola. Pelo menos não na Europa, onde o avaliamos. Resta torcer para que o carrinho mantenha o mesmo padrão de qualidade que apresenta lá fora.
Vender o carro no Brasil exigirá as mesmas mudanças que o Up! terá de enfrentar. Para começar, o Taigun conceitual acomoda apenas quatro passageiros, solução que não é bem aceita por aqui. Carro barato nenhum vingou no Brasil com apenas quatro lugares. Outra coisa que precisa ser eliminada, tanto no Up! quanto no Taigun, são as janelas traseiras basculantes, uma solução que pode passar batida na Europa, mas que, aqui, dá uma impressão de pobreza quase aguda. Já há quem reclame quando os vidros não abaixam até o final...
- O mais legal:
Fonte: Caranddriver
Disponível no(a): http://caranddriverbrasil.uol.com.br
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